A capital baiana é palco de uma série de eventos especiais comemorativos da Semana Santa até o domingo (5), organizado pela Arquidiocese de Salvador em parceria com a Prefeitura. Os eventos, que fazem parte do Festival Artes do Sagrado, reúnem ações no Farol da Barra, museus e restaurantes da cidade, unindo canto, dança, teatro, gastronomia e artesanato em diferentes pontos.

No Farol da Barra, 80 atores encenarão A Paixão de Cristo em cinco apresentações entre os dias 1º e 5, sempre às 18h30. Com direção de Paulo Dourado, a montagem contempla elementos contemporâneos e tecnologia de ponta na iluminação cênica e na sonorização ao vivo. Entre os muitos efeitos especiais da encenação estão o voo do arcanjo Gabriel, a levitação de Lázaro, a travessia do oceano, os animais em cena e a ascensão de Cristo. Quem quiser assistir ao espetáculo em uma das 5 mil poltronas disponibilizadas em frente ao palco, é só trocar 2kg de alimentos por um ingresso. O montante arrecadado será doado para as Obras Assistenciais Irmã Dulce (Osid).

Ainda na Barra, sempre às 9h, acontece o ciclo de aulas de Danças Sagradas. A atividade, aberta ao público, é gratuita. Na ordem, entre a quarta-feira (1º) e o domingo (5), acontecem aulas de capoeira, dança circular, dança afro, tai chi chuan e dança do ventre. Já os interessados no artesanato local têm como opção a Feira Artes do Sagrado, que acontece em paralelo à Paixão de Cristo, na Avenida Oceânica, das 14h às 20h. São 60 expositores selecionados em parceria com o Instituto Mauá e o Sebrae. Os visitantes poderão adquirir peças sacras do Recôncavo Baiano e de todo o interior da Bahia, produzidas por artesãos consagrados e com mais de 50 anos de atividade e tradição.

A Rota dos Museus oferece aos soteropolitanos e turistas a possibilidade de conhecer os acervos fixos e exposições especiais de museus parceiros, que estarão em funcionamento contínuo. São eles o Museu de Arte Sacra, Memorial Irmã Dulce, Museu Abelardo Rodrigues, Museu Carlos Costa Pinto, Museu da Misericórdia, Palacete das Artes, Museu Rosário dos Pretos (Pelourinho), Instituto Feminino, Museu de Artes Sacras da UFBA e Museu da Igreja de São Francisco. No período, os visitantes poderão conhecer as exposições montadas especialmente para o Festival: “O Meio Ambiente agradece e o sagrado abençoa”, no Memorial Irmã Dulce; “Votos de Fé”, no Museu da Misericórdia; “Visões do Sagrado”, no Palacete das Artes; e “Maria de Todos os Nomes”, no Instituto Feminino. As exposições ficam em cartaz até 26 de abril.

Para quem prefere a gastronomia, a Rota Gastronômica Santos Sabores conta com 20 restaurantes convidados para elaborar um menu especial com comidas típicas da Semana Santa vendidos a preços especiais. Os participantes estarão sinalizados com um selo da atração e os clientes que consumirem os pratos sugeridos ganham um par de convites para assistir ao espetáculo A Paixão de Cristo. A lista dos estabelecimentos parceiros e a programação geral podem ser conhecidas no site http://festivalartesdosagrado.com.br/.