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De maio até agora, mais de 8,9 mil pessoas são diagnosticadas com novo coronavírus

A testagem rápida para detecção do coronavírus integra as ações de proteção à vida que a Prefeitura realiza nos bairros que passaram ou que ainda estão com medidas mais restritivas em vigor. Desde o dia 11 de maio até ontem (23), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aplicou 48.446 testes em mais de 25 localidades, contabilizando 8.922 pessoas diagnosticadas com a doença (o que representa 18,4% do total de testados).

Salvador foi uma das capitais brasileiras a fazer uso em massa desse tipo de exame. Os testes têm sido um importante meio para avaliação da circulação viral na cidade, possibilitando identificar e encaminhar de imediato ao isolamento as pessoas infectadas. A ação, portanto, tem minimizado o risco de disseminação do vírus e salvado vidas.

Atualmente, a testagem rápida acontece em Beiru/Tancredo Neves, Fazenda Grande do Retiro, Paripe, Federação, Engenho Velho da Federação, Santa Cruz, São Marcos, Brotas e Engenho Velho de Brotas. A partir desta quinta (25), o procedimento acontecerá em São Cristóvão e Imbuí, bairros que passarão a medidas regionalizadas pelo prazo inicial de sete dias. A SMS disponibiliza em cada localidade 150 testes diariamente.

A iniciativa já aconteceu na Boca do Rio, Avenida Joana Angélica (Centro), Plataforma, Pituba, Lobato, Liberdade, Bonfim, Brotas, Cosme de Farias, Massaranduba, Uruguai, Periperi, Pernambués, Cabula, Itapuã, São Caetano, Sussuarana e Nova Sussuarana.

Como é feito - A testagem rápida ocorre de forma simples e prática, podendo ocorrer em duas formas: através da coleta de sangue retirada do dedo do paciente ou de secreção (swab). Técnicos da SMS fazem a triagem para identificação dos indivíduos com sintomas gripais. Logo depois, uma amostra laboratorial é recolhida e em até 30 minutos é analisada pelos profissionais.

O resultado é encaminhado ao paciente via mensagem de texto no celular. Em caso positivo, a pessoa é orientada a iniciar o isolamento domiciliar e a SMS entra em contato para realizar as devidas orientações e medidas de controle.

Outras ações – A Prefeitura realiza outras ações de apoio ao cidadão nas localidades com medidas regionalizadas mais rígidas, a exemplo da doação de máscaras e cestas básicas, num esforço conjunto que envolve diversos órgãos municipais.

Tudo para controlar o índice de contaminação da doença e aliviar a pressão no sistema de saúde. Ontem (23), apenas a ocupação das vagas contratualizadas pela Prefeitura para o tratamento de pacientes com coronavírus foi de 83,9% nos leitos de UTI e 82,1% nos leitos de enfermaria.

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Os constantes alagamentos enfrentados pelos moradores da Rua Golan, em Alto de Coutos, fazem parte do passado. Nesta quarta-feira (24), a Prefeitura entregou a obra de macrodrenagem e pavimentação na via, que solucionou o problema vivenciado pela comunidade nos dias de chuvas intensas. O ato simbólico de inauguração contou com a presença do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luciano Sandes.

De acordo com Bruno Reis, a gestão municipal investiu R$ 681,4 mil para a conclusão das intervenções, contemplando os serviços de macrodrenagem e pavimentação, com implantação de passeio e meio-fio, além da instalação de iluminação em LED. “Esta obra é importantíssima para a comunidade. Nesta rua, estão localizados o posto de saúde e a principal escola da região, que eram de difícil acesso quando chovia. Na parte mais baixa da via, a água chegava a quase um metro de altura. Nós mudamos definitivamente essa triste realidade”, assinalou.

O vice-prefeito destacou a importância das intervenções da gestão municipal para dar mais segurança à população e reduzir os impactos das chuvas na capital baiana. “A Prefeitura vem investindo em macrodrenagem em diversas ruas da nossa cidade. Com isso, vamos melhorando a vida das pessoas, principalmente no período de fortes chuvas. O primeiro semestre de 2020 foi o mais chuvoso dos últimos 36 anos. E a Rua Golan passou pelo teste”, frisou Bruno Reis.

A auxiliar de serviços gerais Jane Souza aprovou as intervenções na Rua Golan. “A realidade agora é outra. Antes, o chão era todo de barro. A minha casa enchia de água da chuva. A gente perdia tudo”, lembrou. Morador da comunidade há 40 anos, o soldador Mário de Jesus concordou com a vizinha. “Com a chuva que deu nos últimos dias, já não alagou mais. Mas, antes da obra, a rua não prestava. Não tinha asfalto nem nada”, disse.

Iluminando Nosso Bairro – Na localidade, o vice-prefeito Bruno Reis informou à população que o programa Iluminando Nosso Bairro vai iniciar a implantação de lâmpadas em LED, em Coutos e Fazenda Coutos, no próximo mês. “É o que há de mais moderno no mundo. Vamos fazer a substituição em todos os pontos. A iluminação em LED não só vai embelezar o bairro, mas, principalmente, dará maior sensação de segurança para as pessoas que moram nesta região. A nossa expectativa é iniciar o cadastro em julho para começar a executar o serviço”, afirmou.

 

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Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Prefeitura promoveu seis ações especiais de combate à poluição sonora em vários bairros entre a noite de ontem (23) e a madrugada de hoje (24). No total, a pasta recebeu 495 denúncias, um recorde, a maioria ligadas ao descumprimentos do decreto que proíbe atividade sonora durante a pandemia.

Na ação, que contou com o apoio de outros órgãos municipais, a exemplo da Guarda Civil Municipal (GCM), Transalvador, Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Polícia Militar, os fiscais apreenderam três equipamentos de som em via pública e fecharam três estabelecimentos comerciais.

Uma das denúncias atendidas foi na Baixa do Fiscal, onde ocorria uma festa de aniversário que infringia as regras de social. Lá, o equipamento de som foi apreendido. Os fiscais também estiveram no bairro de Marechal Rondon, onde ocorria um festejo junino com fogueira e som alto. Os agentes finalizaram o evento e apreenderam o equipamento sonoro.

A subcoordenadora de combate à poluição sonora da Semop, Márcia Cardim, ressaltou que as pessoas devem respeitar os decretos que determinam o isolamento social e tratam da proibição de atividade sonora que não seja mensagem de utilidade pública contra a pandemia.

“Elaboramos um planejamento com seis operações em vários pontos da capital baiana e clamamos para que a população entenda que estamos numa situação em que o isolamento social é fundamental e precisa ser respeitado, mesmo estando no período junino. Além disso, é preciso entender que temos muitas pessoas doentes e que não podem colocar o som alto em suas residências”, frisou.

Balanço - Desde o início das medidas contra o novo coronavírus em Salvador, em março, até ontem (23), a Semop recebeu 23.454 mil denúncias de poluição sonora. Nesse período, foram realizadas 129 operações envolvendo vários órgãos municipais. Na lista dos bairros mais denunciados estão Fazenda Grande do Retiro, Pernambués, Itapuã, Paripe, Liberdade, Boca do Rio, São Marcos, Uruguai, Cajazeiras e Periperi.

 

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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) coordenou, na noite de ontem (23) e madrugada de hoje (24), uma força-tarefa especial em diversos bairros da cidade para coibir festejos juninos e aglomerações nas ruas. A ação teve o intuito de fiscalizar o cumprimento dos decretos municipais que determinam medidas de isolamento social e de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

A operação contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e de fiscais da Coordenadoria de Fiscalização e Combate à Poluição Sonora, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Foram feitas 32 dispersões de aglomeração e 39 desmontagens de fogueiras em Macaúbas, Barbalho, Santo Antônio, Liberdade, Largo do Tamarineiro, Pau Miúdo, Marechal Rondon, Dom Avelar, Pau da Lima, Águas Claras, Uruguai, Saboeiro, Narandiba, Cabula, Mussurunga, Itapuã, São Cristóvão, Boca do Rio, Massaranduba, Ribeira, Bonfim, Calçada, Jardim Cruzeiro, Vila Rui Barbosa, Uruguai e Paripe.

Vale lembrar o feriado de São João foi antecipado no mês passado pelo governo estadual como forma de ampliar o isolamento social e, consequentemente, reduzir a taxa de transmissão da Covid-19 na capital baiana, bem como em outros municípios do interior. Uma das principais metas da Prefeitura e do governo neste momento é reduzir a demanda dos leitos de UTI da rede pública.

De acordo com o coordenador de fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas, cinco equipes do órgão participaram da força-tarefa, que teve início às 19h de ontem e foi até as 3h da madrugada de hoje (24). Os fiscais atenderam a denúncias feitas pela população através do Disque Coronavírus 160 e também levaram em conta o histórico das localidades.

“A preocupação do poder público municipal e estadual é diminuir a taxa de contaminação do coronavírus. Então, é importante a participação da sociedade para que a gente saia dessa pandemia em breve. É preciso que todos tenham consciência de que, infelizmente, no mundo todo, não é momento de festa", frisou Freitas.

 

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Em mais de três meses de pandemia da Covid-19 em Salvador, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) vem, desde o início, intensificando as ações voltadas às pessoas em vulnerabilidade social. Nesse período, foram mais de 500 mil ações sociais realizadas, dentre elas 43 mil atendimentos nos bairros que passam ou passaram por medidas restritivas, e 68.091 pessoas atendidas nas abordagens sociais e Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Nos pontos de distribuição de quentinhas, foram 354.582 refeições entregues. Mais de 60 mil cestas básicas foram doadas e registrados 30.156 atendimentos nos Centros Pops, com 1.737 acolhimentos. Com mais de R$25 milhões pagos, oriundos dos cofres municipais, o Salvador por Todos beneficia 38.271 trabalhadores informais e autônomos da cidade.

Para a secretária da Sempre, Juliana Portela, as ações contínuas refletem o trabalho humanizado com aqueles que mais precisam. “Mais do que um número, o trabalho da secretaria é refletido em pessoas acolhidas, assistidas e protegidas. Estamos todos os dias nas ruas para garantir as necessidades básicas daqueles que mais foram afetados nessa crise econômica e social. Além disso, a história individual de cada pessoa é respeitada por todos os técnicos da Sempre, e isso faz toda diferença na função da assistência social”, revela.

Busca ativa – O atendimento e assistência realizados pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) buscam identificar famílias e/ou indivíduos em situação de risco e com direitos violados, além de promover o acesso à rede de proteção, serviços e benefícios socioassistenciais. Já o Cras Itinerante tem se deslocado para diversos bairros da capital, onde identifica o perfil de famílias e indivíduos que estejam em situação de risco para a concessão de benefícios sociais e dar suporte na retirada de documentos pessoais.

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Mesmo durante a pandemia, o programa Iluminando Nosso Bairro não para e já beneficia mais um bairro: a Pituba, que passa a ter iluminação mais moderna e eficiente. Com investimento de R$2,4 milhões, foram instalados 2.628 pontos em LED, distribuídos em 136 logradouros. A ação é realizada através da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

O Iluminando Nosso Bairro tem o objetivo de modernizar a iluminação da região e substituir as luminárias de sódio, com validade média de dois anos, por lâmpadas em LED, mais potentes, econômicas e com duração de cinco anos. Além disso, a economia gerada com o modelo mais moderno pode superar os 50% na conta da energia.

Essa é mais uma região de Salvador que recebe a iniciativa. Já foram beneficiados os bairros de Nova Constituinte, Calabar, Bairro da Paz, Palestina, Valéria, São Caetano, Pernambués, Liberdade, Pau Miúdo, Barra, Barbalho e Lapinha.

Atendimento – Durante este período de isolamento social provocado pela Covid-19, toda a rotina dos técnicos da Dsip foi reajustada e adaptada para todos os serviços seguirem as recomendações preventivas e continuar a execução das solicitações da população. Os canais de atendimento como o 156 ou o site www. falasalvador. ba. gov. br continuam funcionando normalmente. 

Além disso, um novo meio de atendimento foi inaugurado para agilizar no atendimento das demandas emergenciais: o número de Whatsapp (71) 98549-8728. Os pedidos têm um prazo de 48 horas para serem sanados.

 

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Os bairros de Beiru/Tancredo Neves, Fazenda Grande do Retiro, Paripe, Federação, Engenho Velho da Federação, Santa Cruz e Engenho Velho de Brotas terão as medidas mais restritivas da Prefeitura de combate ao coronavírus prorrogadas por mais sete dias, na tentativa de diminuir ainda mais a transmissão da Covid-19 nessas áreas. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto nesta terça-feira (23). A validade dos decretos nessas localidades estava prevista para ser encerrada amanhã (24).

“Além disso, estamos concluindo os trabalhos nos bairros de Itapuã e Brotas. No lugar, vamos incluir agora outras duas regiões: São Cristóvão, que já registrou 262 casos da Covid-19, e o Imbuí, com 310 casos do novo coronavírus”, informou o prefeito. As medidas terão início na quinta-feira (25).

Outro local que havia passado por ações de restrição durante uma semana, o calçadão da Barra será liberado a partir de hoje. “Porém, com regras, com disciplina, para garantir a higienização, o uso de máscaras, portanto, ordenar o calçadão para que todos possam usar com segurança”, alertou ACM Neto.

Calçadão – Para evitar novas aglomerações, o calçadão da Barra terá um protocolo de reabertura, a ser aplicado a partir de sexta-feira (27). No trecho entre o Farol e o Barracenter, o local será liberado apenas para a prática de atividade física, das 5h às 22h. O acesso nesse trecho será permitido somente com o uso de máscaras, que também serão distribuídas na região, e haverá fluxo orientado dos corredores e ciclistas.

Além disso, estão proibidos o acesso ao Farol, o comércio ambulante e o estacionamento de veículos. Para dar mais segurança a quem frequentar o calçadão para as atividades físicas, serão retirados os bancos e mobiliários no trecho, além da instalação de oito estações de higienização das mãos e sinalização durante o percurso.

A fiscalização será feita pela Guarda Civil Municipal (GCM), presente em quatro postos de controle, patrulhamento através de bikes e totens orientadores. O órgão fará pesquisa de satisfação do público através da página no Instagram (@gcmsalvador).

Proteção à vida – As medidas setorializadas nos bairros envolvem iniciativas mais rígidas, determinando que os comércios formal e informal devem permanecer fechados, independentemente do tamanho da área. Apenas atividades essenciais podem funcionar, a exemplos de supermercados, padarias, delicatessens, farmácias, açougues, estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery (sem retirada no local) e serviços de saúde.

As localidades também recebem ações de proteção à vida, que englobam distribuição de cestas básicas para trabalhadores informais e entidades sociais que atuam na região, e de máscaras de proteção para a comunidade. Os moradores têm acesso a testes rápidos para detecção do coronavírus e medição de temperatura, além de serem realizadas higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e assistência social através do Cras Itinerante.

 

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Que tal dançar forró e ainda ajudar quem mais precisa? O convite é da Guarda Civil Municipal (GCM), que promoverá uma live junina com intuito de angariar doações para a população mais carente e, por isso, mais suscetível à pandemia de coronavírus. A festa beneficente virtual será dia 30, às 19h, no canal do YouTube (youtube. com/ gcmsalvador), e faz parte da ação #LogisticaDoBem. A animação fica por conta dos artistas da Guarda, o cantor Gil Kalazans e a Banda Guardiões da Cidade.

A expectativa do inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva, é bater a marca da primeira live. “Nossa primeira edição foi um sucesso, arrecadamos mais de três toneladas de alimentos. Temos uma parceria com a Sempre (Secretaria de Promoão Social e Combate à Pobreza), que fará a distribuição para quem mais precisa nesse momento. A nossa campanha visa mostrar o lado mais humano da Guarda e começou interna, depois da ideia de um colega. Mas foi tão bem aceita que ultrapassou os muros da corporação e tem mobilizado toda a sociedade e isso é maravilhoso”, diz.

Além de caráter social, a iniciativa também dá visibilidade aos artistas da Guarda. “Tivemos a ideia de oportunizar nossas pratas da casa, nossos talentos e então montamos o evento. Deu tão certo que vamos repetir, mas agora com a cara do São João, já que estamos no período junino”, afirma o inspetor. Silva diz ainda que a campanha tem sensibilizado internamente o efetivo que está totalmente envolvido.

Como doar - Qualquer cidadão interessado em ajudar pode realizar a doação de alimentos não perecíveis, até o dia 6 de julho, nas bases do Grupo de Apoio ao Turista (GAT) da GCM, no Pelourinho, Base Avançada da Barra, Arena Aquática na Pituba e Av. San Martin, ou, se preferir, pode entregar a qualquer agente das viaturas em ronda pela cidade. Todas as doações serão encaminhadas para a Sempre, que se encarrega em direcionar o material coletado às pessoas de baixa renda, que fazem parte do cadastro social da Prefeitura.

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De janeiro até esta segunda-feira (22), a Ouvidoria Geral do Município (OGM) contabilizou, aproximadamente, 450 mil registros através do programa Fala Salvador. Do total de atendimentos realizados, 63,58% foram referentes à solicitação de serviços; 29,22% para pedidos de informação; e os demais 7,20% distribuídos entre elogio, reclamação, serviço emergencial, Lei de Acesso à Informação, sugestão e denúncia. Com a atuação conjunta dos órgãos municipais, 86,78% das solicitações recebidas até o momento foram concluídas.

Os órgãos mais demandados são as secretarias municipais de Saúde (SMS), Ordem Pública (Semop) e Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) que, juntos, reúnem 55,47% das solicitações. Os serviços mais procurados foram os de marcação de consulta, exames e dispensação de medicamentos (14,17%), fiscalização de poluição sonora (7,08%), Cartão SUS (5,56%) e Bolsa Família (5,48%).

De acordo com o ouvidor-geral, Humberto Viana, as atividades da OGM englobam tanto a gestão do Programa Fala Salvador, como o monitoramento de obras e prazos estabelecidos por cada órgão na execução do serviço. “Monitoramos se essas demandas foram atendidas dentro do prazo e cobramos junto aos órgãos. O objetivo é dar continuidade ao que foi feito até então, priorizando cada vez mais o diálogo com o cidadão”.

Disque Coronavírus – A Prefeitura disponibilizou um canal exclusivo para que a população possa tirar dúvidas, fazer denúncias e prestar informações durante a pandemia: o Disque Coronavírus 160. Em quase 100 dias de operação, o serviço chegou à marca de 199.835 ligações recebidas. Do total de pessoas atendidas, 105.938 tiveram suas demandas registradas e encaminhadas aos órgãos responsáveis para providências.

As demandas mais frequentes foram sobre Informações/Orientações (62,10%) a cidadãos que procuraram por postos de vacinação, saque do benefício social Salvador Por Todos e distribuição de cestas básicas. Em seguida estão Fiscalização/Denúncias (36,59%) de estabelecimentos que estão descumprindo os decretos.

As reclamações (0,94%) se resumem na alta demanda de aglomerações das pessoas nas ruas, principalmente em bares com atividades sonoras. Sugestões e Elogios, juntos, somam 0,37% dos registros e são referentes às iniciativas da Prefeitura no combate à pandemia.

Bairros mais demandados – Apesar da orientação alertando para a importância de permanecer em casa e das restrições para funcionamento de estabelecimentos comerciais, ainda é possível observar locais de Salvador que têm registrado alta demanda de denúncias, como é o caso do bairro de Cajazeiras, com 5.091 registros relatando descumprimento das determinações municipais.

A maior parte das ligações foi por demanda de fiscalização de bares com aglomeração e atividade sonora. Depois de Cajazeiras, os bairros mais demandados são: Fazenda Grande do Retiro (3.407), Pernambués (3.339), Paripe (3.173), Liberdade (2.984), São Marcos (2.859) e Itapuã (2.752).

Canais de comunicação – É possível denunciar pelo site do Fala Salvador, no endereço www. falasalvador. ba. gov. br , pelo e-mail ouvidoria@ salvador. ba. gov. br ou pelo telefone 160. A ligação custa um pulso de ligação normal para número fixo, que varia de cada operadora. Por e-mail e pelo site é possível enviar fotos, mas não é obrigatório. Para denunciar a atividade que está ocorrendo, é preciso descrever o endereço com o CEP e um ponto de referência.

 

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