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A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) promove, nesta terça-feira (24), o Encontro com Universitários(as) Negro(as). A iniciativa contará com a presença do chefe de RH das Américas da empresa Kordsa, Luiz França, e acontecerá no ambiente on-line do Microsoft Teams, das 11h às 12h. Os interessados podem se inscrever através do link https:// forms. gle/ VTGdE8T8KH1qnQJe6.

O coordenador de Projetos e Política da Semur, Alison Sodré, afirma que, apesar do número de negros com curso superior ter aumentado nos últimos anos, os números de líderes negros não aumentam. “Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, nas 500 maiores empresas brasileiras, somente, 4,7% negros estão em cargos de direção. Precisamos agir para mudar e criar mais oportunidades para negros e negras universitários entrarem no mercado de trabalho, vislumbrando novas perspectivas e ascensão profissional”, disse.

Ainda de acordo com Sodré, com base na pesquisa foi pensado o encontro, que faz parte do Programa Selo da Diversidade Étnico-Racial. “Com isso, pretendemos estimular e criar conexões diretas entre organizações certificadas com o Selo ou simpatizantes da diversidade étnico-racial, com universitários negros, orientando e possibilitando novas oportunidades e perspectivas nas carreiras destes jovens”.

A escolha do primeiro convidado, Luiz França, tem como base o histórico da Kordsa, eleita uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil e, também, certificada com o Selo da Diversidade étnico-Racial. Durante o encontro, Ele falará sobre o que é e qual a importância dos Soft Skills para sua vida profissional.

A atividade tem o apoio da Unifacs, Unijorge, Fundação Cairu e Uninassau, instituições certificadas com o Selo da Diversidade Étnico-Racial, que ajudaram na construção e divulgação deste encontro. 

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A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) comandou, nesta sexta-feira (20), mais uma operação de combate ao transporte clandestino em Salvador. A ação, realizada no terminal rodoviário da cidade, dentre outros locais, contou com o apoio da Polícia Militar (PM-BA). Cerca de dez agentes participam da operação.

O objetivo da fiscalização foi conferir as condições de segurança e cadastro dos operadores que atuam no sistema de transporte de Salvador. Durante as abordagens, foi verificado se o motorista é cadastrado no sistema de transporte, com autorização da Prefeitura. Caso o condutor esteja praticando o transporte remunerado de passageiro de maneira ilegal, é aplicada a legislação municipal 9107/2016 e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), através da lei 9503/1997. No cumprimento dos dispositivos federais e municipais, a atuação do transporte irregular ocasiona a remoção do veículo e multa gravíssima, com sete pontos na carteira.

Na última operação, realizada no último dia 4 de maio, no aeroporto, dez veículos foram apreendidos e 26 autuados. Nessa ação, foi verificada a aliciação de passageiros e regularidade dos motoristas por aplicativo. Durante a fiscalização foram encontradas pessoas não habilitadas, atuando como motorista, cidadãos com mandato de prisão em aberto, veículos clonados, dentre outras irregularidades.

Evitar acidentes – “Nessas fiscalizações encontramos irregularidades, não apenas de transporte, mas penal e cível. São situações que trazem risco à população. Uma pessoa não habilitada, por exemplo, não tem capacidade técnica para dirigir um veículo, principalmente transportando passageiros. Então, são várias circunstâncias que podem proporcionar acidentes de grande monta, levando pessoas a óbito”, afirmou Dilmar Copque, responsável pela Coordenação de Táxis e Transportes Especiais (Cotae).

O motorista por aplicativo Jackson Amparo, de 36 anos, afirmou que a ação de fiscalização traz mais segurança para passageiros e condutores. “Quem não deve não teme. Fui abordado, mostrei que estou atuando regularmente e acho que esse tipo de operação é positiva. Tudo que é feito para aumentar a sensação de segurança é válido. Coibir o transporte ilegal é uma maneira de assegurar a vida de todos”.

O taxista Durval Júnior destacou que a operação é positiva no sentido de proporcionar uma concorrência justa. “Infelizmente, há muitos motoristas irregulares atuando na nossa cidade. Isso, além de colocar a vida das pessoas em risco, torna o mercado desleal. A fiscalização coíbe essa atitude e traz mais segurança para os passageiros”.

 

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Com o questionamento “Você tem fome de quê?” aos jovens, o Projeto Borboletas, apoiado pelo Núcleo de Atendimento Psicossocial (Nups) da Guarda Civil Municipal (GCM), chegou ao Colégio Luiz Navarro de Brito, localizado na Liberdade, nesta sexta-feira (20). Durante a segunda edição da caravana, agentes realizaram uma roda de conversa com 30 alunos do 3º ano do ensino médio, abordando temas como violência, questões de gênero, construção de identidade e equilíbrio emocional.

De acordo com o psicólogo e instrutor de inteligência emocional da GCM, Antônio Lacerda, a intenção do projeto é colocar os jovens no lugar de protagonistas da sua própria história. “De forma leve, com uma linguagem simples, a gente chega nas instituições para entender os processos e tentar desconstruir crenças limitantes que vem prendendo essas âncoras, e impedindo que esses adolescentes sejam quem eles querem ser. A gente questiona os anseios e, depois, vamos entender os fatores impeditivos para que esses desejos não sejam alcançados”.

O projeto pretende encurtar os caminhos que propiciem a saúde mental aos participantes. “Hoje, realizamos uma conversa com alunos que irão prestar a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Muitos deles apresentam medo, sentem-se pressionados e precisam de um estímulo. Estamos aqui para destravar, desbloquear e fazer a nossa parte, enquanto profissional e seres humanos, entendendo o lugar de respeito de todos”, afirmou Lacerda.

Acompanhamento psicológico – A gestora da escola, Tereza Cristina Rezende, ressaltou a importância da ação para o controle emocional dos alunos. “É uma forma de contribuir para o equilíbrio das emoções desse jovem. A sociedade como um todo volta às atividades depois de uma pandemia muito nociva. Então, cuidar da emoção, reações, comportamento, ansiedade é uma proposta de alavanca social. O ingresso ao ensino superior traz muitas dúvidas e medos, e por entender esse processo de grande expectativa, sabemos que o projeto será de grande valia, porque além de cuidar de questões emocionais, trata de demandas sociais relevantes”.

O estudante Luís Barreto Neto, de 17 anos, vai realizar a prova do Enem este ano com o objetivo de ingressar na faculdade de sistema da informação. No sentido do equilíbrio emocional, o jovem avalia a caravana de forma positiva.

“A prova, além de cansativa, traz o peso da expectativa pessoal e familiar. O psicológico abatido faz com que a avaliação seja ainda mais complexa. É impossível fazer a interpretação correta se não estivermos em paz, concentrados e focados no propósito. O bate-papo com o psicólogo ampliou os horizontes e mostrou a importância de nos mantermos equilibrados para que haja um bom desempenho na avaliação”, declarou. 

Continuidade – Após a roda de conversa, os jovens interessados em fazer o acompanhamento psicológico são encaminhados para o núcleo do projeto, localizado no Parque Lagoa dos Pássaros, no Stiep. Com o apoio da ONG Lei das Marias, o projeto, apoiado pela Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev), presta atendimento psicológico gratuito todos os sábados, das 8h às 13h, na Lagoa dos Pássaros, localizada na Primeira Travessa Arnaldo Lopes da Silva, 108, no bairro do Stiep.

As sessões são individuais, com um psicólogo por paciente, e têm duração de 20 a 40 minutos. Em média, 40 pessoas são atendidas durante a manhã, após triagem feita por assistentes sociais da GCM que também colaboram com o projeto. Para solicitar a ação da caravana nas escolas, as instituições devem encaminhar o pedido para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Mais informações podem ser obtidas através do número de WhatsApp (71) 99186-2869.

 

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17:30h. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Padeiro
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade de horário.
Salário R$1.374,00 + benefícios
1 Vaga

Comprador
Ensino superior completo em Administração, Engenharia de produção ou Logística, 6 meses de experiência, imprescindível ter conhecimento em O.S e ter trabalhado na área hospitalar.
Salário R$3.111,00 + benefícios
1 Vaga

Operador de Telecobrança
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter trabalhado com cobrança extrajudicial.
Salário a combinar + benefícios
5 Vagas

Sushiman
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Salgadeiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Reparador e Pintor de Veículos
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Fiscal de prevenção
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário R$1.212,00 + benefícios
2 Vagas - zoneada para moradores da região da Suburbana

Repositor de mercadorias
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário R$1.212,00 + benefícios
2 Vagas - zoneada para moradores da região da Suburbana

Auxiliar de mecânico de veículos
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Borracheiro
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível conhecimento em pneus de carreta, empilhadeiras e pá-carregadeira
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Desenvolvedor de Android Pleno/Sênior
Ensino superior completo em Tecnologia da Informação ou áreas afins, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

2 h

 

Desenvolvedor de Web
Ensino superior completo em Tecnologia da Informação ou áreas afins, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Coordenador de Marketing
Ensino superior completo em Marketing, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com marketing digital e de produtos
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

 

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Cerca de 35 auxiliadores de Desenvolvimento Infantil (ADI) de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) participaram da primeira formação para profissional de apoio e inclusão “Caminhos para Inclusão — Tecendo Caminhos para uma nova Escola”. A atividade aconteceu esta semana no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cid Passos, em Coutos.

O objetivo do encontro foi capacitar e orientar os profissionais de apoio sobre como dar suporte para crianças portadoras de necessidades especiais em sala de aula comum. Participaram do encontro profissionais da Regional do Subúrbio II e a formação foi ministrada pela professora do Cmei Cid Passos, Reginalva Santos; a professora da sala de recursos do Cid Passos, Helen Guimarães; e pela professora da sala de recursos da Escolab Coutos, Marili Lopes.

“Diante de uma alta demanda de crianças com necessidades especiais em nossas unidades, percebemos a necessidade de incluir e formar as ADI de nossa regional em um processo, para elas poderem fazer intervenções e poderem conhecer o papel especial que tem na vida dessas crianças e dessas famílias”, disse a diretora do Cmei Cid Passos, Izabel Cristina Borges.  

“Sabemos das dificuldades existentes de como proceder como uma criança portadora de necessidade especial. É angustiante saber dessa dificuldade, então precisamos formá-las para poderem conduzir da melhor forma quando uma criança dessa estiver em crise, por exemplo”, frisou a professora Reginalva Santos.

Durante a formação foram abordados temas, como afetividade, apresentação de casos reais vivenciados por alunos do Cmei Cid Passos e técnicas de como agir diante de crianças com necessidades especiais. Além disso, foi apresentada a norma técnica instituída pelo município de Salvador de quais são os papéis da ADI PNE.

Aprendizado – Para a auxiliadora Jucimaura Rocha, de 47 anos, a realização da capacitação é de extrema importância pela oportunidade de aprendizado. “Sabemos que conhecimento nunca é demais. Precisamos sim, ser capacitados para poder ter ciência de como agir em situações necessárias. A cada dia de exercício de minhas atividades, tenho aprendido muito com cada criança em que convivo e auxílio”.

Também profissional de desenvolvimento infantil PNE, Tainá Melo, de 26 anos, considerou a formação bastante necessária para enriquecer os conhecimentos. “Lidar é desafiador, mas precisamos ter capacidade enquanto profissionais para poder saber conduzir da melhor forma esse suporte para essas crianças”, ressaltou.

 

 

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), lançou nesta sexta-feira (20), o projeto Acelera Salvador, que tem a meta de capacitar 1,4 mil pequenos empreendimentos formais e informais da cidade dentro de um ano. A ação ocorreu no Campus Fratelli Vita da faculdade Estácio, na Calçada, e contou com uma feira de empreendedores locais, além de programação cultural.

A iniciativa, uma parceria com a Wakanda Educação Empreendedora, será iniciada com uma turma de 155 empreendedores, presentes em nove bairros da capital baiana: Cajazeiras X, Caminho de Areia, Itapuã, São Cristóvão, Lapa, Paripe, Plataforma, Pernambués e São Caetano. As trilhas formativas do projeto acontecerão on-line, com duração de três semanas e carga horária total de 20 horas. As inscrições estão disponíveis pelo link https://forms.gle/2R7qZKTXyJiJZXVx5.

“O Acelera vem dar vez e voz aos empreendedores que lutam com talento, criatividade, vontade e ousadia. Temos uma necessidade histórica de reparação, de construir políticas públicas para reduzir a vulnerabilidade social e isso se faz com emprego, renda e capacitação, ferramentas técnicas e financeiras, para a conquista da autonomia”, afirmou a vice-prefeita Ana Paula Matos, que esteve presente no evento.

A titular da Semdec, Mila Paes, explicou que o projeto Acelera Salvador faz parte de um programa mais amplo, o Empreenda Salvador. “Dentro do Empreenda, nós fizemos o Treinar para Empregar, voltado à capacitação de pessoas para o mercado de trabalho tradicional. Já o Acelera é um projeto que tem por objetivo capacitar pequenos empreendimentos e criar redes associativas. Acreditamos que a união dos negócios tem o poder de fazê-los crescer e transformar a base da nossa economia”, elucidou.

Funcionamento – O Acelera Salvador apresenta uma metodologia baseada em três pilares: vendas, marketing e gestão financeira. Karine Oliveira, CEO da Wakanda Educação Empreendedora, empresa executora do Acelera Salvador, destacou que o foco do projeto é qualificar mulheres e homens que abriram um empreendimento por necessidade.

“As mulheres negras e mães solo, os ambulantes e artistas de rua, os pequenos comerciantes, nós queremos mapear quem são esses empreendedores por subsistência. Através da plataforma do projeto, queremos juntar e qualificar uma galera para atender grandes demandas da cidade, que um pequeno negócio não atenderia sozinho”, destacou.

A diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, salientou que os agentes de empreendedorismo, ação realizada em parceria com o Parque Social, vão monitorar e dar suporte aos empreendedores para incentivar a estabilidade dos negócios.

Taísa Góes, 23 anos, cadastrou dois negócios no Acelera Salvador: a Bem Gaiata Hair Boutique e o My Stage 360°, um palco de vídeo interativo em 360°. “É uma iniciativa voltada sobretudo para os pequenos negócios, que começam com insegurança, falta de capacitação. Acredito que esse projeto servirá de aparato para que possamos construir uma base sólida, porque muitas vezes temos habilidade e vontade, mas faltava este incentivo, que faz toda a diferença”, comentou.

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Como parte das comemorações pelo Dia do Gari, celebrado no último dia 16, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) promove exposição em homenagem à classe no Shopping da Bahia. A exposição fica disponível na Alameda Calazans Neto, Piso L2, de 16 a 31 de maio, para quem desejar conferir de perto o resultado desse trabalho. Na ocasião, também são exibidos exemplares dos fardamentos de edições especiais, como Natal, Carnaval, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Os painéis exibidos no Shopping da Bahia retratam os profissionais da limpeza de uma maneira que ressalta a importância destes para manutenção da cidade e os afastam dos preconceitos, descrevendo serviços como jardinagem, varrição e serviços na praia. Nos painéis, os garis compõem pontos turísticos da cidade como Farol da Barra, Igreja do Bonfim e Elevador Lacerda, em lindas colagens que os colocam gigantes, como são.

Essenciais – A iniciativa despertou impressões positivas de quem visitava a homenagem aos profissionais de limpeza, que puderam visualizá-los como essenciais e merecedores de toda homenagem, como ressaltou a aposentada Joseane dos Santos. "Os garis são profissionais que zelam pela limpeza na nossa cidade, além de serem fundamentais na preservação do meio ambiente. Cabe também a conscientização e colaboração da população no trabalho deles, principalmente na coleta de lixo. Os garis são essenciais", relatou.

 

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A lei que institui o Plano de Cargos e Vencimentos da Guarda Municipal de Salvador foi sancionada pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (20), durante ato realizado no Palácio Thomé de Souza, no Centro. A iniciativa ocorre três dias após o Executivo municipal receber a matéria aprovada da Câmara de Vereadores, e é considerada o maior avanço na política de valorização dos agentes do órgão.

Na ocasião, o prefeito anunciou ainda a convocação de mais 57 profissionais concursados. Também foi garantida a inserção de emenda que garante a participação feminina em um mínimo de 20% dos cargos da corporação.

O plano era uma demanda antiga da categoria e é um instrumento fundamental para a progressão de carreira dos agentes. "É uma conquista histórica da GCM, pois se trata de um desejo que existe desde sua criação. O plano reestrutura a carreira com garantia de ascensão, reserva de vagas para mulheres, criação de classes e um reajuste de 11% para todos em atividade. Além disso, já convocamos 157 novos guardas, dos quais 93 estão em atividade, e pretendemos chegar a 150 novos profissionais ativos", declarou Bruno Reis.

O plano beneficiará, diretamente, 1,3 mil servidores entre ativos e inativos e reconhece as especificidades da carreira do guarda civil municipal, além de estimular o crescimento profissional e assegurar os meios necessários para o conhecimento e desenvolvimento de habilidades dos colaboradores da corporação.

"Este é um instrumento para ampliar e melhorar ainda mais a prestação de serviço por parte da GCM. Em contrapartida, isso fortalece ainda mais o serviço, trazendo também mais responsabilidade. Sabemos que eles estão aptos para realizar um trabalho ainda melhor para a população. O plano garante que os guardas podem ascender verticalmente na carreira, com metas individuais e institucionais, onde todos ganham", explicou o titular da Semge, Thiago Dantas.

Vantagens – Entre as vantagens instituídas através da nova lei está a Gratificação por Regime Especial de Trabalho na Guarda Civil Municipal (RETGCM), que vai substituir a Gratificação de Risco, e concederá um percentual de 50% do valor de vencimento. Além disso, a proposta mantém a Gratificação por Avanço de Competência, com percentual variando entre 40% e 45% do vencimento básico, levando em consideração o nível em que o servidor se encontra, dentre outras iniciativas.

O diretor da GCM, Maurício Lima, celebrou mais esta conquista da categoria. "Essa conquista nos dá a segurança de evolução e a certeza de que o guarda municipal poderá crescer e cumprir seu papel junto à sociedade. É o maior avanço da GCM desde sua criação".

Estrutura e investimentos – Criada há 13 anos, a GCM tem o objetivo de preservar a ordem pública, proteger o cidadão, além de zelar pelos bens, serviços e instalações da cidade, respeitadas as competências dos órgãos federais e estaduais. Nos últimos anos, a Prefeitura empregou uma série de ações para qualificação das atividades diárias da instituição. 

No final de 2020, o órgão teve a sede, situada na Avenida San Martin, completamente requalificada. Além disso, houve investimento na aquisição de viaturas, armamentos, coletes, capacitações e operações especiais remuneradas.

Atualmente, a GCM possui cerca de 1,3 mil servidores e seis grupamentos: Grupo de Operações com Cães (GOC), Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo de Rondas da Capital (Rondac), Grupamento Especial de Motociclista (GEM), Grupo de Apoio ao Turista (GAT) e Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa).

O representante da categoria no Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador, Bruno Carianha, acredita que as melhorias para a GCM impactam diretamente na performance dos profissionais e trazem benefícios para a cidade como um todo. "Hoje sentimos que a Prefeitura reconheceu este trabalho. O plano passa a estruturar nossa carreira, nos dando melhores condições de carreira e salários, no decorrer da vida laboral, atuando de forma ainda melhor para o benefício da cidade”.

Destaques – Como destaques, o plano de cargos e salários da GCM traz o estabelecimento da hierarquia, aperfeiçoando o funcionamento estrutural da corporação; torna clara as regras de avaliação de desempenho; fixa a avaliação de desempenho relacionada ao cumprimento de metas institucionais e individuais; e cria uma reserva de vagas para mulheres.

Além disso, consolida a jornada de trabalho; assegura um aumento salarial na ordem de 11%; cria seis classes que serão conquistadas com avanços verticais no momento da promoção; institui critérios de desempenho para o avanço vertical e objetivos, como prova de esforço físico periódico e realização de cursos de extensão na área com cargas horárias progressivas; garante cotas femininas para ingresso no concurso (20%) e cotas femininas para promoção nas classes (15%), além das cotas em cargos em comissão.

 

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Por intermédio do Programa Empreenda Salvador, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) lançará nesta sexta-feira (20), às 9h, o projeto Acelera Salvador, no Campus Fratelli Vita da Estácio, na Calçada. A iniciativa, uma parceria com a Wakanda Educação Empreendedora, pretende capacitar 1,4 mil empreendedores formais e informais de nove bairros de Salvador, para criação de redes associativas. A ação contará com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos.

A diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, afirmou que esse é o primeiro programa da Prefeitura que tem como objetivo qualificar e, ao mesmo tempo, conhecer as potencialidades locais dos bairros onde o programa vai atuar. “Com isso, conseguiremos levar qualificações específicas e, mais do que isso, juntar essas pessoas dentro de um conceito de economia solidária, de formar redes associativas, para que as vendas dos produtos sejam maiores e mais visíveis. Com isso, a gente consegue o objetivo central que é aumentar a geração de renda e fortalecer o empreendedorismo”.

As inscrições estão disponíveis pelo link https://forms.gle/2R7qZKTXyJiJZXVx5  . Estão envolvidos no projeto os bairros de Cajazeiras X, Caminho de Areia, Itapuã, São Cristóvão, Lapa, Paripe, Plataforma, Pernambués e São Caetano. O projeto piloto será realizado no Caminho de Areia e adjacências, no próximo dia 6 de junho, contemplando 155 empreendedores.

As trilhas formativas acontecerão on-line com duração de três semanas, completando uma carga horária de 20 horas. O conteúdo será voltado para gestão financeira, vendas on-line e planejamento pelo celular. Além da etapa de qualificação, o Acelera Salvador tem a proposta de analisar as potencialidades de cada bairro, para criação das redes produtivas.

 

 

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