Releases

0
0
0
s2sdefault

Representantes do trade turístico da capital baiana, que estiverem presentes no evento de assinatura do contrato de concessão do Centro de Convenções de Salvador (CCS), nesta terça-feira (10), na orla da Boca do Rio, comemoraram a conclusão de mais uma etapa que garantirá o pleno funcionamento do equipamento a longo prazo. 

A GL Events, multinacional francesa que administra os principais centros de convenções do Brasil, se tornou oficialmente a gestora do equipamento pelos próximos 25 anos, ficando responsável tanto pela manutenção quanto pela captação e contratação de atrações nacionais e internacionais. 

Com a entrega do Centro de Convenções de Salvador em dezembro, a expectativa é que turismo de eventos e negócios seja alavancado e que a cidade volte a estar no topo dos principais destinos do Brasil não só no Verão, mas durante todo o ano.  

“Isso é um sonho que se torna realidade. Felizmente, o prefeito ACM Neto entende que o turismo é a mola propulsora nos negócios da cidade. Esse equipamento vai fazer com que nossa baixa estação, que é o nosso período de ocupação menor, cresça exponencialmente”, declarou o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha), Sílvio Pessoa. 

Para o vice-presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens Bahia (Abav-BA), Jorge Pinto, o Centro de Convenções de Salvador vai gerar impactos positivos em toda a cadeia de serviços ligados ao turismo, promovendo renda e emprego. “Hoje é um dia muito importante, um marco na história do turismo de negócios para nós agentes de viagem. Estamos praticamente há 10 anos sem um centro de convenções. Salvador teve muita perda”, disse. 

“A empregabilidade será retomada a partir da inauguração desse centro. A retomada de negócios acontece com três, quatro anos de antecedência, mas iremos de imediato ter turismo sob consulta. Existe grande expectativa da agenda do Centro de Convenções com nossos agentes de viagem, que já estão fazendo contato no Brasil e exterior para que essa retomada já comece a acontecer no próximo ano”, acrescentou Jorge Pinto.

Com 37 mil m² de terreno construído em uma área de pouco mais de 103 mil m², as instalações do Centro de Convenções de Salvador são em formato de uma pomba, símbolo da bandeira da cidade. O equipamento terá capacidade para receber 14 mil pessoas simultaneamente em congressos e convenções. 

O espaço contará ainda com oito auditórios moduláveis de 800 metros quadrados cada. Terá também seis salões de 522 metros quadrados cada, 12 salas de 236 metros quadrados e 28 de reuniões que irão virar camarotes tanto para os shows externos quanto internos. O estacionamento será para mais de 1,4 mil veículos. O equipamento terá três pavimentos e será 100% climatizado e com acessibilidade.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Termina em 8 de outubro o prazo para o cadastro da Educação Infantil que as famílias de crianças fora da escola devem fazer junto à Secretaria Municipal da Educação (Smed) com objetivo de pleitear vaga para o ano letivo de 2020. Podem ser cadastradas crianças de dois a cinco anos nascidas de 01/04/2014 a 31/03/2018. Alunos matriculados em unidades escolares municipais não precisam realizar o cadastro. 

Neste ano, a Smed inovou com o cadastro eletrônico, proporcionando agilidade em todo o processo que antes era feito apenas presencialmente. "Esse é mais um avanço que construímos na rede municipal de Salvador. O cadastramento pela internet é uma forma de facilitar a vida dos pais ou responsáveis, dando mais agilidade ao processo", afirma o titular da Smed, Bruno Barral. 

Ele explica que o cadastro eletrônico também tem o objetivo de nortear o estudo de demanda e de oferta das escolas da rede municipal, da rede privada conveniada e credenciada com o município. Com isso, é possível criar um panorama mais seguro para construção ou locação de imóvel para ampliação de vagas da Educação Infantil. 

Para efetuar o cadastro, o responsável pela criança deverá entrar no site www. educacaoinfantil. salvador. ba. gov. br e seguir o passo-a-passo. A inscrição também pode ser feita presencialmente em qualquer unidade escolar da rede municipal ou nas Prefeituras-Bairro. É necessário o CPF do responsável e a certidão de nascimento da criança, que deverá residir em Salvador ou ilhas de Maré, de Bom Jesus e dos Frades. Durante o período de cadastro, os pais ou responsáveis poderão alterar as informações prestadas, caso necessário. 

Nos casos de prioridade, que são o público alvo da educação especial (pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades) e crianças beneficiárias do programa Bolsa Família ou que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), os documentos comprobatórios de prioridade deverão ser entregues em alguma escola da rede municipal. 

Distribuição eletrônica - A Smed realizará em 29 de novembro a distribuição eletrônica das vagas para o ano letivo de 2020. As crianças contempladas terão os nomes publicados no site da instituição na mesma data. A confirmação da matrícula deverá ser efetuada entre o período de 02 a 06/12/2019 na escola de contemplação. 

Dúvidas sobre a utilização do sistema podem ser esclarecidas através do Fala Salvador (156) ou em um posto de atendimento presencial.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Prefeitura assina contrato de concessão do equipamento com empresa francesa e quer retomar turismo de eventos na cidade 

A empresa francesa GL Events oficializou o início da gestão do novo Centro de Convenções de Salvador (CCS) nesta terça-feira (10), com a assinatura do contrato firmado com a Prefeitura. O ato ocorre três meses antes da inauguração do equipamento, que tem previsão para ser entregue no dia 21 de dezembro deste ano, com um grande evento ainda a ser anunciado. Durante o ato de assinatura da concessão, o prefeito ACM Neto revelou que o equipamento vai sediar, já em 2020, a Bienal do Livro, realizada este ano no Rio de Janeiro (RJ).     

"Aproveitamos uma oportunidade que não poderia ser desperdiçada. Houve toda uma polêmica envolvendo o Rio de Janeiro e a bienal e eu, como gestor, acho que a Prefeitura de lá agiu de maneira equivocada. Enxergamos essa oportunidade de trazer a bienal, que acontecia em Salvador até 2013, e contactamos os organizadores do evento, colocando Salvador para sediar. Vai ser um dos grandes eventos do próximo ano do Centro de Convenções. E vai acontecer do jeito que é o povo baiano, sem nenhum tipo de censura ou restrição à produção literária", declarou ACM Neto.  

Diversificação - Além do prefeito, participaram do ato de assinatura de concessão o CEO da GL Events, Damien Timperio, o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, e o secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, entre outras autoridades. ACM Neto afirmou que o Centro de Convenções terá uma agenda diversificada de eventos, sobretudo entre março e dezembro, período considerado como de baixa estação para o turismo comum.  

"É na baixa estação que temos de bombar com o Centro de Convenções, para gerar emprego e renda. A empresa (GL Events) tem conexões nacionais e internacionais, já faz um serviço reconhecidamente de qualidade em todo o mundo, e vai ser fundamental nesse processo de atração de eventos, inclusive de fora do país", disse o prefeito.  

Investimento - Com a assinatura, a GL Events se torna a gestora do CCS pelos próximos 25 anos e também a responsável pela comercialização e atração de eventos para o local. Para gerir o Centro de Convenções de Salvador, a empresa vai investir R$ 10 milhões em outorga fixa, que serão pagas em duas parcelas, sendo uma na assinatura do contrato e a segunda depois de seis meses.  

"A gente já esta começando a prospectar eventos. O prazo para assinar contratos de peso internacionais ou nacionais leva de seis a 12 meses. Após a finalização da obra, vamos começar de uma forma bem ativa e bem agressiva a captação de novos eventos tanto nacionais quanto internacionais", contou o CEO da GL Events, Damien Timperio.   

Para a empresa, a meta é devolver a Salvador a posição de terceira maior cidade em turismo de negócios do país. E porque não lutar com outros destinos como Buenos Aires, Punta del Leste? Vamos apresentar o Centro de Convenções de Salvador no IMEX America, em Las Vegas, onde haverá gente não só dos Estados Unidos como também da Europa. A ideia é posicionar Salvador como destino internacional de negócios", disse Timperio. 

Após seis anos, a empresa, que já opera equipamentos do tipo no Rio de Janeiro e São Paulo, realizará o pagamento de 5% de outorga variável sobre a receita bruta e também irá investir mais cerca de R$ 14 milhões, tanto na parte de equipamentos e mobiliário quanto na captação de eventos. A Prefeitura de Salvador já investiu R$ 126 milhões no equipamento. 

"Esse é um marco importante porque comprova a viabilidade econômica do Centro de Convenções de Salvador e da cidade para sediar grandes eventos nacionais e internacionais. Trata-se de uma concessão longa, que garante não só toda a estratégia de comercialização e prospecção de grandes eventos para a cidade, mas também a manutenção do equipamento em condições adequadas por 25 anos", afirmou o titular da Secult, Cláudio Tinoco.  

Obras - As obras do Centro de Convenções de Salvador, terceira maior estrutura municipal do tipo no país, estão 65% concluídas. As intervenções no equipamento apresentam avanço nas instalações do pavilhão A, B e módulo central, com a finalização das instalações dos dutos de ar-condicionado, dando sequência à montagem dos equipamentos de climatização, rede de combate a incêndio, infraestrutura das instalações elétricas e hidrossanitárias, além de implantação do piso da área do foyer principal.

Os serviços de pavimentação da área externa também estão em estágio avançado, com a instalação de piso em granito, porcelanato, além da montagem de divisórias, pintura interna, montagem da fachada, instalação de forros e finalização da cobertura. Também estão sendo iniciados a construção das arquibancadas, além do palco para shows ao ar livre, localizados no fundo do CCS. 

Características - Com 37 mil m² de terreno construído em uma área de pouco mais de 103 mil m², as instalações do equipamento são em formato de uma pomba, símbolo da bandeira de Salvador. O Centro de Convenções terá capacidade para receber 14 mil pessoas simultaneamente em congressos e convenções. 

O espaço contará ainda com oito auditórios moduláveis de 800 metros quadrados cada. Terá também seis salões de 522 metros quadrados cada, 12 salas de 236 metros quadrados e 28 de reuniões que irão virar camarotes tanto para os shows externos quanto internos. O estacionamento será para mais de 1,4 mil veículos. O equipamento terá três pavimentos e será 100% climatizado e com acessibilidade. 

A estrutura de ponta, além de ter a qualidade necessária para a recepção de grandes eventos, será um equipamento autossustentável. Todo o material utilizado na construção é antissalitre, o que vai evitar a corrosão das instalações.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Com intuito de melhor informar passageiros e turistas que fazem uso do transporte público municipal, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), iniciou a instalação de mapas nas paradas de ônibus da cidade. A primeira localidade contemplada é Cajazeiras, que já teve parte do material gráfico implantado. 

Na região, serão 31 mapas espalhados em 12 pontos. O projeto contempla inicialmente 800 informativos cartográficos em 300 paradas localizadas nos principais corredores de tráfego de Salvador. As placas trazem informações sobre os ônibus que passam no local, roteiros e o desenho de cada percurso até o final de linha. Além de dados do itinerário, o passageiro poderá se conectar ao aplicativo CittaMobi, por meio de QR Code, e conferir a previsão de horário dos coletivos. 

Na localidade de Cajazeiras, os mapas estão sendo colocados em 12 pontos das ruas Engenheiro Raymundo Carlos Nery, Juscelino Kubistchek, Engenheiro Raymundo Carlos Nery, Jornalista José Curvello e na Estrada do Coqueiro Grande.  

De acordo com o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, a implantação do material informativo atende a uma demanda antiga dos usuários do sistema. “A população sempre questionou sobres quais ônibus passam em determinado ponto. Os mapas agora suprem essa necessidade, deixando o usuário informado sobre os ônibus que passam por ali. Além disso, o QR Code possibilita o acesso ao CittaMobi, facilitando as informações sobre a previsão de todas as linhas da parada onde ele se encontra". 

Material resistente - Feitas com material resistente, as placas suportam água, riscos e a incidência dos raios solares. A distribuição foi projetada de acordo com as regiões administrativas da cidade. Inicialmente, as áreas contempladas são os principais corredores de tráfego de Cajazeiras e do Subúrbio.  

Além dos 31 mapas em Cajazeiras, serão instalados 16 na região Subúrbio/Ilhas, 15 em São Caetano/Liberdade, 16 no percurso entre o Cabula/Tancredo Neves, 14 em Pau da Lima, 29 na Cidade Baixa, 46 nas localidades do Centro e Brotas, 69 nos pontos que vão da Barra a Pituba e 83 na região da orla atlântica.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Encontro municipal organizado pela Codecon celebra aniversário da legislação que protege cidadão

A Diretoria de Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon) lança, nesta quarta-feira (11), a partir das 8h, a nova edição do Código de Defesa do Consumidor (CDC), revista e atualizada. O lançamento ocorre durante o Encontro Municipal de Defesa do Consumidor, no Centro de Cultura da Câmara Municipal, na Praça Thomé de Souza. 

Promovido pela Codecon, o evento homenageia os 29 anos do CDC, com palestras do juiz Pablo Stolze e de Alexandre Doria, especialista em defesa do consumidor. As inscrições são gratuitas pelo link https://forms.gle/486q3XN3EpF19VED6 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Os presentes receberão certificado de participação com carga horária de quatro horas. 

Roberta Caires, diretora do órgão, diz que o encontro aprofunda temas relevantes sobre direitos de consumidores e lembra que o CDC trouxe avanços, mas que há conquistas pela frente. “Atuamos com base no CDC, alinhada com as diretrizes das Nações Unidas pela defesa dos consumidores”, acrescenta. Ela explica ainda que, “no contexto mundial, se destacam abusos financeiros e o consumo pela internet”, e “a Codecon investe em políticas reguladoras e fiscalizadoras de proteção financeira ao consumidor nesses dois níveis”. 

Intermediação - Com o mesmo tempo de existência do CDC, a Codecon atua diariamente em defesa dos direitos dos consumidores em Salvador, intermediando reclamações da população sobre abusos cometidos por fornecedores e prestadores de serviços, sob a luz da legislação vigente.

Entre as ações realizadas pelo órgão, destacam-se o Codecon & Você, maior programa de capacitação de fornecedores e consumidores já realizado em Salvador, sobre direitos e deveres previstos no Código de Defesa do Consumidor; os cálculos de cobranças abusivas em financiamentos, multas, juros e planos de saúde, entre outros, oferecidos para a população e as frequentes fiscalizações. 

Palestrantes – Membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia e da Academia Brasileira de Direito Civil, Pablo Stolze fará palestra com o tema “Boa-fé objetiva nas relações de consumo”, abordando o direito à informação e assistência e a questão das cobranças abusivas. “A utilização de dispositivos eletrônicos, inteligência artificial, para ligar para o consumidor dezenas de vezes cobrando uma dívida. Como isso é visto pelo direito brasileiro à luz da boa-fé?”, provoca Stolze. 

O especialista em Direito Civil e do Consumidor Alexandre Doria discutirá a abusividade em vendas pela Internet, com o tema “O comércio eletrônico, ingressos e a (i)legalidade da taxa de conveniência”. Segundo Dória, as vendas online vêm numa crescente, o que demanda uma discussão sobre o assunto junto aos consumidores. “É importante discutir isso agora, para que, quando o mercado crescer, ele já cresça orientado, respeitando as regras do direito do consumidor", ressalta.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens, de 15 a 29 anos. Esses dados representam um aumento de 40% de suicídios entre os brasileiros nessa faixa etária,na última década, segundo dados oficiais.

Diante desta perspectiva, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) realiza nesta terça-feira (10, às 14h, no Espaço Colabore - Parque da Cidade, o Papo com a Juventude, que será a primeira edição da iniciativa focada no Setembro Amarelo.

O objetivo da ação é conscientizar a população jovem, quebrando tabus e preconceitos que rodeiam o tema, promovendo a valorização da vida e o aumento da auto estima. Através de uma metodologia descontraída e de linguagem casual, o coordenador de Juventude da secretaria, Bruno Moreno, fará uma discussão participativa, além de intervenções culturais de grupos artísticos.

“Combater o suicídio é um caminho possível, pois 90% dos casos poderiam ser evitados, apenas com a ajuda adequada, e essa ajuda vem de cada um de nós, por meio de apoio e motivação podemos salvar vidas”, afirma Rogéria Santos, secretária da SPMJ.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Entrando no clima do Festival da Primavera, que acontecerá do dia 14 a 29 deste mês, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) montou uma programação cultural especial para receber a estação das flores, com atividades de teatro, música, poesia, ações de educação patrimonial, literatura, oficinas e muito mais. As atrações ocorrerão em diversos espaços do Centro da cidade e do Boca de Brasa.

O Espaço Cultural da Barroquinha recebe, no dia 17, mais uma edição de "Patrimônio É…", roda de conversa mensal sobre patrimônio cultural. O evento acontecerá às 18h, com o tema "Subúrbio Ferroviário: memória e cultura". Já no dia 18, a partir das 14h, acontece o "Seminário Pedra de Xangô: centro de convergência religiosa, cultural e política da cidade de Salvador", e no mesmo dia, às 17h, será feito o lançamento do livro "Pedra de Xangô", da autora Maria Alice Pereira da Silva.

Nos dias 19 a 22, o Espaço Cultural da Barroquinha será palco do espetáculo "Pele negra e máscaras brancas", às 19h. A entrada custa R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

De 21 a 29, o Festival Internacional Latino Americano de Teatro da Bahia (Filte) será integrado à programação, com performances locais, nacionais e internacionais - a programação pode ser acessada no site do próprio festival internacional.

No dia 24, a partir das 18h, acontecerão os espetáculos "Aceso do arraial" e "Aterro". Nos dias 24 e 25, às 19h, o público poderá prestigiar "Quando o coração transborda". Já nos dias 26 e 27, será apresentada a peça "Travessia do grão profundo", também às 19h. Duas sessões do espetáculo"Das coisas boas da vida" ocorrerão nos dias 28 e 29, às 17h.

Teatro Gregório - O Teatro Gregório de Mattos (TGM) recebe nos dias 20, 21 e 22, sempre às 18h, a peça "Em família", um dos mais aplaudidos e elogiados espetáculos do teatro baiano. A apresentação mostra de forma emocionante e divertida os problemas de uma família típica brasileira que tem os pais despejados da casa onde moram por não terem condições financeiras para mantê-la. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

O Filte no TGM promove diversos espetáculos, como "Pupik-Fuga em 2 e LUME", dias 23 e 24, às 19h; "O Trago e risco" (24), às 18h; além do "Desmontando Cassandra" (25 e 26), às 19h; e do "Teatro la independência" (28 e 29), no mesmo horário.

Benin - Dia 26, das 10h às 12h, a Casa do Benin receberá o espetáculo "Poeseu - quando a poesia invade o museu". A proposta é que o público adentre ao espaço e conheça seus cantos e encantos cobertos de palavras e poesia, num percurso poético e musical, cheio de humor, guiado pela trupe de atores que há dois anos tem residência dentro do museu. Neste projeto, a poesia toma corpo de diferentes formas, abrindo espaço para que a plateia também crie, recite e cante reconhecendo o museu como um espaço de memória, mas também de criação.

Boca de Brasa - O Espaço Cultural Boca de Brasa do Subúrbio 360 receberá, no dia 20, às 19h, a Batalha de Standup. Dias 23, 24 e 25, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h, acontecerão os Jogos de Primavera; e no dia 24, das 8h às 21h, o público poderá participar do Encontro de Artes Marciais.

O Boca de Brasa do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Valéria entra na programação com as oficinas gratuitas, no dia 17, das 9h às 21h. No dia 15, às 17h, acontecerá no local mais uma edição do Palco Aberto, enquanto que no dia 21 o público poderá se divertir com a Batalha de Stand Up, às 19h.

Para apresentar a história de Salvador a partir dos monumentos aos estudantes de escolas municipais, o Circuito #Reconectar promove um passeio histórico cultural no Centro da cidade e na Barra. O Palco Toca Raul recebe, nos dias 14 e 28, o Rock na Rua, das 17h às 21h. Já nos dias 20, 21 e 22, das 15h às 22h, acontece a Feira Rio com música, artesanato e gastronomia.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Foi publicada na edição de hoje (09) do Diário Oficial do Município a convocação de 41 profissionais de saúde aprovados no Processo Seletivo Simplificado 03/2018 para as funções de técnico de enfermagem (23), cirurgião dentista (01) e enfermeiros (17).

Os convocados deverão se apresentar na sede da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), nos Barris, no prazo de 15 dias corridos da data da publicação, das 8h30 às 11h30, e das 13h30h às 16h. Para assinatura dos contratos, os candidatos deverão apresentar carteira de identidade, CPF, Pis/Pasep, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de votação na última eleição e comprovante de residência, dentre outros documentos cuja lista pode ser conferida no site www. dom. salvador. ba. gov. br.

A nova convocação faz parte de um conjunto de esforços empenhados pela gestão para compor as equipes de atendimento, ampliando a assistência à população de Salvador e, consequentemente, o aumento da cobertura da atenção primária na rede SUS.

No mês passado, o prefeito ACM Neto homologou a convocação de 120 novos médicos concursados, número três vezes maior que o ofertado inicialmente no concurso, que era de 40 vagas. O foco principal é a área de Saúde da Família. A iniciativa terá um impacto anual estimado no orçamento municipal de R$18,6 milhões.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Hoje (09), no primeiro dia útil após as alterações de tráfego na Avenida Antônio Carlos Magalhães, que tiveram início ontem (08), em razão das obra do BRT nas imediações do supermercado Walmart, a Transalvador disponibilizou agentes em dois pontos da via para orientar os motoristas. Viaturas do órgão permaneceram no cruzamento do Hiper Posto e na saída da Rua Cipreste.

“No primeiro dia e primeira semana é sempre mais complicados. As pessoas ainda estão se acostumando e se reprogramando. Mas, dentro do planejado, está bastante adequado, chegando a ter fluidez nos dois sentidos”, avaliou o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, lembrando que as mudanças viárias estão sendo comunicadas há dias. “Após a finalização da obra, o trânsito não volta a ser como era, já que haverá a presença do elevado, onde parte dos veículos passará por ele”, lembrou.

Na prática, tanto os viadutos quantos os elevados que estão sendo erguidos para o BRT serão fundamentais porque possibilitarão a eliminação de semáforos e retornos nas vias exclusivas do modal, tanto para quem utiliza transporte público quanto automóvel ou bicicleta.

O que mudou - O tráfego da via principal, no sentido Av. Luís Viana (Paralela), foi desviado a partir das imediações do supermercado Sam’s Club. Desta forma, os veículos provenientes da Av. Juracy Magalhães devem acessar a via marginal, voltando novamente à via principal logo após o Walmart. No sentido Lucaia, neste mesmo trecho, foram realizados pequenos desvios. Já nas imediações do Lar Shopping há um estreitamento da via, que passou de quatro para três faixas no sentido Lucaia, para permitir a construção do elevado que será implementado no local.

As mudanças na região também afetam o fluxo dos veículos que saem da Rua Cipreste, ao lado do Sam’s Club. O acesso à via principal no sentido Lucaia foi interditado, e os veículos devem utilizar a via marginal, sentido Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), acessando a via principal logo após do Walmart, como os demais veículos que seguem na mesma direção. Para quem deseja ir no sentido Lucaia, a opção é permanecer na Rua da Alfazema e acessar a Av. Paulo VI, saindo ao lado do Hiper Posto.

Fabrizzio Muller recomendou que, se possível, os motoristas que trafegam pela área reprograme o roteiro, principalmente em horário de pico. “O fluxo desse trecho da avenida chega a 200 mil veículos em dias normais. Apesar de todo o planejamento dos órgãos da Prefeitura envolvidos no projeto, buscamos causar o menor impacto possível no trânsito. Os condutores deverão dar preferência a vias alternativas, como as avenidas Octávio Mangabeira ou a Mário Leal Ferreira (Bonocô)”, pontuou.

As mudanças estão previstas para serem concluídas no início de 2020.

BRT - Construído em três etapas, o BRT de Salvador terá 11,7 quilômetros de extensão no trecho entre a Estação da Lapa e a região do Shopping da Bahia, fazendo a integração com o metrô nas duas pontas, passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, justamente o "centro nervoso da cidade".

A primeira etapa, entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, já está com as obras 20% concluídas. Os viadutos de acesso e saída do Itaigara, por exemplo, serão entregues até dezembro deste ano.

O trecho entre a Lapa e o Parque da Cidade já está em licitação. Haverá ainda uma expansão até a Pituba, cujo edital para contratação da empresa deverá ser publicado em breve. As obras envolvem a implantação de pistas exclusivas para o novo modal de transporte e também vias expressas para automóveis, além de ciclovia. Ou seja, não é só quem anda de ônibus que será beneficiado com o projeto.

Os veículos do BRT terão capacidade para transportar 31 mil passageiros por dia e redução do tempo de até 42% em relação ao ônibus comum. A expectativa é que o percurso entre a Estação da Lapa e a região do Shopping da Bahia seja feito em até 16 minutos. O trecho completo do modal deve ficar pronto até o final de 2020.

Além disso, a Prefeitura pretende implantar, até 2025, outras seis linhas de BRT. O novo modal vai chegar a regiões como o Subúrbio Ferroviário, Águas Claras e Orla, como está previsto no Plano de Mobilidade de Salvador.

0
0
0
s2sdefault

Sub-categorias

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...