Apesar do número recorde foliões no Carnaval deste ano, a Limpurb coletou 1.562,00 toneladas de resíduos, contra as 1.535,00 de 2019. Foram apenas 27 toneladas a mais.
O volume apenas um pouco maior em 2020 se deve, segundo o presidente da Limpurb, Marcus Passos, às ações adotadas pelo órgão, com destaque para o suporte direto aos catadores, que tiveram à disposição 14 centrais de apoio.
A quantidade de resíduos recicláveis, este ano, deve ser de 200 toneladas, contra 135,5 toneladas do ano passado. Ou seja: 65,5 toneladas a mais, se comparado a 2019.
“Mesmo com o número impressionante de pessoas nas ruas, a quantidade de resíduos coletados não aumentou na mesma proporção. O trabalho dos catadores de material reciclável foi fundamental neste processo. Trabalhamos em parceria com as cooperativas, a Ambev e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), através dos Centros de Apoio ao Catador, no sentido de garantir infraestrutura e renda para os mesmos. Eles levavam as latinhas e plásticos retirados das ruas para estas centrais, onde pesavam e recebiam o dinheiro na hora”, ressalta Passos.
“Também acredito que o cidadão esteja mais consciente sobre a sua responsabilidade ambiental”, acrescenta.
Durante o Carnaval, a Limpurb colocou em campo, ainda, sua equipe de educação ambiental, com o intuito de orientar os ambulantes às melhores práticas durante a folia. Em todos os dias da festa, os educadores distribuíram sacolas plásticas, esclareceram sobre o acondicionamento dos resíduos e a necessidade de manter os espaços limpos.
Empreender e ser dono do próprio negócio é o sonho de muita gente. Para melhor atender esse público, a Prefeitura, por meio do Centro do Empreendedor Municipal (CEM), vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), oferta gratuitamente serviços de formação profissional e orientação. O CEM funciona no mesmo endereço do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), na Rua Miguel Calmon, 506, Comércio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
O programa é uma das principais ações da Prefeitura direcionadas ao segmento do empreendedorismo, que tem se configurado como uma importante ferramenta na geração de renda para o trabalhador, tanto como uma opção de saída para quem está desempregado, quanto para aqueles que buscam independência financeira e profissional.
Os serviços prestados no CEM são inteiramente gratuitos e têm como principal objetivo apoiar o empreendedor individual, o micro e pequeno empresário, ofertando ferramentas que potencializem seu negócio. As atividades são realizadas através de parcerias com os próprios órgãos municipais e também com instituições externas, como por exemplo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
De acordo com a supervisora do CEM, Daiane Souza, o órgão busca ampliar o portfólio de serviços necessários ao crescimento dos micros e pequenos empreendimentos. “O serviço agrega tudo. Nosso papel é orientar, ajudar no processo de abertura da empresa, capacitar e acompanhar as necessidades do empreendedor, dando todo suporte necessário”, explica.
Ela destaca também que o centro funciona como uma espécie de mini SAC empresarial municipal. “Nossa intenção é que o contribuinte efetue desde a formalização (abertura de CNPJ), até emissão de alvará necessário para cada tipo de negócio”, afirma. Mais informações podem ser consultadas pelo site www. cem. salvador. ba. gov. br.
Durante os seis dias oficiais de Carnaval, de 20 a 25 de fevereiro, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) totalizou 8.688 mil demandas, sendo 98,8% contabilizadas pelas equipes de rua e 1,2% atendidas gratuitamente via call center, pelo 156 (Fala Salvador). Em relação a 2019, o órgão registrou, na pesquisa de 2020, um aumento de 6,12% nos atendimentos. Entre as sugestões dos foliões à Ouvidoria, o destaque foi para o fortalecimento do Circuito Osmar (Campo Grande).
Do total deste ano, 34% dos registros foram elogios com relação a organização da festa, acesso aos circuitos, limpeza dos banheiros climatizados, higienização dos circuitos e atuação da Guarda Civil Municipal (GCM).
A maioria das solicitações, 55,1%, diz respeito a informações gerais sobre o Carnaval. Entre as principais dúvidas estavam informações sobre acesso aos circuitos, horário das atrações, locais de entrada das arquibancadas, acesso aos camarotes e localização de estabelecimentos. Do total de registros, 5,6 % foram sugestões.
Para o ouvidor-geral do município, Humberto Viana, a OGM mais uma vez consolidou o trabalho de escuta feito durante a folia. “Esse novo cenário se deve ao perfil da Ouvidoria, mais presente e atuante na intermediação das demandas requisitadas, fruto da colaboração efetiva dos órgãos operacionais. Em oito anos atuando no Carnaval, durante a gestão do prefeito ACM Neto, a Ouvidoria se consolida, de vez, como referência nacional em grandes eventos”, afirma.
Sugestões - Entre os palpites mais citados estão melhorias na organização do evento, a exemplo da inclusão do Furdunço, Fuzuê e outras atrações no Circuito Osmar, a criação de uma vila infantil, o melhor aproveitamento da Praça do Campo Grande, aumento da quantidade de lixeiras, mudanças na localização de pontos de ônibus, acesso mais fácil aos circuitos e mudança na exclusividade da cervejaria.
Ainda de acordo com o balanço da Ouvidoria, 4,3% foram solicitações de serviços como endereço de postos para acesso a preservativos, informações sobre postos de fiscalização de poluição sonora, varrição das vias, lavagem de rua e fiscalização de mototáxis.
Satisfação - A pesquisa registrou apenas 1% de reclamações de foliões relacionadas a organização do evento, incluindo a estrutura física da Praça do Campo Grande, e sobre as atrações do Circuito Osmar.
Foram contabilizadas algumas queixas sobre a conduta de motoristas de táxi, agentes de trânsito, localização de pontos de ônibus e horários das atrações. Ainda de acordo com a Ouvidoria, houve apenas uma ocorrência referente à atuação da Guarda Civil Municipal, que foi prontamente encaminhada para averiguação. Além disso, houve uma redução em 50% nas denúncias, se compradas ao Carnaval do ano passado.
“O Carnaval dos Carnavais” acabou e deixou um gostinho de saudade em muita gente que curtiu a maratona de dez dias de folia, incluindo o Fuzuê, Furdunço, Carnaval Náutico, Pipoco e Circuito Sérgio Bezerra. Mas, quem quiser prolongar o sentimento de alegria, ou mesmo para aqueles que trabalharam durante a festa poder, finalmente, “tirar os pés do chão”, uma opção é visitar a Casa do Carnaval, na Praça Ramos de Queirós, ao lado do Plano Inclinado Gonçalves, no Pelourinho.
Com dois anos de funcionamento completados neste mês de fevereiro, a Casa do Carnaval vem se consolidando como um dos principais espaços de visitação na capital baiana. O equipamento implantado pela Prefeitura já recebeu cerca de 40 mil visitantes, atraídos pela história da maior folia de rua do planeta.
As visitações podem ser feitas de terça a domingo, das 11h às 19h, com entradas a R$30 (inteira) e R$15 (meia), sendo que alunos de escolas públicas municipais, estaduais e projetos sociais têm acesso gratuito. O equipamento traz a história da festa baiana possibilitando uma experiência emocionante para os visitantes, mostrando a alegria, a magia música e dos ritmos do carnaval baiano.
O ambiente é preenchido por cores, figurinos usados por artistas da música baiana e instrumentos musicais. Além disso, o museu tem o diferencial de proporcionar interatividade através dos recursos multimídia, entre eles um equipamento digital com fone de ouvido que é entregue para o visitante na versão em português e inglês. Quem visita o local ainda tem direito a assistir, ouvir e dançar músicas de sucesso, como, “We Are Carnaval” e “Chame Gente”.
Estrutura – Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o espaço é dividido em quatro pavimentos. No térreo, é possível encontrar à disposição para o público uma biblioteca de livros relacionados à festa, suas artes e tradições. No mesmo andar, também há salas da Origens do Carnaval e Criatividade e Ritmos do Carnaval, apresentando diversidade presente no carnaval baiano.
Com luzes, refletores e fitas de LED, a proposta do espaço é remeter à vibração da festa. Além disso, a parte do acervo formada por obras de artistas plásticos que representam o carnaval por meio dos quadros, esculturas e máscaras que são parecidas aos antigos carnavais. Há também 200 bonecos feitos de cerâmica que representam figuras típicas da folia.
No primeiro andar, as duas salas do Cinema Interativo permitem ao visitante escolher um adereço disponível para caracterização e assistir uma seleção de três vídeos que estimula a dançar com as coreografias de blocos e bandas, orientados por monitores dançarinos. Na cobertura, os visitantes podem, ainda, desfrutar de uma área com uma bela vista para a Baía de Todos-os-Santos e boa parte da Cidade Baixa, desde o Comércio até a Ponta de Humaitá.
Para garantir a segurança de crianças e adolescentes que fazem uso do transporte escolar em Salvador, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), inicia a vistoria do 1º semestre de 2020 no dia 16 de março. Mais de 900 veículos passarão pelo serviço de análise na sede da Coordenadoria de Táxi e Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.
A vistoria tem o valor de R$84,93. Condutores que não se submeterem a fiscalização, prevista em lei, pagarão multa de R$42,30 e ficarão impedidos de exercer a atividade. A meta da Semob é vistoriar cerca de 100 veículos por dia, pela ordem do número do alvará, de acordo com o cronograma.
O prazo segue até o dia 27 de março. Durante a fiscalização, são observados pontos como padronização obrigatória dos veículos (conforme artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro), higiene, estado de conservação, condições de tráfego, controlador de velocidade (tacógrafo) medido pelo Ibametro e regularidade dos equipamentos de segurança, além da câmera de ré.
Além disso, a documentação exigida do motorista inclui cartão de identificação, carteira de identidade, comprovante de residência, licenciamento atualizado e carteira de habilitação classe D. Também é necessário apresentar comprovante de pagamento da taxa de vistoria, “nada consta” de multas de trânsito e selo GNV.
Caso seja identificado algum problema, o permissionário tem de 10 a 30 dias para solucionar a questão e retornar à Cotae para solicitar nova vistoria. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3202-9064 e 3202-9070.
Cronograma
16/03: Alvarás 0001 a 0100
17/03: Alvarás 0101 a 0200
18/03: Alvarás 0201 a 0300
19/03: Alvarás 0301 a 0400
20/03: Alvarás 0401 a 0500
23/03: Alvarás 0501 a 0600
24/03: Alvarás 0601 a 0700
25/03: Alvarás 0701 a 0800
26/03: Alvarás 0801 a 0900
27/03: Alvarás 0901 em diante
Transalvador registra diminuição dos congestionamentos em comparação à folia de 2019
O trânsito fluiu melhor nas vias de acesso aos principais circuitos do Carnaval. É o que mostra dados de análise do tráfego realizado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). De acordo com as informações obtidas pelo Sistema de gestão Automatizada de Trânsito (GAT), desenvolvido especificamente para analisar de forma estatística as variações de tráfego, os congestionamentos ocorridos durante a festa foram mais curtos que os registrados em 2019.
Isso porque a velocidade média, de 27,4km/h em 2020 contra 21,5km/h em 2019, foi 27% maior, fazendo com que o tempo de deslocamento nas principais vias de acesso fosse o melhor dos últimos anos. O sistema avalia, a cada cinco minutos, as condições de tráfego das principais vias, traçando um comparativo com o ano anterior. Isso permitiu à Transalvador definir estratégias para mitigar problemas no trânsito em horários específicos, promovendo avanços na mobilidade.
“O sistema possibilitou que, através de dados concretos, fossem colocadas em prática soluções para diminuir de forma inédita os congestionamentos na cidade causados pelo grande fluxo de veículos nas áreas do Carnaval”, explica o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.
Com base em dados de anos anteriores, foi possível fazer ajustes de forma direcionada, no trecho e no período necessário, o que resultou no aumento da velocidade média nestes locais. Consequentemente, o tempo gasto pelos veículos em congestionamentos foi o menor registrado desde o início da utilização desse sistema, em 2014. Em todos os trechos avaliados, a variação da velocidade média foi positiva em comparação ao mesmo período de 2019. O dia com melhor registro de velocidade média foi domingo de folia, quando a variação chegou a ser 30,9% melhor que em 2019.
Alertas - Os alertas de congestionamento, acionados sempre que a velocidade média atinge 10km/h, também diminuíram. Em 2019, entre a quarta-feira que antecede o Carnaval até a terça-feira, o órgão recebeu 4.165 alertas deste tipo. Este ano, nos sete dias de festa, foram 1.125.
“No trecho da Praça Lord Cochrane chegamos a ter 269 alertas no ano passado. Neste ano, foram apenas 15”, conta Muller. Além disso, o tempo de duração dos congestionamentos também diminuiu. A Avenida Garibaldi, que chegou a registrar cinco horas de lentidão em 2019, só teve pico de uma hora, em média, em 2020. “É impossível não ter congestionamento no Carnaval de Salvador, são milhares de pessoas se deslocando para o mesmo local e ao mesmo tempo. Porém, o tempo gasto nesses congestionamentos diminuiu de forma considerável, e sem dúvidas é o melhor dos últimos anos”, diz o superintendente.
Trechos avaliados – Os principais trechos de chegada e saída dos circuitos foram estudados desde a última quarta-feira (19). Dique e Centenário, principais vias de acesso ao circuito da Barra, apresentaram um aumento de 24,7% e 41,8%, respectivamente, na velocidade média. Já a Avenida Garibaldi, uma das vias que houve maior registro de congestionamento em 2019, este ano aumentou a velocidade média em 57%, com uma redução de 77,2% nos picos de congestionamento.
As avenidas Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela) e Vasco da Gama também foram analisadas no período e, em alguns pontos, não foi registrado congestionamento nos dias de festa.
Com a segunda edição realizada em 2019, o IngreSSAr tem ajudado ainda mais pessoas a realizar os próprios sonhos, mesmo aqueles mais difíceis de alcançar. Estudante de escola pública, Gabriel Nunes, de 18 anos, duvidou muitas vezes que obteria a nota ideal para passar no curso de Medicina pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – a concorrência para esta opção chega a 765 pessoas por vaga para não-cotistas e de 108 pessoas por vaga para negros optantes.
A confirmação de que o sonho começava a se concretizar só veio no dia 28 de janeiro, com o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Mal acreditei quando vi meu nome no topo da lista. Cursar Medicina é meu sonho desde pequeno. Eu sempre fiquei em dúvida se iria conseguir, mas, graças ao apoio da minha família e ao conteúdo ao qual tive acesso pelo IngreSSar, consegui”, conta.
Filho de empregada doméstica e morador de Nova Brasília, Gabriel precisou se esforçar para obter esse resultado. A rotina envolvia acordar mais cedo para estudar em casa e resolver bastante questão de prova com o auxílio dos professores do cursinho e de aplicativos. Cada dia ele se dedicava a uma matéria e, ao final do conteúdo, resolvia questões de prova. Ao todo, foram resolvidas 2 mil questões ao longo do ano.
Ele dá alguns conselhos para quem almeja fazer uma graduação. “A minha primeira dica é que a pessoa acredite no potencial que ela tem. A segunda é que tente o IngreSSAr, pois o curso é maravilhoso e vale muito a pena. Eu recomendo para todos os meus amigos. E em relação ao estudo, eu oriento resolver bastante questão. Não adianta ficar olhando muita teoria, é preciso ter uma noção também do que o exame cobra. Também não basta estudar só o que gosta. É preciso sair da zona de conforto”, recomenda.
Administração – A alegria contagiante de Gabriel é também aparente no sorriso de Fernanda da Silva, 20, selecionada pelo Sisu para o curso de Administração na Universidade Federal da Bahia (Ufba). “Estou muito feliz. Os meus planos agora são me dedicar à faculdade, pois essa é a área que eu realmente gosto e pretendo seguir”, diz. O resultado deixou orgulhosa também a mãe dela, Almerinda dos Santos, 57 anos. “Ela é filha única e é uma menina muito estudiosa, decidida. Estou feliz da vida, nós só temos a comemorar”, diz.
Para a titular da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos, esse é um resultado motivador, mesmo sendo parcial – ainda deverá sair novas listas do Sisu e novos selecionados. “A conquista desses alunos mostra que a Prefeitura de Salvador está no caminho certo. Quando você vê um resultado desse, um jovem do IngreSSar sendo aprovado em primeiro lugar no curso de medicina da Uneb, então você vê que é de oportunidade que o jovem precisa”, afirma.
A secretária ressaltou também que os estudantes foram unânimes em dizer que, se não houvesse o IngreSSar, talvez não fossem aprovados, ainda que fossem cotistas. “Portanto, essa é uma política pública efetiva e quando ela é avaliada, monitorada, e a gente vê os resultados, vemos o quanto ela funciona, é eficiente, eficaz e é o que a gente precisa cada vez mais”.
Ampliação – Em 2020, o programa IngreSSar vai passar por uma ampliação: serão disponibilizadas mil vagas e não 800, como em 2019. Segundo José Carlos de Castro, diretor de Infância e Juventude da SPMJ, a intenção é estender a oportunidade de preparação para um número maior de jovens.
“No ano passado, nós tivemos 1.001 inscritos. A taxa de evasão foi quase zero, pois entre os 800 alunos selecionados, 797 concluíram o curso. Então, a gente já sabe que existe demanda e queremos atender à maior quantidade possível de estudantes interessados. Devemos abrir inscrições entre os meses de abril e maio”, diz.
Dinâmica – O programa IngreSSar busca dar oportunidade para jovens de baixa renda para que eles tenham acesso a um curso preparatório de qualidade para o vestibular ou Enem em instituições parceiras. Para participar, é preciso ter idade entre 16 e 29 anos, ser morador de Salvador e cursar ou ser egresso do 3º ano do Ensino Médio ou do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na rede pública de ensino, ou, ainda, ser bolsista integral em escolas particulares no Ensino Médio.
Os selecionados estudam em cursinhos pré-vestibulares cadastrados pelo programa. As aulas e material didático são os mesmos dos demais alunos mensalistas das instituições.
O programa de modernização das escolas da rede pública de ensino começou a reconstruir o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Luís Eduardo Magalhães, em Cosme de Farias. Na manhã desta quinta-feira (27), o vice-prefeito Bruno Reis autorizou o início das obras, que contam com investimento de cerca de R$ 3 milhões.
Acompanhado do secretário de Educação, Bruno Barral, dos vereadores Sérgio Nogueira e Maurício Trindade, além de professores, pais de alunos e diversos líderes comunitários, o vice-prefeito Bruno Reis cobrou da construtora a redução no prazo de conclusão das obras do novo CMEI, passando de 14 para 10 meses.
“Vamos inaugurar o CMEI ainda em 2020, até dezembro. Vamos definitivamente abolir na cidade de Salvador as escolas de pré-moldado, que cumpriram seu papel no passado, mas, hoje, essas estruturas estão ultrapassadas”, disse Bruno Reis, antes de iniciar a demolição da antiga unidade de ensino.
O vice-prefeito assinalou que a Prefeitura vai entregar 26 novas escolas em 2020. “Um recorde na história da cidade”, frisou. Ele ainda informou que a administração municipal vai conceder reajuste aos servidores da área de educação este ano. “Em breve, o prefeito irá anunciar o percentual do aumento”, pontuou Bruno Reis.
De acordo com o secretário de Educação, Bruno Barral, as crianças irão estudar em tempo integral no novo CMEI, que oferecerá cinco refeições diárias e terá salas com ar-condicionado, além de brinquedoteca e biblioteca. “Teremos uma infraestrutura digna. É dessa forma que continuaremos fazendo de Salvador a capital que mais avança em educação no Brasil”.
Com a reconstrução, a escola vai ampliar a capacidade de alunos matriculados, aumentando o número de vagas de 140 para 200. A unidade de ensino terá 1.282 metros quadrados de área construída, com oito salas de aula climatizadas, refeitório, espaço de recreio coberto e descoberto, parque infantil, minicampo de futebol, sala multiuso e elevador.
Dados apontam diminuição de 22% do trabalho infantil e crescimento de 75% assistidos na folia
Diminuição do trabalho infantil. Recorde de abordagens sociais nos circuitos oficiais e nos carnavais de bairros. Ampliação de camarotes acessíveis para pessoas com deficiência e idosos. Pontos de apoio para catadores de materiais recicláveis. Dados da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) revelam que, na folia deste ano, foram atendidas 40.681 pessoas, o que representa uma ampliação de 73% de assistidos quando se compara com a festa de 2019. Ou seja, foi também o Carnaval dos Carnavais também na área social.
O número total de abordagens sociais foi de 27.331 nos circuitos da folia e, pela primeira vez, também nos carnavais de bairro. Em 2019, foram registrados 18.229 (aumento de 54%). Em relação ao trabalho infantil, houve uma redução de 22%, com 182 casos. "Retiramos 798 crianças das ruas. Deste total, 540 retornaram ao lar e outras 258 encaminhadas para centros de convivência. Ou seja, a Prefeitura atuou como nunca para garantir os direitos sociais, principalmente daqueles que mais precisam, durante a folia", avaliou a titular da Sempre, Ana Paula Matos.
Os camarotes acessíveis para pessoas com deficiência e idosos também foram destaque neste ano. Os três espaços (Campo Grande, Ondina e Piedade) receberam 2.183 nos dias do Carnaval este. A Sempre ampliou ainda o apoio ofertado aos catadores de material reciclável que trabalham nos circuitos da festa. Este ano, eles contaram com dois espaços que disponibilizam alimentação e local para descanso, localizados na Baixa dos Sapateiros e na Barra (Avenida Centenário).
Nos dois espaços, foram realizados 5.305 atendimentos de catadores. Foram ofertadas quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, além de lanches da tarde e da noite. Os pontos contaram ainda com sanitários, toldos, mesas e cadeiras, onde é servida a alimentação e eles podem descansar.
"Antes mesmo da folia começar oficialmente, as equipes de ações sociais já estavam nas ruas. Durante o pré-carnaval, foram realizados um total de 34.819 atendimentos por técnicos da Sempre. De modo que este Carnaval será inesquecível não só no que se refere à folia em si, mas também no trabalho social", concluiu Ana Paula.
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