Salvador recebe uma programação variada de atividades para toda família curtir este fim de semana, através de eventos promovidos ou apoiados pela Prefeitura. O projeto Ruas de Lazer, da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), levará gratuitamente a pontos da cidade equipamentos e brinquedos como cama elástica, jogos de tabuleiro, dominó, além de futebol, vôlei e basquete.

No sábado (29), das 8h às 12h, os pais poderão levar os filhos para se divertirem em gincanas e em torneios que ocorrerão na Escola Municipal General Labatut, em Pirajá, durante o projeto Gabinete em Ação. No mesmo horário, a atração beneficia moradores do Imbuí, próximo à Faculdade Ibes. À tarde, das 14h às 18h, toda a estrutura de lazer será montada próximo à Rua do Futuro, em Santa Cruz.

O Ruas de Lazer se repete no domingo (30). Das 8h às 12h, a iniciativa acontecerá na Rua Caminho de Dentro, na Avenida Vasco da Gama, perto da Caixa Econômica. Simultaneamente, a ação atinge a Rua João Nunes da Mata, localizada no Largo da Baixa Fria, na Boca do Rio. Das 14h às 18h, os brinquedos serão colocados na Baixa de Quintas, abaixo do viaduto da Via Expressa.

Parque da Cidade – Um dos mais belos locais de Salvador para praticar atividades ao ar livre, o Parque da Cidade, administrado pela Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis), recebe neste sábado (29) mais uma edição do projeto Ginástica para Todos. A ação é aberta ao público e engloba diversas atividades como dança, boxe, treinos funcionais e alongamentos no Anfiteatro do Parque, das 6h às 7h.

Para aqueles que querem começar a semana com menos estresse, neste domingo (30) também acontece uma prática de meditação no parque. Os interessados devem ir até o gramado da praça Confúcio, entre 8h e 9h30. O exercício é indicado para todas as idades e acontece todos os domingos, até setembro.

Teatro –  No Espaço Cultural da Barroquinha, administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), o público confere neste sábado (29) e domingo (30), sempre às 19h, a peça Barrela. A trama acontece dentro de uma cela, onde encarcerados dividem os dias, histórias, problemas e suas frustrações. As entradas podem ser adquiridas na portaria do espaço pelos valores de R$ 40 e R$ 20 (meia).

A peça Sobretudo Amor, da dramaturga Mônica Santana, volta a acontecer no Teatro Gregório de Mattos, espaço também gerido pela FGM. O espetáculo é fruto e parte do projeto Cartografando Afetos, que ouviu 10 mulheres negras de diferentes gerações e experiências para falar sobre afetividade e amor. Dessa escuta, emergiu a montagem, que traz memórias da artista e questões sobre descolonização do pensamento, bem como os afetos como potência de transformação. A apresentação ocorrerá neste sábado (29), às 19h.

Já o Teatro Gregório de Mattos será palco, no domingo (30), do 3º Round - Circuito de Rima Improvisada. Para o evento, que terá início às 15h, dois dos mais renomados DJs do Hip Hop local, Djjarrão Jarron e Akani Santana, serão os responsáveis pela orquestração das batalhas e cyphers de break. Já os shows de abertura ficarão por conta de Mobbzilla e do grupo Underismo. Os ingressos para as atrações custam R$ 10 e R$ 5 (meia).