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O Instituto Camargo Corrêa (ICC), em parceria com o Parque Social, realiza no dia 18 de agosto, a partir das 8h, a 10º edição do Dia do Bem-Fazer, evento de voluntariado corporativo que vai beneficiar diversas pessoas. Serão realizadas gratuitamente atividades concentradas nas áreas da educação, sustentabilidade, solidariedade, inovação, educação ambiental, inclusão e transformação social.

As ações serão desenvolvidas simultaneamente no Parque da Cidade com oficinas de reciclagem e doação de mudas; no Parque Social, entidade parceria da Prefeitura, com bate-papo sobre sustentabilidade, inauguração do Núcleo de Psicologia e instalação de um biodigestor, equipamento responsável por renovar resíduos orgânicos em energia renovável e fertilizante líquido; e finalizará com uma visita guiada ao Centro Municipal de Inovação Colabore.

“Essa iniciativa a cada ano vem se renovando e mudando a forma de empreender ações voluntárias, deixando um legado importante de transformação social nas comunidades em que atuam e, para além disso, tem responsabilidade social e um olhar voltado para a agenda da ONU e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, disse Rosário Magalhães, presidente de honra do Parque Social..

De acordo com o diretor do ICC, Kalil Farran, as mobilizações dos voluntários para a realização do Dia do Bem-Fazer já começaram. “Nestes 10 anos o Dia do Bem-Fazer vem deixando sua marca de mobilização, transformação e bons resultados em cada uma das localidades onde acontece, pela união de seus voluntários e crença que nos próximos anos estaremos juntos novamente em prol do progresso social. Evoluímos junto com os anseios e necessidades de nossa sociedade”, destacou.

Projeto - O Dia do Bem-Fazer acontece no último domingo do mês de agosto desde 2009, próximo ao Dia Nacional do Voluntariado, que é celebrado no dia 28 de agosto. O objetivo do Dia do Bem-Fazer é estimular e apoiar os profissionais das empresas do Grupo Camargo Corrêa na realização de ações voluntárias em prol das comunidades onde atuam, além de promover e divulgar a cultura do voluntariado.

 

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A pedra fundamental instalada nesta segunda-feira (11) em um terreno localizado na ligação Garibaldi-Lucaia indica um grande empreendimento que chega à capital baiana, por meio do programa municipal Salvador 360: o novo hospital e centro médico da rede Mater Dei, a primeira unidade fora de Minas Gerais, sede da empresa. Os detalhes da ação foram apresentados em cerimônia realizada no local e que reuniu o prefeito ACM Neto e o vice Bruno Reis, além do presidente do conselho de administração da Rede Mater Dei de Saúde, José Salvador Silva.

Com investimento total superior a R$500 milhões e obras que devem durar três anos, o empreendimento deverá gerar cerca de 4,5 mil empregos diretos e indiretos. Por meio do Salvador 360, que possui como intuito o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda na cidade, os alvarás e licenças necessários para as obras foram concedidos em apenas quatro meses.

De acordo com o prefeito, a ação é um entendimento de que o poder público deve facilitar o investimento privado, no sentido da desburocratização dos processos, para que seja projetada em uma economia forte e consistente, gerando emprego e ajudando a diminuir as desigualdades no país. “É importante ressaltar o tamanho do investimento a ser realizado aqui em Salvador pelo grupo Mater Dei, que é um dos maiores e mais conceituados do Brasil. Quando fomos procurados e vimos a dimensão do projeto, os olhos brilharam. Então a Prefeitura criou todas as facilidades possíveis, especialmente para desburocratizar e agilizar as licenças”, contou.

O gestor ainda salientou que o hospital Mater Dei em Salvador também terá impacto positivo na área de assistência à saúde. “Quando estiver funcionando, deverá talvez ser o maior hospital particular da cidade. Assim, vai permitir ampliar ainda mais a rede assistencial privada, em um processo que acompanha a ampliação da rede assistencial pública, com os investimentos que estão sendo feitos pelo município na área de saúde”, completou ACM Neto.

Expectativa – O presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador, explicou o motivo pela decisão em escolher a capital baiana para implantar um hospital da empresa fora de Minas Gerais. “Esse hospital veio para cá porque acreditamos que a Bahia é um dos principais estados da federação e tem Salvador como uma das principais capitais do Nordeste. Possui um pólo industrial importante, muitas empresas fornecedoras de serviço e porta de entrada para a região Nordeste, que é uma das regiões que mais vai se desenvolver nos próximos anos. Certamente, poderemos atender a um número maior de pessoas dentro de um padrão que a gente acredita de qualidade e segurança”.

Ele também aproveitou para agradecer à Prefeitura pelo auxílio na implantação do novo hospital e ainda acrescentou um elemento familiar à iniciativa. “O empreendimento está perfeitamente alinhado ao programa Salvador 360, que pretende trazer mais empregos para Salvador e que, por isso, a Prefeitura nos ajudou muito desburocratizando, na medida do possível, todas as etapas para chegarmos até aqui. Além disso, nossa matriarca é de Feira de Santana e aqui passamos grande parte da nossa infância. Mãe é terra, é raiz, e nada mais natural do que sair de Minas Gerais e escolher a Bahia como nosso próximo objeto”, completou o presidente da Rede Mater Dei.

Processo - De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara, o processo de vinda da Mater Dei a Salvador contou com dois principais elementos: prospecção e desburocratização. “Agilizamos todos os processos de natureza ambiental e urbanística. Foi um desafio enorme para a Sedur por ser dois empreendimentos – hospital e complexo médico – que deveriam estar harmonizando com o BRT e com licenças em um curto espaço de tempo para um empreendimento deste porte”, pontuou.

Ele também acrescentou que o Salvador 360 vem conseguindo cumprir o objetivo estabelecido há dois anos. “Criar um ambiente satisfatório de ampliação de negócios e, principalmente, de geração de emprego e renda. Hoje, Salvador é a terceira e a intenção é ser a primeira capital em geração de empregos”, finalizou.

Empreendimento – O Mater Dei Salvador será um hospital geral privado, com atendimento adulto e pediátrico em diversas especialidades clínicas, construído com as mais modernas técnicas sustentáveis de engenharia e arquitetura. O hospital terá cerca de 61 mil m² de área construída, com atendimento via convênios e particulares, 24 pavimentos, 369 leitos, 21 salas cirúrgicas, pronto-socorro, heliponto e mais de 740 vagas de estacionamento.

O centro médico estará localizado a 90 metros do hospital e terá quase 10 mil m² de área construída. Serão 19 pavimentos, centro de convenções, 62 consultórios, áreas administrativas e de apoio ao hospital e 91 vagas de estacionamento.

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Carlos Nobre também participará da Semana Latina e Caribenha do Clima na capital baiana

O climatologista brasileiro e presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, Carlos Nobre, integrará a equipe que desenvolverá estudos para subsidiar o Plano Municipal de Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas da capital. O plano, desenvolvido com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Prodetur, e do Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima, será um instrumento para que a cidade atinja as metas do acordo de Paris e deverá iniciar seu desenvolvimento durante a Semana de Clima.

Salvador foi a primeira cidade da America Latina a assumir compromissos com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, formado por prefeitos para implementar politicas e ações para redução das emissões e adaptação das cidades aos efeitos das mudanças climáticas. Nobre vai ministrar a palestra na abertura do Painel Salvador de Mudança do Clima, que acontecerá durante a ', entre os próximos dias 19 a 23, em Salvador.

Na abertura do evento, o cientista vai apresentar os impactos das mudanças climáticas no Brasil e falar sobre o que pode acontecer com a cidade, a saúde humana e a agricultura, se a temperatura média global continuar aumentando. Para o pesquisador, encontros como esse são de extrema importância para o país e para a capital baiana.

“É um evento muito simbólico. Em todas as pesquisas de opinião mundiais, a população brasileira é a terceira do mundo que mais se preocupa com as mudanças climáticas. O Brasil tem sido protagonista nas discussões sobre o clima e preservação do meio ambiente, desde a Rio-92, e essa Semana do Clima em Salvador mantem viva a esperança de que o país não vai abandonar esse protagonismo”, afirma.

Floresta - A floresta amazônica possui área de cerca de 6,2 milhões de quilômetros quadrados, entre os quais 4,2 milhões de quilômetros quadrados estão situados no Brasil. O cientista ressalta que um milhão de quilômetros quadrados de área da Amazônia já foi desmatada, 800 mil deles no Brasil. Os quatro principais causadores de desmatamento são a exploração de madeira, a maior parte ilegal, a pecuária, a agricultura e a mineração.

Além disso, ele ressalta que, se a temperatura média global aumentar mais que quatro graus Celsius, existe um grande risco de desaparecimento da floresta. “A saída para reverter a situação está em ações como a restauração florestal, mudança da matriz energética para fontes renováveis e aproveitamento da biodiversidade, cujo potencial econômico é maior que a pecuária”, opina.

Perfil – Além da formação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do doutorado em meteorologia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Estados Unidos, Carlos Nobre foi um dos autores do IPCC-AR4, premiado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Atualmente, ele é pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenador Científico do Instituto de Estudos Climáticos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

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O prefeito ACM Neto sancionou hoje (12) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Salvador para o exercício de 2020. O texto, aprovado pelos vereadores, prevê investimentos de R$1,3 bi para a capital baiana, com incremento de 8,3% em relação a 2019.

O prefeito destacou o desafio de superar a cada ano o índice de investimento em Salvador. “Isso só tem sido possível pela condição da saúde financeira do município, restabelecida e sustentada ao longo desses cinco anos, o que tem credenciado a contratação de operações de crédito junto a organismos financeiros nacionais e internacionais e de convênios junto ao governo federal”, afirmou.

Para o próximo exercício estão previstos recursos da ordem de R$ 720 milhões originários de operações de crédito já assinadas ou em fase final de contratações para ainda este ano. Parte desses recursos irão para o segundo trecho do BRT, cujo edital de licitação já foi publicado pelo Executivo municipal.

Dentre outros investimentos com desembolsos previstos estão recursos para o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur); o Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio (novo Mané Dendê); o Salvador Social; e Programa de Requalificação Urbana (Proquali).

Diretrizes - A LDO, elaborada na Casa Civil, estabelece as diretrizes de Salvador para o próximo ano, indica as metas fiscais e prioridades da administração, a estrutura e organização dos orçamentos, as ações relativas à política e despesas com pessoal e encargos e as disposições sobre alterações na legislação tributária do município, bem como medidas para incremento da receita.

Para Luiz Carreira, secretário chefe da Casa Civil, as operações de crédito se somam aos recursos próprios e às transferências voluntárias da União e ampliam significativamente a capacidade de investimento do município. “A LDO para 2020 mantém a prioridade dos investimentos par as áreas mais carentes da cidade”, disse.

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A partir desta segunda-feira (12), os operadores de Zona Azul do Imbuí começam a disponibilizar os tíquetes de estacionamento impressos em tempo real por máquinas portáteis com acesso à internet. Diante disso, as tradicionais cartelas físicas deixarão de ser disponibilizadas.

Neste primeiro momento, a nova forma de cobrança será disponibilizada para o estacionamento nas vagas das Ruas Padre Casimiro Quiroga e Adhemar Pinheiro Lemos. Até a próxima semana, todos os operadores que atuam no bairro adotarão a tecnologia nas mais de 420 vagas da região.

Além do Imbuí, em outros três bairros de Salvador o sistema também já funciona: Barra, Rio Vermelho e Comércio. Nessas regiões, ao chegar à vaga, o usuário que não quiser utilizar um dos 11 aplicativos disponíveis da Zona Azul Digital poderá ter auxílio do operador, que terá à mão uma máquina portátil com GPS para registro do veículo na vaga, pagamento e emissão de comprovante, gerado pelo Núcleo de Operação de Estacionamentos (NOE).

O comprovante, em formato tíquete, não precisará ser deixado no carro, ao contrário da cobrança por cartela de papel. A fiscalização nos estacionamentos públicos é feita pelo agente de trânsito nos mesmos moldes do que já é praticado para quem utiliza aplicativos do Zona Azul Digital. Ou seja, ao fazer a leitura da placa no sistema, o agente, munido de um smartphone, verifica se a situação do veículo no local está regular ou não.

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A ONU vai promover, nesta terça-feira (13), um seminário na web para repassar informações sobre a Semana do Clima da América Latina e Caribe 2019 (LACCW), que acontece entre os dias 19 e 23 de agosto no Salvador Hall (Avenida Luiz Viana Filho, Paralela).

Durante o seminário, os representantes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, Martin Frick e Maria Laura Viñuela, vão falar à imprensa sobre o evento que acontece em Salvador, com mediação de Mariana Castaño Cano, também da ONU.

Os interessados em participar do seminário online em Inglês, que começa às 10h, podem fazê-lo através do link bit.ly/2MSwhsQ. Para o evento em espanhol, que começará às 11h30, basta acessar o endereço bit.ly/31s04g7.

Para quem ainda não se registrou para participar da Semana de Clima, vale ressaltar que o prazo se encerra nesta sexta-feira (16). Para se inscrever, basta acessar o link www. regionalclimateweeks . org.

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Um universo de ações municipais integradas em um único local para assegurar a participação da comunidade da gestão pública e aproximar a gestão das pessoas. É com esse intuito que a Prefeitura lançou o projeto “Tô na Área – pra deixar tudo massa”, na manhã deste sábado (10), na Boa Vista de São Caetano. Estiveram presentes na ocasião o prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis; do secretário das Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão; demais gestores municipais e população.

A iniciativa visa levar ações integradas para as comunidades de Salvador, sejam obras, serviços ou programas, em articulação com as diversas secretarias e órgãos municipais, O ponto de partida da programação foi a Escola Municipal Helena Magalhães, onde acontecia a Prefeitura-Bairro Itinerante, feira instalada com mais de 50 serviços da Prefeitura como marcação para consultas médicas e cadastro em programas como o Primeiro Passo, Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família.

“O objetivo do Tô na Área é levar a Prefeitura a cada canto da cidade, reforçando as ações de descentralização da administração municipal que vem sendo realizadas desde 2013. O projeto, que vai acontecer todos os sábados e, eventualmente, aos domingos, é composto por serviços como limpeza, iluminação, saúde e educação, e também obras. Somente hoje, todos os órgãos municipais estão aqui, realizando mais de 64 ações envolvendo serviços de atendimento e infraestrutura. A expectativa das comunidades é ver os problemas resolvidos e a Prefeitura chega para realizar as obras”, explicou o prefeito.

Demais ações – A programação também envolveu caminhadas pelas ruas do bairro, desde a Praça Fonte da Vida, no final de linha, até o Campo do Poeirão, onde foram assinados pelo prefeito ACM Neto o decreto de instituição do projeto e as ordens de serviço para recuperação do Canal e do Campo do Poeirão, antigas demandas da população. Também foram realizadas vistoria nas praças da Mangueira e das Pitangueiras.

Profissionais da Secretaria de Manutenção (Seman) realizaram serviços como poda de árvores, paisagismo, operação tapa-buraco, pintura de praças e quadras e manutenção de pequenos canais. Além disso, estiveram presentes equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal), da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Diretoria de Iluminação Pública, Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizando a campanha de vacinação contra o sarampo.

Para a aposentada Nélia Bispo, moradora da Boa Vista de São Caetano desde que nasceu, há 61 anos, o Tô na Área foi a melhor coisa que aconteceu na história do bairro. “Nós tivemos governantes e obras prometidas aqui que nunca foram cumpridas. Agora, o prefeito determinou essas obras que vão complementar nosso modo de viver. Foi melhor do que ganhar na loteria”, afirmou, satisfeita.

Conceito – O objetivo do "Tô na área" é realizar ações estratégicas de manutenções dos serviços públicos essenciais nos bairros, aproximando gestores públicos da população e vistoriando de perto (caminhando) os problemas específicos de cada bairro para a busca de soluções mais sensíveis e ágeis, além de levar inaugurações e ordens de serviço para os locais visitados. Nos bairros, também serão promovidas atividades educativas e culturais e prestação de serviços nas áreas sociais, de saúde e educação.

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Como forma de identificar e desenvolver potencialidades de populares das comunidades do Subúrbio Ferroviário, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Plataforma promoveu, na manhã desta sexta-feira (9), no Parque São Bartolomeu, a capacitação "Radar de oportunidades". A iniciativa, realizada em parceria com o Sebrae, visa contribuir e aperfeiçoar os moradores da área de abrangência da unidade para torná-los microempreendedores e auxiliá-los na conquista da independência financeira.

Coordenadora do CRAS Plataforma, Letícia Bonfim contou que a atividade faz parte do projeto da unidade para atender demandas observadas. "Ao decorrer dos atendimentos das famílias em situação de vulnerabilidade social, percebemos a necessidade de fornecer ferramentas educativas a esses núcleos familiares, através de ações programadas", contou.

Oportunidade – Morador do bairro de Plataforma e frequentador do Cras, Alexandro Ferreira, 40 anos, enxergou através da capacitação a possibilidade de se formalizar e superar o desemprego. "Tenho experiência com vendas de confecções de moda praia. Percebi que, aos poucos, posso começar vender as mercadorias aqui no bairro mesmo e, quem sabe, montar meu próprio negócio", disse.

A professora Dilma Costa, 50 anos, moradora do São Rafael, tem participado de oficinas, cursos e palestras promovidas pela Prefeitura-Bairro, Cras e também pelo Sebrae, pois acredita que o aprendizado agrega valor na venda de calçados e lingeries, atividade que realiza para ter renda extra. "Eu já consigo enxergar na prática o quanto esses cursos me ajudam, principalmente para organizar as finanças", destacou.

O capacitador e consultor da área de empreendedorismo do Sebrae, Nelson de Melo, comemorou a atenção e participação do público presente. "O interesse pela atividade despertou, sobretudo, a possibilidade de saírem da informalidade e serem empreendedores", avaliou.

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A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Serviços Públicos (Dsep), realizou a remoção de 26 sucatas (19 apreendidas e 6 retiradas pelos proprietários) dos logradouros públicos, na quinta-feira (8). A ação que contou com o apoio da Superintendência de Trânsito (Transalvador) aconteceu nas localidades de Mussurunga, Itapuã, Lagoa do Abaeté e nas Avenidas 29 de Março, Gal Costa e Via Regional. A meta da Semop é retirar mil sucatas das ruas da capital baiana até o fim do ano. 

A Semop realiza rondas diariamente, segundo o chefe da Coordenação de Serviços Diversos, Roberto Guerreiro. “Atuamos com equipes espalhadas por toda a cidade e nas terças e quintas-feiras, as operações são reforçadas com uma maior quantidade de caminhão guincho”, explica.   
Lideram o número de retirada de sucatas as avenidas Suburbana e Gal Costa, Via Regional, Estrada do Derba e Vale da Muriçoca. Por conta disso a fiscalização é mais constante nestes locais. A Semop retira, em média, 35 unidades inservíveis das ruas de Salvador semanalmente.

Parte do material recolhido segue para o Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), localizado na Avenida San Martin (ao lado do Colégio Luiz Eduardo Magalhães). O que não pode ser reaproveitado é descartado pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). 

Quem tiver objetos apreendidos pode retirá-los mediante a apresentação de documentos de identificação do proprietário e do bem. O prazo para a reivindicação é de até 60 dias, pagando multa no valor que varia entre R$ 855,77 e R$ 1,1 mil.

Critérios - Para o objeto ser considerado sucata tem que ser bem inservível, ou seja, que não está servindo ao objetivo para o qual foi fabricado. Se for um veículo, precisa estar em condições de abandono, com vidros quebrados, pneus arriados ou em falta, geralmente acumulando sujeira, água ou mato, sem motor, chaparia incompleta ou enferrujada e sem bancos. A população pode solicitar a retirada de sucatas através do Fala Salvador, pelo telefone 156.  

 

 

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