Cerca de 35 auxiliadores de Desenvolvimento Infantil (ADI) de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) participaram da primeira formação para profissional de apoio e inclusão “Caminhos para Inclusão — Tecendo Caminhos para uma nova Escola”. A atividade aconteceu esta semana no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cid Passos, em Coutos.

O objetivo do encontro foi capacitar e orientar os profissionais de apoio sobre como dar suporte para crianças portadoras de necessidades especiais em sala de aula comum. Participaram do encontro profissionais da Regional do Subúrbio II e a formação foi ministrada pela professora do Cmei Cid Passos, Reginalva Santos; a professora da sala de recursos do Cid Passos, Helen Guimarães; e pela professora da sala de recursos da Escolab Coutos, Marili Lopes.

“Diante de uma alta demanda de crianças com necessidades especiais em nossas unidades, percebemos a necessidade de incluir e formar as ADI de nossa regional em um processo, para elas poderem fazer intervenções e poderem conhecer o papel especial que tem na vida dessas crianças e dessas famílias”, disse a diretora do Cmei Cid Passos, Izabel Cristina Borges.

“Sabemos das dificuldades existentes de como proceder como uma criança portadora de necessidade especial. É angustiante saber dessa dificuldade, então precisamos formá-las para poderem conduzir da melhor forma quando uma criança dessa estiver em crise, por exemplo”, frisou a professora Reginalva Santos.

Durante a formação foram abordados temas, como afetividade, apresentação de casos reais vivenciados por alunos do Cmei Cid Passos e técnicas de como agir diante de crianças com necessidades especiais. Além disso, foi apresentada a norma técnica instituída pelo município de Salvador de quais são os papéis da ADI PNE.

Aprendizado – Para a auxiliadora Jucimaura Rocha, de 47 anos, a realização da capacitação é de extrema importância pela oportunidade de aprendizado. “Sabemos que conhecimento nunca é demais. Precisamos sim, ser capacitados para poder ter ciência de como agir em situações necessárias. A cada dia de exercício de minhas atividades, tenho aprendido muito com cada criança em que convivo e auxílio”.

Também profissional de desenvolvimento infantil PNE, Tainá Melo, de 26 anos, considerou a formação bastante necessária para enriquecer os conhecimentos. “Lidar é desafiador, mas precisamos ter capacidade enquanto profissionais para poder saber conduzir da melhor forma esse suporte para essas crianças”, ressaltou.