Pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), adere ao movimento Agosto Azul. A mobilização, que dura o mês todo, é para que homens entre 20 e 59 anos cuidem da própria saúde. O tema deste ano é "Paternidade Cuidadora", uma forma que a secretaria encontrou de sensibilizar a população masculina a participar do desenvolvimento dos filhos, mesmo quando ainda estão na barriga da mãe.

A mobilização, que foi sucesso na sua primeira edição no ano passado, pretende atrair um numero maior de homens, já que desta vez são 81 unidades de saúde participando, enquanto em 2013 foram 14. Entre as ações programadas estão palestras ligadas ao universo masculino, como câncer de boca e próstata, disfunção erétil e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Além das palestras, serão ofertados serviços como vacinação, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de preservativos. Consultas clínicas e odontológicas também serão intensificadas na unidade de saúde.

Isabela Fernandes, coordenadora da Saúde Homem, explica que o esforço da secretaria é para estimular a medicina preventiva e combater a cultura dos homens que só vão ao médico quando criança, em emergências ou quando já são idosos. Segundo pesquisas do gênero, esse tipo de atitude torna a população masculina vulnerável a doenças graves e crônicas. Ainda de acordo com esses estudos, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens, que normalmente vivem cerca de 7,6 anos a menos que as mulheres.

Cuidar para que crianças e adolescentes criem o hábito de frequentar o médico ao menos uma vez por ano também é o foco dessa campanha, por isso foi escolhido o tema "Paternidade Cuidadora". O foco é para que os pais cuidem dos filhos desde o pré-natal, e acompanhem o desenvolvimento da criança e a influencie para a manutenção de hábitos saudáveis. A ação também prevê mudanças na cultura do cuidado com a saúde masculina e a diminuição dos casos de depressão pós parto e violência doméstica.