Geral

0
0
0
s2sdefault

Integrantes do Programa Jovem Aprendiz Empreendedor, uma parceria entre a Prefeitura e o Parque Social, participaram de um encontro na manhã e tarde desta quinta-feira (19), quando receberam o encaminhamento para o mercado de trabalho. A ação, em conjunto com o Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), aconteceu no auditório do Parque Social, localizado no Parque da Cidade, no Itaigara.

Os 260 jovens foram divididos em duas turmas, nos turnos da manhã e da tarde, e assistiram a palestras sobre orientação para o mercado de trabalho, como se inscrever para as vagas, além de participar de uma oficina de entrevista para o primeiro emprego. A coordenadora do programa, Katharina Pinheiro, acompanhou o encontro e afirmou que esse momento de encerramento da formação auxilia os jovens no desenvolvimento de habilidades e competências para participar de processos seletivos em empresas que façam a absorção de jovens nesta função. “A partir disso, eles conseguem se preparar para a primeira entrevista, estar à frente de recrutamento e seleção e aprender como ter e manter uma postura profissional”.

A CEO do Portal D&T, Carla Moreira, foi a primeira palestrante da manhã e cativou a atenção do público, que participou ativamente com perguntas. “Os jovens são o futuro, então é bom criar essa estrutura de orientação, para que tenhamos bons profissionais mais à frente. É importante, enquanto profissionais já estabelecidos, que a gente contribua passando nossa trajetória, como chegamos aqui”.

Experiência – A jovem Soane Freitas, de 21 anos, é uma das concluintes desta turma. Estudando psicologia, ela passou um ano e cinco meses atuando na Secretaria de Comunicação (Secom) e avaliou a passagem pela Prefeitura. “Saio com muita experiência, pois foi uma ótima oportunidade para mim. Me desenvolvi, conheci pessoas novas e eu sei que o que aprendi durante a capacitação, eu vou levar para a vida e para outros trabalhos”.

Depois de um ano e sete meses na Guarda Civil Municipal (GCM), Fabrício Carvalho, também de 21 anos, conta que foi uma experiência incrível, principalmente por ser o primeiro contato profissional, e por se sentir abrigado na secretaria onde atuou. “Foi incrível, eu ganhei uma família e adquiri muito conhecimento teórico e prático. Saio com uma bagagem de coisas positivas e um profissional melhor. Minha expectativa agora é adquirir estabilidade financeira e cursar uma faculdade, na área de letras”.

Processo seletivo –  Desde 2014, o programa Jovem Aprendiz Empreendedor oportuniza capacitação profissional para adolescentes e jovens com idades entre 14 a 22 anos e seis meses. A intenção é fortalecer o protagonismo juvenil, possibilitando o crescimento pessoal, técnico e social para o enfrentamento dos desafios na vida e no mercado de trabalho.

A metodologia aplicada tem caráter interdisciplinar, com a possibilidade de construção do projeto de vida, acompanhamento psicossocial, momentos de integração com os pais e responsáveis dos jovens e participação em atividades culturais.

Os jovens passam por processo seletivo e, após resultado da seleção, os aprovados são contratados pelo Parque Social. Eles iniciam a Capacitação Teórica, que possui conteúdos voltados para a função de auxiliar administrativo, e temas com foco no desenvolvimento pessoal dos aprendizes, com a finalidade de promover reflexões e atitudes de responsabilidade, disciplina, proatividade, autonomia, autoconfiança, agir consciente, cidadania e sustentabilidade.

Na etapa da Capacitação Prática, aplicam os conhecimentos na função de auxiliar administrativo, nos diversos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Salvador. A carga horária total do Jovem Aprendiz Empreendedor é de 1.280 horas, sendo 400 horas teóricas e 880 horas de prática profissional, com entrega de certificado ao final da formação.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Operador de telecobrança
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter trabalhado com cobrança extrajudicial.
Salário a combinar + benefícios
10 Vagas

Sushiman
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
1 vaga

Salgadeiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Reparador e Pintor de Veículos
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Auxiliar financeiro
Ensino superior completo em Administração, Contabilidade ou Gestão financeira, 6 meses de experiência, conhecimento em Sistema de Gestão financeira e no pacote office.
Salário R$1.500,00 + benefícios
1 Vaga

Vidraceiro
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter CNH B.
Salário R$1.400,00 + benefícios
1 Vaga

Fiscal de prevenção
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário R$1.212,00 + benefícios
2 Vagas - zoneada para moradores da região da Suburbana

Repositor de mercadorias
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário R$1.212,00 + benefícios
2 Vagas - zoneada para moradores da região da Suburbana

Auxiliar de mecânico de veículos
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Borracheiro
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível conhecimento em pneus de carreta, empilhadeiras e pá-carregadeira. 
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Analista de Suporte Técnico
Ensino superior completo em Analise de Sistema, Ciência da Computação ou áreas afins, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento Intermediário de Excel, Redes e em Hardware (Manutenção e Conserto)
Salário R$1.300,00 + benefícios
2 Vagas

Técnico em vendas
Ensino superior cursando em administração, gestão comercial, gestão de negócios  ou comunicação, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Mecânico de veículos leves
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios}
1 Vaga

Analista de Suporte Técnico
Ensino superior completo em Analise de Sistema, Ciência da Computação ou áreas afins, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento Intermediário de Excel, Redes e em Hardware (Manutenção e Conserto).
Salário R$1.300,00 + benefícios
2 Vagas

Desenvolvedor de Android Pleno/Sênior
Ensino superior completo em Tecnologia da Informação ou áreas afins, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Desenvolvedor de Web
Ensino superior completo em Tecnologia da Informação ou áreas afins, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Coordenador de Marketing
Ensino superior completo em Marketing, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com marketing digital e de produtos
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Fazenda, alterou as regras para realizar o cancelamento e a substituição da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica e da Nota Fiscal do Tomador/Intermediário de Serviço Eletrônica. Publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 24 de março, o decreto 35.288/2022 tem como objetivo acompanhar as razões que geram o cancelamento e a substituição dos documentos fiscais.

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal emitido pelo prestador de serviço. Já a Nota Fiscal do Tomador/Intermediário de Serviço Eletrônica (NFTS-e) é gerada pelo contratante, quando o contribuinte é de fora do município. Os dois tipos de comprovantes podem ser substituídos quando houver necessidade de correção ou alteração de alguma informação, desde que seja realizada no prazo de 30 dias ou até o 5º dia do mês seguinte a emissão.

O contribuinte que precisar realizar mais de 100 cancelamentos dentro do período de 30 dias pode realizar o procedimento de forma on-line, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., nos balcões de atendimento na sede da Sefaz (Rua das Vassouras, Centro), nas Prefeituras-Bairro ou rede SAC.

Live para tirar dúvidas – Com objetivo explicar as novas regras de substituição e cancelamento da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica e da Nota Fiscal do Tomador/Intermediário de Serviço Eletrônica, a Sefaz, junto com o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, promove uma live na próxima segunda-feira (23), a partir das 15h, no canal do YouTube do CRC-BA.

O evento contará com palestras do diretor da Receita Municipal, Ulysses Arêas; da coordenadora de Fiscalização da Sefaz, Rosana Marques; do coordenador do Programa Nota Salvador, Artur Mattos; e do presidente do CRC-BA, André Luís Barbosa. Os gestores trarão detalhes e esclarecimentos sobre os novos procedimentos adotados pela administração municipal.

Qualquer cidadão pode assistir a transmissão, porém os interessados em receber certificação devem realizar a inscrição até o dia do evento, através do site crcba. org. br/ eventos. Mais informações podem ser obtidas nos perfis no Instagram (@sefazsalvador), Facebook (salvadorsefaz) e Twitter (@salvadorsefaz).

 

 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Neste sábado (21), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizará o primeiro mutirão de 2022 para entrega de credenciais de vagas especiais de estacionamento. Serão 150 documentos disponíveis para serem retirados através da modalidade drive-thru, das 8 às 16h, na sede do órgão, nos Barris. Para isso, é necessário que o cidadão faça agendamento prévio.

Ao chegar na Transalvador, o cidadão agendado será direcionado para uma vaga específica, onde será entregue o documento. Cada entrega dura em torno de um minuto. Para retirada da credencial é necessário a apresentação do RG original.

Emitida gratuitamente pela Transalvador, a credencial de estacionamento para vagas especiais é requisito essencial para utilização desses espaços nos estacionamentos particulares e públicos de Salvador. Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, gestantes ou lactantes acompanhadas por crianças de colo até dois anos têm direito à emissão do documento.

A credencial é de uso obrigatório em todo Brasil. Para a utilização das vagas especiais, o condutor deve ter o documento visível no painel do veículo. O motorista infrator está sujeito a fiscalização e notificação, sob pena de multa gravíssima, no valor de R$295 e cinco pontos na carteira.  

Como solicitar – Para solicitar a emissão da credencial, o cidadão deve fazer o agendamento no site da Transalvador, através do endereço www.transalvador.salvador.ba.gov.br, além de apresentar a documentação exigida. No caso dos idosos, é necessário levar o Formulário de Solicitação de Credencial disponível no site da Transalvador após o cadastro, impresso e assinado, acompanhado de documento de identidade com foto e CPF (original e cópia) e comprovante de residência com data de emissão não superior a três  meses (original e cópia).

No caso das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, além dos mesmos documentos solicitados aos idosos, é necessário apresentar original e cópia do atestado médico, que deve conter a indicação da deficiência e/ou mobilidade reduzida, de acordo com o Código Internacional de Doenças (CID), o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, preferencialmente, emitido pelo serviço médico oficial da União, do Estado ou Município.

Já as gestantes e lactantes também precisam apresentar o Formulário de Solicitação da Credencial preenchido e assinado, assim como a original e cópia tanto do documento de identidade com foto e CPF, quanto do comprovante de residência (com prazo não superior a três meses). Além disso, deve apresentar atestado médico contendo a idade gestacional do requerente, o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, preferencialmente, emitido pelo serviço médico oficial da União, do Estado ou Município.

 

 
0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Após anúncio de paralisação dos rodoviários para esta semana, a Secretaria de Mobilidade (Semob) convocou uma reunião emergencial com representantes do sindicato da categoria, na manhã desta quinta-feira (19), para tentar evitar a suspensão do serviço. Durante o encontro, realizado na sede da pasta, em Amaralina, o secretário Fabrizzio Muller tentou mediar as negociações e sensibilizar os rodoviários sobre a situação de crise vivida pelo transporte público.

“Estamos vivenciando a pior crise do transporte coletivo urbano da história do país, com empresas falindo, milhares de rodoviários perdendo seus empregos, o sustento de suas famílias, e a população ficando sem transporte. É preciso ter um pouco de sensibilidade nas negociações de ambas as partes”, destacou o secretário. “A Prefeitura se coloca à disposição para mediar essas negociações, buscando garantir uma definição satisfatória para ambas as partes e evitar um prejuízo maior para os usuários do transporte em caso de paralisação”, frisou.

O titular da Semob pontuou ainda que, apesar de todos os esforços do Município, que está atento à situação, as negociações devem ser feitas entre as concessionárias e seus funcionários. A categoria tem buscado entendimento junto aos empresários, porém, nenhum acordo foi aceito até o momento.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Mais 148 casas reformadas através do programa Morar Melhor foram entregues no bairro de Canabrava, nesta quinta-feira (19). Agora já são 573 residências modificadas pela Prefeitura no bairro que, anteriormente, possuía 425 lares beneficiados. A cerimônia contou com a presença do prefeito Bruno Reis, além de diversas autoridades municipais, reunidas na Rua Bem-Te-Vi, que também foi agraciada com uma praça repleta de equipamentos de lazer e saúde para a comunidade, em especial o público infantil.

Para o prefeito, o principal diferencial do Morar Melhor em relação às demais ações da Prefeitura é o poder de transformar a vida das pessoas, garantindo-lhes, além da melhoria na qualidade de vida, a sensação de retomada da dignidade. "Quando comparamos imagens antigas e atuais das casas reformadas pelo programa percebemos o que é uma verdadeira transformação na vida dessas pessoas. Goteiras, calor, banheiros em condições precárias, era assim que a maioria vivia. Hoje, percebemos que não há nada melhor que ter um lar bem cuidado", afirmou.

O chefe do Executivo municipal declarou ainda que as intervenções são parte de diversas outras obras que a Prefeitura tem realizado no bairro, transformando a vida das pessoas, facilitando a mobilidade, o acesso à saúde e à educação. “Esse programa é um sucesso, inclusive em outras cidades do Brasil, por levar dignidade para as famílias, que podem morar em paz, na certeza de que têm o conforto e a segurança necessários para enfrentar os desafios da vida", concluiu o prefeito.

Felicidade – Moradora do bairro desde muito pequena e há três anos residindo em casa própria, a dona de casa Elisângela Rocha, de 38 anos, possui três filhos e, atualmente desempregada, vive uma situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica. Para ela, ter a residência reformada pelo programa é uma de suas maiores vitórias.

Ela lembra o sufoco de morar em um imóvel com sérios problemas estruturais. "Era bem simples, com muito mofo, paredes danificadas, banheiro com bichos e estragado. Não tínhamos condições de fazer a reforma. Mas com o Morar Melhor, essa realidade mudou. É um novo e maravilhoso lar. Nunca imaginei receber um presente desses", disse Elisângela. 

Balanço – O Morar Melhor já reformou 35.778 casas em mais de 200 localidades da capital baiana, com benefícios como pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias de portas e janelas e instalações sanitárias. 

Praça – Implantada como incentivo ao convívio e lazer entre os moradores da região, a pracinha da Rua Bem-Te-Vi conta com três equipamentos de ginástica, espaço infantil com balanço, amarelinha, gangorras, gramado artificial, mesas e bancos.

Jucilene Brito autônoma, 39 anos, acredita que a nova praça será de grande importância para a comunidade. "É um lugar para as crianças do bairro brincarem, já que não há por aqui muitas opções de lazer e, antes, elas brincavam no meio dos carros. Além disso, hoje temos também um lugar para conversar e conviver com amigos e vizinhos”, relatou.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de trabalho serão os protagonistas de um evento inédito organizado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), juntamente com os órgãos do Programa Vida no Trânsito (PVT). O “Encontro Municipal sobre Segurança Viária: Ciclistas entregadores em perspectiva” acontece na próxima quarta-feira (25), das 8h30 às 12h30, no auditório da Associação Bahiana de Medicina de Tráfego (Abramet-BA), em Ondina.

As inscrições para o evento, que integra a programação do Maio Amarelo, são gratuitas e estão abertas no site da Transalvador, no endereço transalvador. salvador. ba. gov. br . “Queremos trocar experiências com representantes de diversos órgãos e entidades e também com a própria sociedade, para que possamos elaborar propostas ainda mais eficazes na promoção da segurança viária desses trabalhadores”, explica o superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos.

Durante o encontro, serão debatidas ações que visem a melhoria da segurança no trânsito e que ajudem a evitar ocorrências indesejáveis envolvendo os ciclistas entregadores, diante da demanda crescente por esses trabalhadores. Ao final do evento, será elaborada uma Carta Compromisso, a ser encaminhada para diversos órgãos com o intuito de efetivarem as propostas.

PROGRAMAÇÃO

8h: Credenciamento

8h30: Abertura

 

9h30: Painel 1 – Panorama geral da saúde no trânsito

*Tema: Panorama geral dos ciclistas no Brasil (apresentação virtual)

Palestrante: Patrícia Pereira Vasconcelos de Oliveira – Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CGDANT), do Ministério da Saúde

*Tema: Velocidade como fator determinante para a segurança dos ciclistas (apresentação virtual)

Palestrante: Victor Pavarino – Organização Panamericana da Saúde (Opas)

*Tema: Sinistro de trânsito decorrente do deslocamento em bicicletas – Diretriz da Abramet  

Palestrante: Dr. Antônio Meira – presidente da Abramet-BA

*Tema: Saúde do Trabalhador 

Palestrante: Letícia Coelho da Costa Nobre – diretora da Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador

Moderador: Antônio Meira

10h20: Intervalo

 

10h40:  Painel 2 – Mobilidade e infraestrutura

*Tema: Plano cicloviário 

Palestrante: Pablo Souza – Diretor de Planejamento da Secretaria de Mobilidade (Semob)   

*Tema: Readequação da velocidade e rede cicloviária de SSA 

Palestrante: Marcelo Corrêa – diretor de Trânsito da Transalvador

*Tema: A importância da logística na cidade

Palestrante: Juan Pedro Moreno Delgado – professor doutor do Departamento de Engenharia e Planejamento de Transportes da Ufba e Coordenador do grupo de pesquisa Certrama.

Moderador: Pablo Souza

 

11h30: Painel 3 – Segurança para ciclistas

*Tema: O esforço legal no contexto do trânsito com foco no ciclista

Palestrante: Danilo Costa – presidente da Comissão de Trânsito da OAB

*Tema: Ruas vivas – campanha de sensibilidade pela segurança viária focada na mobilidade ativa

Palestrante: Érica Telles - Coordenadora do Observatório da Mobilidade de Salvador e Coletivo de Mobicidade Salvador

*Tema: Apresentação do Programa do Ifood legal

Palestrante: Fabiana Carrijo – coordenadora sênior de Inovação em Logística do Ifood

Moderador: Fernando Coelho

12h30: Encerramento

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

No Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado na última terça-feira (17), a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) promoveu o 1º Workshop da Diversidade LGBT+: Empresa inclusiva. Durante a atividade, realizada de maneira virtual, foi apresentada a campanha publicitária do Selo da Diversidade LGBT+, que tem como objetivo apresentar a política pública voltada para as empresas de Salvador e estimular as adesões ao programa.

A iniciativa contou com as presenças da secretária da Semur, Ivete Sacramento; do coordenador do Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, Marcelo Cerqueira; da vice-presidente do Comitê do Selo da Diversidade LGBT+, Elizabeth Dantas; do presidente nacional do Fórum Empresas LGBT+, Reinaldo Bulgarelli; do representante do Itaú Unibanco, Bruno Crepaldi; e da colaboradora do Instituto Ethos, Scarlett Rodrigues.

O Programa Selo da Diversidade LGBT+ é uma política municipal instituída através do Decreto nº 35.071/2022 e visa reconhecer publicamente as ações de combate a LGBTfobia no ambiente de trabalho e a promoção da equidade quanto à orientação sexual e de gênero nas políticas de gestão de pessoas e marketing das organizações da cidade do Salvador. As inscrições para as propostas já estão abertas e prosseguem até o dia 1º de julho.

Serão outorgadas empresas que se comprometerem a inserir práticas de inclusão LGBT+ no mundo corporativo, nas categorias Compromisso e Reconhecimento. A previsão é de que a outorga ocorra no segundo semestre deste ano.

Incentivo – “O Selo da Diversidade LGBT+ é uma política concreta de equidade da Prefeitura do Salvador visando a inclusão dos LGBT+ ao mercado de trabalho e prevê um diálogo com as empresas, a fim de propor a adoção de um ambiente mais inclusivo e humano no mercado de trabalho”, pontuou Marcelo Cerqueira.

A colaboradora do Instituto Ethos ressaltou as principais motivações para as organizações investirem em políticas de diversidade e inclusão. “Acredito que as empresas devem sair do espaço que estão ajudando a sociedade para serem garantidoras de direitos humanos e colaborarem, mesmo que indiretamente, para a redução de violências a esse grupo em si”, declarou Scarlett Rodrigues.

“Uma empresa deve olhar para seus colaboradores e favorecer um ambiente seguro para que expressem sua identidade de gênero e orientação sexual. Além disso, deve existir um olhar para seus clientes, garantindo o respeito destes com os colaboradores, pensando soluções. Outro ponto fundamental é a disposição para investir na sociedade, fomentar a adoção de políticas de inclusão. O trabalho de diversidade é um trabalho em conjunto e importante na pauta do poder público e sociedade civil”, avaliou Bruno Crepaldi, do Itaú Unibanco.

Data – O dia 17 de maio é a data em que a homossexualidade foi elevada à categoria de orientação sexual natural e saudável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990. A retirada da homossexualidade da lista de Classificação Internacional de Doenças (CID) contou com voto favorável da médica legista baiana Maria Thereza Pacheco, falecida em 2010.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Uma parceria entre as secretarias de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Saúde (SMS) realizou, nesta quarta-feira (18), mais uma edição do projeto Caravana da Mulher. Desta vez, cerca de mil moradoras do bairro de Valéria foram beneficiadas com uma série de serviços gratuitos, oferecidos no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da localidade.

A cozinheira Jussara Souza, 44 anos, destacou a importância da promoção de iniciativas de valorização feminina. “A ação é espetacular. Gostei muito de todos os serviços ofertados. Com certeza, iniciativas como essa valorizam nossa comunidade e elevam nossa autoestima. A gente se sente uma mulher mais realizada. Estou muito feliz com o tratamento".

A diarista Rosimeire Silva, de 42 anos, avaliou a ida da Caravana da Mulher à localidade de forma positiva. “Achei a ação muito legal. Essa oferta de serviço mostra o bairro sob uma perspectiva diferente da violência. O equipamento do CEU já é de grande valia para comunidade, e hoje estamos tendo a oportunidade de realizar outras demandas, que muitas vezes são reprimidas, pela distância do bairro e condições das pessoas. Para mim está sendo maravilhoso".

A ação foi realizada com apoio do laboratório Labchecap e da Faculdade Maurício de Nassau. Durante o evento, as cidadãs puderam fazer teste rápido para HIV/sífilis/hepatites, além do Cartão SUS e de marcação de mamografia, além de ter acesso a informações e inscrições para os programas Primeiro Passo, Casa Verde e Amarela e CredSalvador, que concede microcrédito facilitado a microempreendedores da capital baiana.

Também foram promovidas oficinas de preparação de currículo e para entrevista de emprego, saúde bucal, horta em casa e defesa pessoal. Estiveram presentes, ainda, serviços do Família Acolhedora, Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), Centro de Referência e Atenção à Mulher, Centro de Referência e Assistência Social (Cras), Conselho Tutelar, espaço de beleza e recreação para crianças, dentre outros.

De acordo com a diretora de Políticas para Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, a Caravana da Mulher tem como finalidade fortalecer as políticas públicas para as mulheres soteropolitanas. No caso de Valéria, a ação torna-se ainda mais especial, diante dos recentes episódios de violência ocorridos no bairro.

“Parafraseando Irmã Dulce, eu sempre falo que nós somos a última porta. Se nós não tomarmos atitudes, o mal prevalece. Hoje, essa caravana mostra que a Prefeitura tem uma responsabilidade social e vem lutando, na contramão de tudo isso que está acontecendo. Estou feliz com a adesão da comunidade à iniciativa”, completou o coordenador do CEU, Délio Lima.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...