Uma exposição com fotografias e painéis está sendo realizada em dois grandes shoppings centers de Salvador para apresentar os resultados do Carnaval Sustentável 2015. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria da Cidade Sustentável (Secis), e de entidades da sociedade civil organizada, voltada para a realização e fomento de práticas positivas relativas a ações benéficas ao meio ambiente, como limpeza de praias, e coleta de lixo do fundo do oceano, reciclagem, reaproveitamento e reuso de materiais.

A mostra pode ser conferida no Piso L1 do Salvador Shopping, na Avenida Tancredo Neves, e na Praça de Alimentação do Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão. De acordo com o coordenador do projeto e diretor de Áreas Verdes da Secis, Uelber Reis, a ação busca mostrar a sociedade que a Prefeitura está atenta à necessidade de se promover ações voltadas para a sustentabilidade.

"A exposição retrata exatamente as metas alcançadas na edição deste ano. Além das imagens, o público também terá acesso a informações como os resultados da aplicação do selo do Carnaval Sustentável, quando repassamos a blocos, camarotes e demais entidades carnavalescas premiações simbólicas divididas em ouro, prata e bronze, de acordo com a oferta de iniciativas voltadas para a preservação do meio ambiente e práticas de sustentabilidade", diz.

Ações - Durante o Carnaval, diversas iniciativas foram promovidas sob a forma de parcerias. Um dos grandes destaques é a “Operação Fundo Limpo”, que consiste na realização de mutirões para fazer coletas de resíduos no fundo do mar durante o período da festa momesca. No período da folia deste ano, 706,5 quilos de lixo foram retirados do mar. O montante representa cerca de 50% do que foi resgatado em 2014: 1,4 toneladas.

Os paineis e fotos retratam ainda o bom desempenho do “Eco Sup”, uma ação de educação ambiental promovida pelo Yacht Club da Bahia para promover a limpeza da Baía de Todos-os-Santos. A coleta é feita sempre no primeiro domingo após o carnaval, e conta com a participação de atletas de Stand Up Paddle (SUP), Paddleboard, mergulho, canoas e caiaques. Nesta segunda edição foi coletada aproximadamente uma tonelada de resíduos sólidos da Bahia.