Com o objetivo de minimizar os riscos de disseminação de doenças infectocontagiosas, além realizar o controle endêmico e prestar auxílio psicológico às vítimas da chuva que encontram-se nos abrigos oferecidos pela Prefeitura, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove a partir desta sexta-feira (01) uma operação especial de atendimento. Durante a mobilização, que segue até o domingo (03), serão ofertadas consultas médicas e psicológicas, coleta de exames laboratoriais, dispensação de medicamentos, aplicação de vacinas, atendimento de enfermagem e distribuição de preservativos.

Para ação, serão destacados 25 profissionais entre médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários que atenderão os desabrigados acolhidos nos bairros de São Caetano, Capelinha, San Martin e Bonocô. Aliado à operação, a SMS montou uma Sala da Situação para monitoramento das ações de vigilância como análise da qualidade da água dos espaços, trabalho de controle de pragas, imunização de animais de estimação e averiguação do índice de infestação dos mosquitos transmissores da dengue e chikungunya. Os técnicos também estão realizando a distribuição de hipoclorito de sódio para limpeza das casas e alimentos afetados pelas enchentes.