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A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) está com inscrições abertas, até a sexta-feira (25), para a segunda edição do curso de Libras. As atividades serão voltadas para duas turmas, sendo uma de trabalhadores da Prefeitura e a outra para residentes em Salvador, com prioridade para famílias de pessoas com deficiência ou deficiência auditiva. 

Para os trabalhadores da Prefeitura, as aulas terão início na terça-feira (29) e seguem até 27 de junho, com carga horária de 120 horas. As atividades serão oferecidas na modalidade remota, com aulas gravadas por temáticas, e também apresentação de conteúdo ao vivo às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h, momento em que os alunos poderão colocar em prática as técnicas da linguagem em Libras. Antes, é necessário fazer uma avaliação, disponível no link https:// bit.ly/ servidor2022 . 

Para os residentes em Salvador, estão sendo oferecidas 150 vagas. As aulas também serão iniciadas na terça-feira (29) e seguem até 28 de junho, com conteúdo gravado e disponibilizado durante a semana e encontros ao vivo às terças-feiras, das 14h às 15h30. A carga horária é de 60 horas e o link para avaliação prévia do curso é o https:// bit.ly/residente2022 . 

De acordo com o secretário de Promoção Social de Combate à Pobreza, Kiki Bispo, o objetivo é capacitar os colaboradores da gestão municipal, para melhorar a qualidade do atendimento voltado às pessoas com deficiência, assim como auxiliar cidadãos a se comunicarem com pessoas surdas. “A intenção é de que todos possam ter a melhor vivência de boas práticas de comunicação e as demandas resolvidas”, frisa. 

A coordenadora de Projetos da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Luana Rodrigues, ressalta que haverá uma terceira turma para capacitação avançada em Libras para servidores públicos que participaram da primeira turma, com data a ser divulgada em breve.

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A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Cidade Mãe (FCM), em parceria com o Instituto Fazendo História, promove o seminário “Famílias Acolhedoras: Uma Prioridade”. O evento acontece nesta sexta-feira (25), das 9h às 17h, no auditório do Fiesta Bahia Hotel, no Itaigara. A abertura contará com a apresentação de dança dos alunos da FCM, intitulada “Encontro nos afetos”. 

O evento, que tem por objetivo compartilhar experiências de acolhimento familiar na capital baiana e no Brasil, é voltado para os profissionais dos serviços de acolhimento, rede socioassistencial e sistema de justiça de Salvador. O seminário também será transmitido para o público geral, através do canal do Instituto Fazendo História no YouTube, no link www. youtube. com/ user/ institutofh . 

Temas–Pela manhã, o tema “Serviço Família Acolhedora: Desafios e Conquistas” será abordado pelos expositores Isabela Argolo, presidente da FCM; Walter Ribeiro Jr., juiz da Vara de Infância e Juventude de Salvador; Tatiana Barile, psicóloga do Instituto Fazendo História (Campinas-SP); e Denísia Ribeiro, assistente social do Serviço Família Acolhedora (SFA) em Salvador.   

À tarde, as palestras são de Lara Naddeo, psicóloga do Instituto Fazendo História, bem como de Fabiano Mota, psicólogo do SFA. Posteriormente, é a vez das famílias acolhedoras darem seus depoimentos, antes do encerramento do seminário. 

“O SFA é fundamental para crianças sobre as quais foram aplicadas medidas de proteção. É uma forma de garantir os direitos sociais delas e a possibilidade de um crescimento saudável, com afeto e proteção, enquanto a família violadora se reabilita para receber sua criança de volta, num ambiente seguro e saudável”, disse a gerente de Acolhimento da FCM, Suzana Esteves.

 

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), está oferecendo atendimento gratuito ao público sobre direitos do consumidor, na Praça Jorge Amado, piso L1, do Shopping da Bahia. A atividade é uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Salvador, e faz parte da Semana do Consumidor, comemorado neste mês de março.

Quem passar pelo estande poderá consultar dívidas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), receber orientações sobre o programa Alerta Cidadão e sobre as relações de consumo, além de encaminhamento para demais serviços do órgão. A ação começou na última segunda (21) e segue até a próxima sexta (25), das 9h às 17h. Na semana passada, a iniciativa foi realizada no Shopping Center Lapa.

“Reforçamos sempre a nossa missão de levar a informação até o cidadão, seja por capacitações para consumidores e lojistas, ou por ações como essa, em grandes centros comerciais. O espaço cedido pelos gestores dos shoppings demonstra a preocupação com uma troca harmônica entre consumidores e lojistas, assim como a parceria de grande valor com a CDL Salvador”, disse o diretor-geral da Codecon, Humberto Viana.

Presente nas ruas – O chefe do Setor de Educação e Divulgação do órgão, Antônio Carlos Lima, reforçou que a iniciativa tem o objetivo de aproximar ainda mais o órgão do consumidor. “É importante lembrar para os consumidores que a Codecon está sempre nas ruas realizando orientações. Essa aproximação faz com que os serviços cheguem ao conhecimento de toda a população”, explicou.

A encarregada de Departamento Pessoal, Jacilene Almeida, de 50 anos, visitou o estande para receber orientações sobre cartão de crédito. “Ainda tinha bastante dúvidas sobre juros abusivos impostos por bancos para linhas de créditos. Recebi orientações e explicações da equipe e, agora, tenho mais conhecimentos sobre”, disse.

Contato – Para denunciar possíveis irregularidades, o cidadão pode entrar em contato com o órgão através dos aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador. Também pode acessar o site da Codecon, através do endereço www.codecon.salvador.ba.gov.br, ou o Fala Salvador, por meio do portal www.falasalvador.ba.gov.br ou pelo número 156.  

 

 
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O Parque Social, em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil e a SolarBr/Coca-Cola, está com inscrições abertas para o Coletivo Online. O programa de empregabilidade é oferecido de forma 100% digital, através do aplicativo de mensagens WhatsApp, e conecta jovens dos 16 aos 25 anos, dando oportunidades de acesso ao mercado de trabalho.

Com 150 vagas disponíveis e inscrições abertas até a próxima segunda-feira (28), o conteúdo do Coletivo Online é focado em temas do mundo do trabalho, planejamento financeiro, construção de currículo, elaboração de um plano de vida, como se preparar para entrevistas e processos seletivos. As inscrições podem ser feitas no site https:// bit.ly/ COLETIVOPARQUE20221.

De acordo com o analista técnico do Parque Social, Júlio Santos, os participantes têm um prazo de quatro semanas para concluir o curso, acompanhando as atividades e encaminhando para o ambiente on-line.

“Para o Parque Social, essa parceria é o cumprimento de uma missão, contribuindo para a formação dos jovens, para que alcancem habilidades e competências para ingressar no mercado de trabalho. É uma contribuição importante, não só para jovens soteropolitanos, mas para aqueles que vierem de outros lugares”, esclareceu.

Parceiros empregadores – O projeto é composto por 11 videoaulas, que vão colaborar na preparação da busca pelo primeiro emprego. Ao final do curso, os aprovados recebem um certificado de conclusão e acesso à comunidade de vagas do Coletivo, onde será possível se candidatar aos processos seletivos de uma rede de mais de 400 parceiros empregadores.

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A Feira de Saúde voltada para os cuidados com a mulher, prevista para esta quarta-feira (22), foi adiada devido às fortes chuvas que caíram na manhã desta quarta-feira (22), em Salvador. O evento aconteceria em um local aberto na Praça dos Mares, na Cidade Baixa. Uma nova data será divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

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Uma iniciativa da Prefeitura de Salvador vai estimular a cultura empreendedora junto às mulheres de Salvador, dentro da estratégia de geração de emprego e renda na cidade. É o projeto Empreendedorismo Feminino, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

A ação foi lançada na terça-feira (22), no Shopping da Bahia, dentro da programação do Março Mulher, e contou com as presenças das secretárias da Semdec, Mila Paes, e da SPMJ, Fernanda Lordêlo. Inserido no Programa Empreenda Salvador, do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), o projeto tem a proposta de fomentar o protagonismo feminino no empreendedorismo, contribuindo com a formação da base de conhecimento da mulher que deseja ter ou fortalecer seu próprio negócio.

“Como resultado, espera-se a independência financeira e a geração de renda da mulher, por meio do estímulo a negócios sustentáveis, e a redução de casos de feminicídio, com a ampliação da qualificação profissional”, pontuou a secretária Mila Paes.

Para a titular da SMPJ, é de grande importância a Prefeitura incluir com destaque a pauta da mulher em suas ações rotineiras. “Esta ação conjunta entre a SPMJ e a Semdec só vem fortalecer a mulher, para que ela tenha renda, autonomia, saia de relações abusivas e livre-se da violência”, declarou Fernanda Lordêlo.

Dinâmica – O projeto Empreendedorismo Feminino inclui ações integradas para oferta de cursos e oficinas, com base em diagnóstico da SPMJ e das Prefeituras-Bairro. Prevê ainda a criação de redes associativas com intuito de alcançar metas estratégicas de valorização do empreendimento, com a formação de parcerias com grandes empresas.

Serão contemplados no projeto os seguintes temas/conteúdos: Motivação e Empoderamento; Inclusão digital; Educação Financeira, Economia e Atendimento ao Cliente; e Elaboração e Execução de Planos de Negócios. “A programação inclui trilhas técnicas voltadas para comerciantes, fashionistas, marmitaria, artesanato, gastronomia e beleza”, explicou a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto.

Palestra – A consultora de moda e empresária, Anna Libório, ministrou a palestra "Top 10 no Novo Varejo", salientando a importância da imagem na atividade do empreendedorismo feminino. “A autoconfiança e o autoconhecimento são fundamentais para a construção da imagem pessoal e profissional da empreendedora, para formar uma opinião positiva e obter bons resultados”, afirmou.

Participante do evento, a empreendedora de cosméticos Juliete Aurora, representante de cosméticos, contou a sua experiência na atividade de empreendedorismo, reforçada com o crédito cedido pelo programa municipal CredSalvador. “O crédito foi simples, rápido e útil. Me ajudou bastante a implementar meu negócio”, disse ela.

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Com o retorno das aulas presenciais, quem transita nas proximidades das unidades de ensino percebe o impacto no fluxo das vias. Cerca de 50 agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuam diariamente no ordenamento do tráfego nos principais corredores urbanos, que são impactados diretamente e indiretamente pela movimentação de veículos gerada pelas escolas na capital baiana. 

O trabalho de fiscalização e organização do trânsito ocorre com mais intensidade nas proximidades de cerca de 40 escolas espalhadas por diversos bairros da cidade. As principais regiões afetadas são o Garcia (Avenida Leovigildo Filgueiras), Brotas (avenidas D. João VI e Waldemar Falcão), Pituba (Loteamento Aquarius e Praça Padre Anchieta), Federação (Avenida Cardeal da Silva), Patamares (Rua Manoel Antônio Galvão), Paralela (Rua Santo Antônio de Pádua), São Marcos (Estrada da Muriçoca), Cabula (Avenida Silveira Martins) e Fazenda Grande 2 (Rua Jaguaripe I).

“Esse trabalho de minimizar os impactos no trânsito é conjunto. Pedimos que os pais ou responsáveis adotem posturas adequadas e evitem condutas como, por exemplo, estacionar em fila dupla, parar em locais travando o fluxo da via e que respeitem as regras de trânsito”, alerta o superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos.

Nesses locais, os agentes orientam condutores e pedestres, bem como coíbem infrações que acabam interferindo na fluidez e prejudicando a segurança viária. Os servidores da Transalvador intensificam a fiscalização a partir das 6h, na chegada às aulas, e por volta do meio-dia, com a troca de turnos.

“Muitas vezes não é só o monitoramento na frente das escolas. O impacto que essa movimentação causa atinge vias adjacentes, onde também é preciso acompanhar, ordenar e implantar estratégias que favoreçam a fluidez”, explica o gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Neri.

Aliado ao trabalho dos agentes, a Transalvador mantém diálogo constante com representantes de diversas escolas para, em conjunto, implantarem soluções a fim de minimizar os impactos nas regiões afetadas.  A autarquia municipal orienta que os colégios, por serem geradores de tráfego, contratem monitores de trânsito credenciados pela Superintendência com o objetivo de, permanentemente, organizar o trânsito nas respectivas regiões. Cerca de 25 escolas já contrataram esses monitores.

Operação Volta às Aulas – Este ano, a autarquia municipal intensificou os investimentos também em ações de conscientização de pais, responsáveis e motoristas de transporte escolar com a Operação Volta às Aulas, através da ampliação do programa. Equipes da Transalvador da área de Educação para o Trânsito e de Fiscalização atuam conjuntamente.

Logo no início das aulas este ano, educadores da autarquia municipal foram para as portas de mais de 15 escolas públicas e privadas de Salvador para sensibilizar a população. Nas ocasiões, foram distribuídos materiais educativos, faixas e brindes. Em seguida, a Transalvador iniciou a Operação Cidadão no Trânsito, que deve passar por cerca 300 escolas das redes pública e privada, além de organizações da sociedade civil com finalidade educativa, sediadas na capital baiana.

Nas palestras lúdico-pedagógicas dentro das escolas são adotadas abordagens interativas e personalizadas, de acordo com os perfis da turma e da área escolar, considerando, por exemplo, se o entorno da escola é tranquilo ou se é um polo gerador de tráfego. A atividade é gratuita e pode ser incluída no projeto pedagógico da instituição de ensino beneficiada, reforçando o conteúdo de educação no trânsito.

O programa já tem palestras agendadas em escolas até setembro. As instituições interessadas devem enviar ofício para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou por meio do telefone (71) 3202-9163, solicitando a participação.

Transporte escolar - Os pais e responsáveis por alunos da rede pública e privada de educação de Salvador, que optarem pela contratação do transporte escolar, devem ficar atentos e buscar profissionais devidamente credenciados junto à Prefeitura. Para evitar a proliferação de transportes clandestinos, os cidadãos precisam se certificar se os condutores possuem o alvará de licenciamento emitido pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) para a prática da atividade.

“Ao contratar um serviço licenciado, podemos garantir que este profissional está devidamente qualificado para prestar este tipo de serviço. É importante estar atento aos riscos que contratar um transporte escolar clandestino pode trazer à vida das crianças que são transportadas, uma vez que não podemos garantir que os motoristas têm o conhecimento adequado para este tipo de serviço”, afirma o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

Até o próximo dia 31 de março, a Semob está realizando a vistoria destes veículos na sede da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), ao lado da Transalvador. O serviço acontece de segunda à sexta, das 8h às 16h.

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Devido a problemas técnicos da operadora de telefonia, as centrais telefônicas da Prefeitura estão com o serviço temporariamente suspenso. A situação afeta os números com três dígitos, a exemplo do Fala Salvador 156, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no número 192, a Defesa Civil de Salvador (Codesal), no número 199, e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), pelo 118.

Sendo assim, quem precisar acionar o Samu deve fazer o chamado pelo número (71) 3202-1300. Já o contato com a Transalvador pode ser feito pelo aplicativo NOA Cidadão. Já os demais serviços podem ser acessados pelo site www.falasalvador.ba.gov.br . A estimativa é de que o problema seja solucionado ainda nesta quarta-feira (23).

 
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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 60 vagas de emprego para esta quarta-feira (23). Do total, 30 vagas são destinadas a pessoas com deficiência (PCD).

Os candidatos devem acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30h. Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remota, via WhatsApp – a escolha é no momento do agendamento.

VAGAS

Pedagogo (estágio)
Ensino superior cursando Pedagogia (noite), a partir do 4º semestre.
Bolsa + benefícios
2 vagas

Professor de Inglês (estágio)
Ensino superior cursando Letras com Inglês (noite), a partir do 4º semestre.
Bolsa + benefícios
1 vaga

Professor de Educação Física (estágio)
Ensino superior cursando Educação Física (noite), a partir do 4º semestre.
Bolsa + benefícios
1 vaga

Engenheiro civil (estágio)
Ensino superior cursando Engenharia Civil (a partir do 5º semestre), sem experiência, imprescindível conhecimento em Autocad e MS Project.
Salário a combinar + benefícios
1 vaga

Operador de telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática.
Salário a combinar + benefícios
30 vagas

Mecânico de caminhão III
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisito imprescindível: disponibilidade para viajar, desejável curso na área.
Salário R$2.056,53 + benefícios
2 vagas

Motorista de caminhão bongo
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, CNH D.
Salário R$1.412,97 + benefícios
1 vaga

Consultor de negócios
Ensino superior completo, seis meses de experiência, conhecimento em Telecom e ferramentas de BI, ter vivência na área de call center, pacote Office avançado.
Salário R$4.000,00 + benefícios
1 vaga

Analista de sistemas
Ensino superior completo em Analista de Sistemas, três meses de experiência, desejável conhecimento em desenvolvimento em plataforma Web e Desktop, repertórios de códigos (GIT ou TFS),PL-SQL, SQLSERVER, XML, UML e vivência em modelagem de dados.
Salário: R$4.739,00 + benefícios
1 vaga

Recuperador externo
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência em cobranças e negociações, CNH A, moto própria e disponibilidade para viajar.
Salário a combinar + benefícios
1 vaga

Torneiro repuxador
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
8 vagas

Auxiliar de torneiro repuxador
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
8 vagas

Analista de suporte Jr
Ensino superior completo em Tecnologia da Informação ou áreas afins, seis meses de experiência, desejável certificação em ITIL, Fundations V.3.
Salário R$1.900,00 + benefícios
1 vaga

Consultor Marketing Digital
Ensino médio ou superior completo em Marketing, seis meses de experiência,imprescindível domínio em: Marketing de conteúdo; SEO; Redes sociais; Automação; Mídias Pagas; Métricas; Planejamento e estratégia; Gestão; Vendas e informática avançada.
Salário a combinar + benefícios
1 vaga

Consultor Marketing Digital (estágio)
Ensino superior incompleto (estar cursando a partir do 3º semestre em Marketing a noite), imprescindível domínio em: Marketing de conteúdo; SEO; Redes sociais; Automação; Mídias Pagas; Métricas; Planejamento e estratégia; Gestão; Vendas e informática avançada.
Bolsa + benefícios
1 vaga

 

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