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Câmeras, microfones e roteiro nas mãos. Os profissionais de imprensa que vão cobrir o Festival Virada Salvador 2019 já estão devidamente credenciados pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e prontos para a transmissão da maior festa de final de ano do país. Acontecendo pelo segundo ano na Orla da Boca do Rio, a festa será transmitida para todo o país pela Rede Brasil e pela Band.

"Quando se fala em mostrar festas da Bahia para o Brasil ver, significa mostrar cor, beleza e tradição. E é isto que mais de 100 profissionais da Band estão prontos para fazer nos cinco dias de festa, com transmissões a partir das 22h30, seguindo madrugada adentro, até 3h. No dia da virada, teremos duas contagens regressivas, por conta do horário de verão: a primeira às 23h, para estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste; e uma à meia-noite, para o Norte e Nordeste", revela o diretor da Band Nordeste, Augusto Correia Lima.

Próxima de completar 12 anos, a Rede Brasil cobre seu primeiro Festival Virada Salvador. Com transmissão da festa assegurada para todos os estados brasileiros, a emissora desembarca para a temporada de cinco dias na capital baiana com uma equipe formada por 40 membros, entre técnicos, diretores, apresentadores e diversos outros profissionais. "A ideia é fazer uma transmissão robusta para todo o país. Vivemos uma grande expectativa para que a cobertura aconteça da melhor forma possível, pois é o que nosso público espera", assegura Elis Negrão, um dos responsáveis pela equipe de cobertura da emissora.

Ao todo, o Festival Virada Salvador 2019 terá a cobertura de cerca de 400 profissionais de imprensa, entre apresentadores, repórteres e equipe técnica de toda a Bahia, além de representantes de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Norte. Estão credenciadas nove equipes de TV, quatro emissoras de rádio, 19 sites e quatro veículos impressos. O credenciamento foi feito pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destaca a importância do trabalho da imprensa na cobertura das festas populares da capital baiana. "Todo nosso calendário de eventos é pautado em atrair investimento para a cidade, gerar renda e emprego e fomentar o turismo, além, é claro, de contribuir com o lazer do soteropolitano. Para executar tudo isso, contamos amplamente com a contribuição e trabalho da imprensa", disse.

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A imprensa credenciada para a cobertura do Festival Virada Salvador 2019 terá acesso exclusivo por uma entrada localizada na pista marginal à Avenida Octávio Mangabeira, atrás do palco do evento. Por essa entrada, que levará até a sala de imprensa, de coletiva e cabines de rádio, só será permitido o acesso de profissionais credenciados. Ressaltamos que não há mais possibilidade de credenciamento e nem vagas de estacionamento exclusivas para a imprensa.  

A área reservada à imprensa irá funcionar diariamente, a partir das 17h30, com exceção do dia 1°, quando o espaço abre às 15h30. Na redação montada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), em parceria com a Saltur, há computadores com conexão à internet, além de telefone. O telefone da redação será o (71) 3202 6263.  

Além da redação, a área de imprensa possui uma sala de coletivas, uma para coordenação da Secom e cabines para as duas rádios que farão a transmissão ao vivo do festival. As coletivas dos artistas acontecerão minutos antes do início de cada show, em geral, e, na medida do possível, serão pautadas com antecedência. As coletivas do prefeito também serão informadas com antecedência aos profissionais e veículos. 

O acesso à frente do palco será liberado pelo período de 15 minutos após o início de cada show para os profissionais que não são de imagem, a exemplo dos repórteres. Para os profissionais de imagem com equipamento profissional, o tempo de permanência poderá ser maior, respeitando as exigências de cada artista. Esse controle será feito pela equipe da Saltur. Acesso ao palco só com autorização da Saltur e dos artistas. 

A Secom fará o envio de conteúdo sobre o festival nos mais diversos formatos, inclusive links com material bruto em vídeo de todos os shows. Além disso, disponibilizaremos fotos, áudios e textos tanto dos shows e das coletivas quanto dos outros ambientes e serviços do Festival Virada Salvador 2019. Esse envio será feito tanto por e-mail quanto por WhatsApp.

 

 

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O público que estiver no Festival Virada Salvador vai ter acesso à internet sem fio gratuita, disponibilizada pela Prefeitura por meio da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel). O #conecta_salvador funcionará através de 80 antenas espalhadas pelo entorno da Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, e garantirá o acesso à rede para uso das redes sociais, postagem de stories e selfies e até mesmo transmissões ao vivo. A Cogel também dará suporte técnico em pontos estratégicos da festa, inclusive com distribuição de panfletos explicativos e mostrando o passo a passo para acessar a internet. 

Para entrar na rede, o usuário precisa acionar o Wi-Fi do celular e identificar a rede #conecta_salvador. Em seguida, basta clicar em Conectar e acessar a rede aberta. Além de Wi-Fi de qualidade para quem estiver assistindo os shows, a Cogel também vai assegurar cobertura veloz na área mais próxima da Vila Gastronômica e da Feirinha Criativa. “Temos trabalhado para que o pessoal experimente uma internet tão boa e de qualidade, assim como quem está nos shows”, salienta o diretor-presidente da Cogel, Alberto Braga. 

No festival do ano passado, foram registrados 175 mil acessos. De acordo com o diretor-presidente da Cogel, a expectativa é dobrar o número de usuários e de acessos. “Quem experimentou, na edição 2018 da festa, ficou muito satisfeito. Recebemos muitos elogios, tanto do pessoal de imprensa como do público em geral. Este ano, vamos ampliar ainda mais esse acesso”, garante. 

Braga ressalta que a Prefeitura tem trabalhado muito para melhorar ainda mais o serviço. “Com certeza a Cogel está implantando toda parte de infraestrutura para garantir um excelente acesso gratuito aos colaboradores, imprensa e todos os soteropolitanos e turistas que participarem da maior festa de Réveillon do Brasil”.

 

 

 

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Falta pouco para o Festival Virada Salvador 2019, que começa nesta sexta-feira (28). Quem vai curtir os cinco dias de festa na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio, tem diversas opções para chegar ao local do evento. Para evitar transtornos, a mais indicada é o uso do transporte público. Serão 700 ônibus e micro-ônibus e uma linha exclusiva para o festival. Entre as possibilidades está ainda o uso de táxis e mototáxis, que terão pontos de parada bem próximos ao local do evento. Aqueles que optarem pelo carro particular, poderão estacionar nas 1,7 mil vagas de estacionamento no entorno da Arena. 

Ônibus - Para facilitar a chegada de quem fizer uso dos coletivos, a Prefeitura montou dois pontos de ônibus provisórios, bem perto da arena: um na Avenida Octávio Mangabeira, em frente à Avenida Jorge Amado, para linhas sentido Itapuã, e outro na Avenida Simon Bolívar, próximo ao antigo Centro de Convenções. A linha exclusiva Estação Pituaçu x Boca do Rio vai operar com 18 veículos, com partida a cada dez minutos da estação de metrô Pituaçu, com destino ao antigo Aeroclube. O serviço vai funcionar das 18h à meia-noite, horário de encerramento do metrô. 

Linha exclusiva - Já no dia 31 de dezembro, essa linha exclusiva irá operar com uma frota de 36 veículos. Mais 56 veículos extras da frota reguladora serão disponibilizados diariamente, entre 22h às 5h, nas imediações do evento e na Estação da Lapa. No dia 31, as 43 linhas irão prolongar o atendimento até as 7h da manhã. 

Táxis e mototáxis - Na volta para casa, haverá ainda o reforço de 1.100 mototaxistas regulamentados, 400 a mais que no ano passado. Usuários contarão com os mototaxistas posicionados nas imediações do evento, logo após o ponto de táxi, na Avenida Octávio Mangabeira, em frente ao Imeja. Para auxiliar os passageiros, a parada estará indicada com os blimps – balões infláveis de sinalização. 

Vai a pé? - Moradores dos bairros próximos da arena como Boca do Rio, Armação e Stiep poderão optar em ir caminhando. De acordo com a Transalvador, não haverá bloqueio de veículos, nem de pedestres, em nenhuma das vias próximas ao festival. Para ter acesso ao local da festa, é necessário passar por um dos três postos de abordagens da Polícia Militar, na entrada da Arena. No local, haverá policiais que farão a revista com detector de metais. 

Vai de carro? - Quem preferir ir com o próprio veículo contará com mais de 2,8 mil vagas de estacionamento. Serão, ao todo, 500 vagas no antigo Aeroclube – onde a vaga custará R$ 30 –,e mais 1.330 na Zona Azul – a R$ 20. As vagas de Zona Azul estarão localizadas no Jardim de Alah, na Avenida Octávio Mangabeira (após Av. Jorge Amado), e nas quadras da Boca do Rio.

Abaixo link para conferir animação em vídeo sobre como chegar ao Festival Virada Salvador. 

LINK: https://youtu.be/_vTDZBld0oc 

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O prefeito ACM Neto, acompanhado do presidente da Saltur, Isaac Edington, e de toda a equipe envolvida com a organização do Festival Virada Salvador 2019, faz nesta quinta-feira (27), a partir das 16h30, a vistoria final dos preparativos para o evento, que começa nesta sexta-feira (28) e segue até segunda-feira (01), na orla da Boca do Rio. A imprensa poderá acompanhar a vistoria e conhecer de perto toda a estrutura, inclusive participar de testes de equipamentos como a roda-gigante.  

O festival contará com 29 shows, além de brinquedos como a própria roda-gigante e a tirolesa. A Arena Daniela Mercury receberá a festa com portões abertos a partir das 16h entre os dias 28 e 31. Os shows começam às 19h no dia 28, e 18h nos dias 29, 30 e 31. No dia 1°, os portões abrem às 15h e os shows começam às 16h. Serão mais de 70 horas de música. 

Nesta quinta (27), o prefeito e sua equipe também irão vistoriar pontos de táxi, mototáxi e de ônibus, além de locais de estacionamento, bem como o módulo de saúde montado especialmente para o Festival Virada Salvador 2019 e a estrutura de limpeza, a exemplo dos banheiros químicos. Além disso, há área exclusiva para alimentação, camarote, sala de imprensa e de coletivas e camarins, entre outras estruturas.

 

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Depois de 22 dias funcionando, a vila natalina do Campo Grande encerra a programação na noite desta quarta-feira (26). Desde o início deste mês, quando a Prefeitura instalou a decoração de Natal, o lugar virou parada obrigatória de soteropolitanos e turistas interessados em curtir os atrativos da festa. Neste período, passaram pelo local mais de 600 mil pessoas.

Desde o último dia 4, o espaço funcionou de segunda a quarta, das 18h às 22h, e de quinta a domingo, das 18h às 23h. Até hoje, é possível visitar a Casa do Papai Noel com a presença do bom velhinho. Também funcionam até hoje as barracas de artesanato com artigos típicos do período em diferentes materiais e até em cerâmica, santeiros e espaços para gastronomia. Ao todo, são 16 expositores, sendo oito trabalhando com artesanato e o restante com opções culinárias.

O sucesso da vila foi ressaltado pelo secretário de Ordem Pública, Marcos Passos. “Milhares de famílias com crianças, jovens, idosos, pessoas de todas as idades, foram visitar diariamente o Campo Grande para ver a Casa do Papai Noel e se encantar com toda a beleza da iluminação do local. Além disso, possibilitamos a geração de renda para artesãos e pequenos empreendedores do ramo de alimentação, concedendo gratuitamente o uso das barracas para venderem seus produtos e alimentos, com toda a renda voltada para eles. Muito gratificante ver que a vila natalina marcou a decoração de Salvador. Sem dúvidas, é um sucesso e veio para ficar”, disse.

O diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães, também avaliou o resultado da vila. “Foi um grande sucesso. Tivemos uma quantidade significativa de permissionários que levaram gastronomia, artesanato e decoração natalina para mais de 600 mil pessoas que foram ao Campo Grande apreciar a iluminação e a Casa do Papai Noel. Hoje nos despedimos da Vila de Natal com tristeza, mas ao mesmo tempo com a certeza de dever cumprindo por termos conseguido levar alegria para milhares de famílias e por termos realizado o melhor e maior Natal da história de Salvador”, frisou.

Quem tem muito a comemorar são os artesãos e empreendedores que puderam vender seus produtos no espaço. O artista plástico Jerônymo Freitas, por exemplo, falou dos excelentes resultados obtidos com as vendas na vila. “Eu só tenho a agradecer porque em 30 anos de profissão eu nunca vendi tantas peças sacras como estou vendendo aqui. Os moradores da região estão descendo, também vendi para todo o Brasil, pois tinha cliente de toda parte do país. Só para um cliente eu vendi 30 peças de Irmã Dulce, que vão para os Estados Unidos. O evento é sucesso, maravilhoso. Eu só tenho a agradecer à Prefeitura pela oportunidade e dizer que esse evento já deu certo”.

Empreendedora da doceria gourmet Minhas Doçuras, Ana Cláudia Lima também ficou satisfeita com as vendas e com a visibilidade da marca ao expor no Campo Grande. “Nós agradecemos muito à Prefeitura por esse espaço, as vendas foram muito boas. Tivemos que produzir diariamente porque vendemos muito todos os dias. Fizemos nossa marca aparecer e isso foi algo muito positivo. Só temos a agradecer”.

Decoração até janeiro – A programação da vila natalina se despede hoje, mas a decoração de Natal segue até o dia 6 de janeiro, bem como o túnel luminoso com som sincronizado, que terá nova trilha, a partir de hoje, voltada para o Réveillon. Outro atrativo que permanece no local são os totens com projeções em realidade aumentada. O usuário deve instalar o aplicativo Natal Salvador no celular, apontar o aparelho para um dos totens e então visualizar uma animação em 3D com o tema natalino.

Iluminação natalina – Contabilizando todos os pontos de Salvador que receberam o projeto de iluminação de Natal da Prefeitura este ano, são mais de 4 milhões de microlâmpadas em LED, com investimento de R$4,5 milhões. O projeto foi executado pela Secretaria de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Iluminação Pública.

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A tradicional queima de fogos para marcar a despedida de 2018 e chegada de 2019 vai acontecer em 16 bairros de Salvador. Na orla da Boca do Rio, onde acontece, entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, mais uma edição do Festival Virada Salvador, serão dois pontos para o show pirotécnico, com duração de 15 minutos. Isso para que todos aqueles que estão dentro ou fora da Arena Daniela Mercury, onde acontecem os shows musicais, possam celebrar esse momento tão aguardado e emocionante. Tudo com segurança.

Na Boca do Rio, os fogos estarão posicionados em um ponto mais próximo da arena e outro na praça da orla onde funcionava a antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia. Outros 15 bairros receberão também queima de fogos, segundo a Saltur, também com duração de 15 minutos em cada: Barra, Rio Vermelho, Amaralina, Jardim de Alah, Patamares, Itapuã, Cajazeiras, Periperi, Paripe, Ribeira, Boa Viagem, Santo Antônio Além do Carmo, nas Ilhas dos Frades (praia de Paramana), Bom Jesus dos Passos e Maré (praia de Santana).

O investimento total da Prefeitura para na queima de fogos para a hora da virada nos 16 bairros é de R$ 1.344.000,00.

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Os ambulantes licenciados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para o Festival Virada Salvador 2019 começaram a receber os kits que utilizarão para trabalhar durante o evento na manhã desta quarta-feira (26). A entrega segue até esta quarta (27), das 9h às 17h, no Centro de Distribuição da Ambev, localizado na arena da festa, na Boca do Rio. São, ao todo, 500 kits, com três vagas em cada, somando 1,5 mil trabalhadores informais beneficiados. A retirada é feita mediante apresentação do RG e Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pago.

Durante a entrega, os ambulantes participam de uma capacitação promovida pela Semop em parceria com a Ambev, patrocinadora oficial, e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). São abordados assuntos como a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e da prática do do trabalho infantil, que são crimes. A pena é a cassação imediata da autorização de trabalho, além das responsabilizações legais. Também são tratadas noções de higiene, importância da padronização dos ambulantes e a apresentação dos produtos da AmBev.

A ambulante Maria Dulce Santos, 51, que pelo segundo ano participa do festival, destacou a importância dessa capacitação. "Muitas vezes nós temos algumas dúvidas e não sabemos a quem recorrer. Esse momento é importante porque além de tirarmos nossas dúvidas, saímos mais preparados para melhor atender todos que forem curtir o festival", declarou.

Na ocasião, os ambulantes foram informados sobre a presença de uma central de venda master e um contêiner gelado dentro da arena, onde será possível comprar as bebidas para reposição, inclusive geladas. Haverá ainda um carro de gelo a 50 metros do portão de entrada para facilitar o trabalho dos ambulantes.

Alerta - Não será permitida a comercialização de produtos em carros de mão, carros-prancha, fogareiros, caixotes, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Também é proibido o uso de embalagens reaproveitadas, de louças, alumínio ou de vidro, que devem ser substituídas por descartáveis.

Acolhimento - Para garantir a proteção das crianças e adolescentes, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os filhos dos ambulantes e catadores de latinhas que trabalharão durante o festival contarão com um espaço de convivência localizado na Escola Municipal Luiza Mahin, situada na Avenida Simon Bolívar, Boca do Rio, próximo ao antigo Centro de Convenções.

O espaço terá atendimento 24 horas para crianças e jovens de 0 a 17 anos, do dia 27 de dezembro até o dia 2 de janeiro. Quem quiser deixar a criança lá basta se dirigir à escola portando Certidão de Nascimento do menor, RG e comprovante de residência, além dos documentos do responsável legal. Essa ação é fruto de uma parceria da Semop com a SPMJ e o Ministério Público da Bahia (MP-BA).

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O desafio de escrever um texto com o tema “Administração Pública Transparente, Cidadãos Participativos, Uma Cidade Melhor!” rendeu a cinco alunos do 8º e 9º ano da rede municipal de ensino as primeiras colocações no concurso de redação “A Cidade Somos Nós”. A premiação ocorreu nesta segunda-feira (26), no Palácio Thomé de Souza, e contou com as presenças do prefeito ACM Neto; da controladora-geral do município, Rita Garrido; e do secretário municipal da Educação, Bruno Barral.

O concurso de redação foi realizado entre os meses de setembro e novembro e, nesta edição, envolveu 440 alunos. O primeiro colocado ganhou um notebook e, do segundo ao quinto colocado, o prêmio para cada um foi um tablet. Promovida pela Controladoria Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a iniciativa é uma ação integrante do Transparência Salvador.

Por meio do projeto, alunos da rede de ensino têm participado de atividades pedagógicas voltadas à reflexão e ao debate de temas relacionados à transparência pública, controle social e cidadania, reconhecendo a importância de própria participação para o bom uso do dinheiro público por parte dos gestores eleitos e a consequente melhoria dos serviços prestados pelos governos.

“A controladoria, que já faz um trabalho muito importante de proteção dos procedimentos da gestão pública do município, mais uma vez assume a liderança dessa iniciativa de envolver os alunos da rede municipal para estimular essa reflexão da importância do controle social da gestão pública. Fomentar isso nos jovens é o primeiro passo para uma sociedade mais participativa. Queria parabenizar a disposição e iniciativa dos estudantes de participarem dessa iniciativa e, assim podermos entender, através da redação produzida, qual é a visão dos nossos alunos sobre esse processo de transparência”, afirmou o prefeito.

De acordo com Rita Garrido, o projeto “A Cidade Somos Nós” já envolveu 3.300 alunos de escolas municipais desde meados de 2017, através da realização de oficinas nas unidades de ensino. O trabalho com alunos do 8º e 9º ano foi sugerido pela própria Smed, por serem jovens com capacidade de absorver e desenvolver o tema. “Agradeço a todos os envolvidos e ao apoio da Prefeitura, nessa ação de entendimento da cidade e mobilização social visando uma sociedade mais participativa”, pontuou a controladora.

Superação – Além de um bom texto, a redação vencedora também foi considerada um exemplo de superação. Aluna do 9º ano da Escola Municipal Clériston Andrade, em São Marcos, Andressa Santos Brito perdeu a visão aos nove anos de idade. No entanto, a cegueira não a impediu de gostar de escrever e viu, no concurso, a possibilidade de praticar ainda mais o hábito de tanto gosta.

“A professora perguntou em sala de aula quem gostava de escrever e logo me apresentei. Fiz a redação apenas por experiência, nunca pensei em ganhar. Fiquei muito feliz com o resultado e vou continuar a escrever sempre”, contou satisfeita, após ler a o texto escrito em braile para o público presente.

Bastante orgulhosa da filha, Mariluce Santos ressaltou a importância do trabalho de acolhimento da escola. “Andressa sempre estou em escola municipal e, na Clériston Andrade, já são quatro anos. Agradeço à equipe da escola, ao acolhimento e acessibilidade, enfim, por todo o conjunto. É uma vitória de todos nós.”

Demais premiados – A segunda colocação do concurso de redação ficou com Isaac Santos, da Escola Municipal Amélia Rodrigues, no Tororó. Já a terceira posição foi conquistada por Danielle Barreto, da Escola Municipal Alfredo Amorim, na Ribeira. A quarta colocação ficou com Lidiane Santos, também da Clériston Andrade. Por fim, o quinto lugar foi para Maria Victória Lima, da Escola Municipal Santa Rita, em Luiz Anselmo.

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