Iniciativa da Prefeitura irá sensibilizar motoristas de Salvador sobre os riscos da perigosa combinação entre álcool e direção.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia o projeto Vida no Trânsito neste sábado (11), a partir das 8h, no Posto Chaminé, no Rio Vermelho. A ação, que será realizada em outros postos da capital aos sábados, visa reverter o alto número de acidentes de trânsito com ações de prevenção e redução de mortes e violência envolvendo veículos.

Durante a mobilização, os profissionais de saúde sensibilizarão os motoristas através de jogos interativos e distribuição de panfletos educativos, alertando os condutores para os riscos da perigosa combinação entre álcool e direção. O evento integra o plano de contingência da violência no trânsito instituído pela Prefeitura, cujo desafio é reduzir em 50% os índices de mortos e feridos no trânsito até 2020 através de medidas participativas de todas as esferas de poder e da própria sociedade.

Números - Dados do IBGE revelam que o trânsito no Brasil mata 43 mil pessoas por ano - número três vezes maior do que a guerra civil na Síria. Ao mesmo tempo, outras 124 mil pessoas são internadas anualmente com algum tipo de lesão.

Um levantamento do Ministério da Saúde sobre internações hospitalares e gastos com tratamento mostram, ainda, que os acidentes de trânsito geraram um gasto de R$ 200 milhões aos cofres públicos em 2013. O agravante é que o consumo de bebidas alcoólicas está relacionado a 75% dos casos com vítimas fatais.