A Unidade de Pronto Atendimento - UPA Hélio Machado, em Itapuã, foi inaugurada pela Prefeitura do Salvador na tarde desta quinta-feira (2). Localizada na Rua da Cacimba, s/n, a estrutura possui 1.200 m² e passa a funcionar em esquema 24 horas durante todos os dias da semana, com oferecimento de serviços de urgência e emergência para os moradores do bairro e adjacências. Esta é terceira UPA entregue pela atual gestão – já foram beneficiadas as localidades de Valéria e San Martin.

Por se tratar de UPA tipo III, a unidade possui 18 leitos distribuídos em dois leitos de reanimação e 16 leitos de observação - 12 adultos e quatro pediátricos, já incluídos os de isolamento. Conta ainda com duas salas de inaloterapia adulto e pediátrico, duas salas de administração de medicamentos adulto e pediátrico, além de salas de RX, ECG, sala de pequenos procedimentos, serviço social, farmácia satélite, laboratório e almoxarifado.

A UPA Hélio Machado possui seis consultórios médicos e um odontológico, laboratório central de material esterilizado, sala de classificação de risco – adulto e pediátrico, sala de reanimação, observação adulto (masculino e feminino) e pediátrica, recepção, salas de espera, áreas administrativas, além de salas para infraestrutura como copa, vestiários, depósito de material de limpeza e almoxarifado. A equipe multiprofissional e interdisciplinar é composta por profissionais das áreas de medicina clínica, cirúrgica, pediátrica e ortopédica; odontologia, enfermagem, serviço social, nutrição, farmácia, apoio diagnóstico e bioimagem.

Na cerimônia de inauguração, o prefeito ACM Neto lembrou da situação da unidade de saúde. “Digo que a (unidade de saúde) Hélio Machado tinha uma história de novela. Desde 2009 essa UPA estava sendo construída e as obras nunca eram concluídas. Decidimos desatar os nós e hoje, graças a Deus, está sendo entregue completamente assistida de profissionais à população de Itapuã”, destacou, lembrando ainda que, em janeiro de 2013, apenas a UPA de Periperi estava em funcionamento e, mesmo assim, sem equipes efetivas.

Acompanhado do secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, o prefeito ressaltou que outras UPAs devem ser entregues ainda em 2014. Nos próximos dias a população ganhará a unidade dos Barris e, até o fim do ano, será a vez de Pirajá, Brotas, São Cristóvão e Paripe. Outra conquista da capital baiana foi a ampliação para 17% o volume dos investimentos na área da saúde, sendo que a Lei de Responsabilidade Fiscal determina apenas 15%.​