A felicidade dos moradores do Vale dos Rios ao receber da Prefeitura a praça totalmente requalificada localizada na Rua Artur Fraga, no Conjunto Habitacional dos Bancários (fim de linha do bairro) foi contagiante. Ao som de clássicos do chorinho, os moradores participaram da solenidade de inauguração na noite desta quarta-feira (16), que contou com a presença do prefeito ACM Neto, do secretário de Manutenção (Seman), Marcílio Bastos, e demais autoridades municipais.

O prefeito, que assistiu a apresentação de karatê do grupo local comandado pelo Mestre Luiz Viana, relembrou suas passagens pelo bairro e reforçou a importância da requalificação das praças e áreas públicas da cidade. “Quando cheguei aqui hoje, fui recepcionado por duas gerações: de crianças e idosos. Um equipamento deste vai servir para pessoas de todas as idades. E como é bom saber que nossos filhos poderão crescer ao ar livre, que não estão condenados a necessariamente permanecer atrás dos portões e das grades dos prédios e casas de Salvador”, pontuou ACM Neto.

O gestor também anunciou a comunidade que irá solicitar a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) para que seja feito um estudo para verificar a viabilidade da criação de um final de linha rodoviário em outra área, a fim de reduzir transtornos para moradores, motoristas e cobradores. 

Esta praça, que recebeu a pedido de moradores o nome de Orlando da Cruz, uma das personalidades mais importantes do local que ajudou na construção do bairro, é a 23ª apenas este ano estregue pela atual gestão municipal. Ela foi completamente requalificada, com novo projeto desenvolvido pela Seman em parceria com os moradores, para aproveitar de maneira mais assertiva os 8.565m² de área que possui.

Como resultado das intervenções, a praça agora dispõe de parque e espaço infantil com brinquedos, além de academias de saúde e ginástica, pista de cooper, mesas para jogos e comunicação visual. A iniciativa contemplou ainda aspectos como acessibilidade, paisagismo e iluminação. No local, há rampas e pisos táteis, além de pergolado e alambrado em eucalipto. 

Membro da associação de moradores do bairro, Leonardo Furtado agradeceu a Prefeitura pela requalificação da praça, que possui uma simbologia muito forte. “Essa é, sem dúvida, uma grande conquista para a comunidade que ansiava por essa requalificação. Este ano, o bairro faz trinta anos e não podíamos receber melhor presente. Essa praça é uma das maiores de Salvador e carecia está como está”, destacou emocionado.

Balanço – Desde 2013, a Prefeitura já promoveu a recuperação ou construção de mais de 200 praças em Salvador, transformando áreas degradas em ambientes atrativos para as comunidades. Em 2017, dentre os equipamentos entregues estão às praças Myriam Fraga, no Itaigara; João Mangabeira, nos Barris; José Carlos da Conceição, em Ilha Amarela; Recanto das Ilhas, em São Marcos; Coronel Osvaldo do Rosário (IAPI); e da Rua Palestina, em Itacaranha.

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...