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A Guarda Civil Municipal (GCM) promoveu, na manhã desta quinta-feira (28), uma palestra em homenagem ao Julho das Pretas. O evento reuniu guardas em formação, que ouviram palestras sobre racismo, proferidas pelos agentes Ângela Oliveira e Thiago Santos. A atividade foi mediada por profissionais do Núcleo Psicossocial (Nups) da GCM, composto por psicólogos e assistentes sociais. 

"A intenção é mostrar a importância de saber lidar com o outro, reconhecendo as situações de racismo. É sempre bom reforçar essa abordagem, no cuidado com os colegas e com a população”, destacou Ângela, que também é psicóloga. 

A guarda municipal Cleidiane Oliveira assistiu à palestra e elogiou a iniciativa. "Com certeza vai contribuir de forma positiva para o meu trabalho. Tudo que é trazido sobre a questão, principalmente algo que trata da nossa identidade, é fundamental. A palestra traz uma conscientização mais ampla sobre o porquê de cada comportamento e como combater práticas discriminatórias. Precisamos ser antirracistas", defendeu. 

Colaborador da Gerência de Desenvolvimento Humano (GEDHU), Roberto Santos afirmou que o evento é fundamental para o trabalho do guarda municipal. “Como agentes de segurança pública, devemos pensar no combate às opressões, como o machismo e o racismo. A conscientização nos ajuda a ter uma abordagem com base no direito de respeitar o cidadão, na sua diversidade”.

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizou mais uma edição do Lojista Legal esta semana. Desta vez, 26 lojistas do Shopping Bela Vista participaram da edição, que aconteceu no segundo piso do local, na última terça-feira (27). O objetivo é educar e garantir excelência na prestação de produtos e serviços pelos lojistas, com ênfase em aspectos como conceitos básicos do Código do Consumidor e os seus direitos.   

A certificação é dividida em três partes. Na primeira, os lojistas se inscrevem e participam da capacitação; na segunda, devem implementar em seu estabelecimento ou empreendimento todos os critérios aprendidos durante a capacitação; e, na terceira fase, o fornecedor recebe uma visita dos agentes de certificação, em um prazo de 15 dias após a certificação, para identificar se os critérios foram implementados. Caso o estabelecimento esteja apto, recebe o Selo de Qualidade Codecon: Lojista Legal, que possui validade de um ano. 

“Esse encontro visa aproximar o fornecedor do órgão administrativo e mostrar que nosso intuito não é somente de cobrar, mas, também, de educar os comerciantes, para que eles possam prestar um serviço melhor, de maneira correta e que mitiguem as possíveis infrações que venham ser cometidas”, disse o coordenador operacional da Codecon, Gabriel Sena. 

Aprendizado – Subgerente de um estabelecimento de vestuário, Ana Cláudia Santos, de 36 anos, parabenizou a iniciativa. “Foi muito interessante. Conseguimos aprender sobre muitas coisas. E, o principal, tirar todas as dúvidas possíveis”, disse. 

Para a subgerente de uma loja de móveis, Carine Reis, de 35 anos, o encontro foi bastante construtivo. “Saio daqui com a sensação de ter conseguido tirar todas as minhas dúvidas. Agora é implementar em nosso estabelecimento tudo o que foi passado aqui na formação”. 

Contato – Em caso de irregularidade, o consumidor pode fazer a denúncia através do Fala Salvador, no site www.falasalvador.ba.gov.br  ou pelo número 156, pelo aplicativo Codecon Mobile ou acessar as redes sociais do órgão. Além disso, o consumidor pode agendar, através do portal, ou pelo telefone (71) 3202-6270, atendimento presencial na Central de Atendimento ao Consumidor, localizada na Rua Chile, no Centro. A central funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

 

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O circuito infantil de bike promovido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) retorna em um novo cenário neste domingo (31). Depois do Farol da Barra, durante o movimento Maio Amarelo, a ação educativa infantil chega à Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, das 9h às 12h. 

O evento visa proporcionar o conhecimento sobre normas, boas condutas e como exercer seus direitos e deveres no trânsito, de forma divertida e interativa. Além de circularem com suas bicicletas, os pequenos podem participar de brincadeiras e fazer desenhos no local. 

“Essa atividade mostra que, de forma lúdica e divertida, é possível aprender a ser consciente no trânsito. Precisamos estimular o aprendizado à cidadania desde cedo”, comenta o superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos. Até o final do ano, a ação deve acontecer em outras regiões da cidade, como Cajazeiras, Campo Grande e Boca do Rio.  

Não é preciso se inscrever para participar da ação. As crianças podem participar do circuito com suas próprias bikes ou utilizar as bicicletas disponibilizadas durante a atividade.

 

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Salvador tem uma topografia peculiar, repleta de vales, morros e, em muitas ocasiões, são as escadarias que dão acesso e facilitam o deslocamento da população dessas áreas de relevo irregular. Para garantir acessibilidade e melhorar a mobilidade do soteropolitano, a Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (28), o primeiro programa municipal de recuperação de escadarias. Os detalhes do Degrau no Grau foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis, em cerimônia realizada na Rua 5 de Novembro, no bairro do Pau Miúdo.

Também estiveram presentes na ocasião o secretário de Manutenção da Cidade (Seman), Luciano Sandes, demais gestores municipais e lideranças comunitárias. Durante o lançamento do programa, o prefeito informou que o investimento total para o Degrau no Grau é de R$30 milhões, e destacou a importância das escadarias para a locomoção das pessoas em boa parte da cidade. Bruno Reis aproveitou a ocasião, ainda, para assinar a construção e reforma de 84 novos equipamentos, sendo 20 deles na regional Liberdade/São Caetano.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, ao longo dos anos, a Prefeitura já construiu ou reformou 500 escadarias em toda a cidade. O programa chega para consolidar esta ação, incluindo também itens de acessibilidade, como rampas e corrimãos, além de drenagem, buscando garantir melhor qualidade de vida para as famílias.

"Os equipamentos levam, no máximo, 60 dias para ficarem prontos. São escadas drenantes que não permitem que a água e a sujeira invadam a casa das pessoas. Este trabalho traz segurança para as famílias, conforto e acessibilidade para idosos e crianças, trazendo impacto direto na vida das pessoas", declarou Bruno Reis.

O vigilante Luis Carlos dos Santos, de 41 anos, morador do Pau Miúdo há 15 anos, explicou que, antes da reforma, as pessoas tinham grande dificuldade em trafegar pelo local, devido ao risco de quedas e outros acidentes. "A instabilidade estrutural dessas escadas, principalmente quando chovia, complicava a vida de todo mundo. Agora, com a requalificação, melhorou bastante e se tornou bastante seguro para a população, facilitando a vida de todos".

Avanço – O secretário de Manutenção, Luciano Sandes, ressaltou que a gestão municipal já vem trabalhando com recuperação de escadarias nos últimos anos. “Este é um programa consolidado, e agora intensificado, que está alcançando 500 equipamentos públicos em menos de dois anos. Neste período, temos obras concluídas, em execução e outras prontas para iniciar obras. Nossa previsão é alcançar 550 escadarias no total até o final deste ano e a tendência é ampliar o serviço até o final da gestão. Este é um trabalho importantíssimo para a mobilidade das pessoas em nossa cidade”.

Além dessas 84 obras anunciadas nesta quinta-feira, a reforma de 15 outras escadarias foram iniciadas em 2022, estando sete delas concluídas nos bairros do Barbalho, Pau Miúdo, Brotas, Curuzu (duas), Cosme de Farias e Luiz Anselmo. Além disso, oito escadarias seguem em execução nas localidades de Jardim Nova Esperança, São Marcos (duas), Águas Claras, Pau da Lima, Arenoso e Pernambués (duas).

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O bairro de Nova Brasília de Itapuã será um dos contemplados com a quarta etapa do Morar Melhor, programa da Prefeitura de Salvador que reforma casas em situação precária em várias comunidades da cidade. O anúncio foi realizado pelo prefeito Bruno Reis, ao lado do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Julio Santos, durante a entrega simbólica de mais 100 imóveis reformados pela iniciativa, ocorrida na noite da quarta-feira (25), na localidade.

A estimativa, de acordo com o chefe do Executivo municipal, é de que, na próxima etapa, em fase de licitação, sejam contemplados mais 20 mil imóveis em toda a cidade, sendo 200 apenas no bairro, dando a outras famílias condições dignas de moradia e vida. Até o momento, em Nova Brasília de Itapuã, 445 casas já foram transformadas pelo programa.

O prefeito destacou ainda a transformação que o programa promove para os contemplados, possibilitando dignidade e pertencimento. "Não há nada mais importante do que a nossa casa. Temos a exata compreensão das pessoas que vivem uma vida inteira e não conseguem ter a casa que sempre sonharam, pois muitas vezes vivem com auxílios ou ainda, as que trabalham, mal conseguem garantir o sustento das suas famílias", afirmou Bruno Reis.

Aprovação popular – Com o Morar Melhor, a Prefeitura vem garantindo benfeitorias, conforme a vontade dos próprios moradores. Os serviços envolvem pintura e reboco, além de colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. O limite de recursos empregados para as intervenções em cada habitação é de até R$7 mil.

Marildes Santos Reis, 57 anos, é baiana de acarajé e foi contemplada com a reforma do imóvel que reside há mais de três décadas. Ela contou que as melhorias vão trazer mais conforto e até melhora na autoestima dela e de duas filhas e uma neta que residem junto com ela.

“Eu só tenho a agradecer porque esse programa foi ótimo para mim e minha família. Minha casa era muito feia e hoje se tornou um palácio. Meu quarto era de madeirite e não tinha nem porta. Hoje eu tenho muro e porta no meu quarto e ainda um telhado novo na casa. Ter essa reforma me deu um momento de alegria muito grande”, declarou.

Funcionamento – O cadastramento das residências beneficiadas pelo Morar Melhor é feito pela Seinfra. Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo.

Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos. Desde que foi lançado, em 2015, o programa já reformou mais de 36 mil casas em cerca de 200 localidades de Salvador.

Regularização fundiária – Outro programa voltado para habitação também está atuando na comunidade de Nova Brasília de Itapuã: o Casa Legal. Também coordenado pela Seinfra, o Casa Legal regulariza a situação das pessoas que têm casa em áreas do Município, dando segurança jurídica às famílias. Os agentes do programa estão realizando a selagem das residências e dando início ao processo que resultará na posse definitiva do terreno. Deverão ser contempladas com este programa mil famílias no bairro.

O processo também vem sendo realizado em outros locais da capital, a exemplo do Alto do Coqueirinho, Bairro da Paz, Vila Canária, Caixa D'Água, Fazenda Grande do Retiro e São Caetano. A expectativa da pasta é que o trabalho seja iniciado, em breve, também no bairro do Arraial do Retiro.

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A capital baiana é uma das cidades do mundo participantes do webinar “Como comunidades e cidades podem inventariar emissões e remoções de GEE de florestas e árvores”, promovido pela World Resources Institute (WRI), C40 Cities e ICLEI nesta quinta-feira (28), às 10h. O evento pode ser acompanhado pelo link www.wri.org/events/2022/7/how-communities-and-cities-can-inventory-ghg-emissions-and-removals-forests-and-trees.

O objetivo do encontro é orientar cidades e comunidades de todo o mundo a combater o aquecimento global identificando como as árvores e florestas afetam a emissão e remoção de gases do efeito estufa. Apesar do entusiasmo internacional por soluções climáticas baseadas na natureza, muitos estudos locais não incluíram esses elementos naturais (árvores e florestas) devido à falta de orientação e complexidade para incorporá-los.

Na ocasião, será apresentada uma nova metodologia globalmente padronizada e flexível, para estimar as emissões de gases de efeito estufa e remoções de carbono por florestas e árvores, com base na Protocolo Global atualizado para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Escala Comunitária (GPC). A capital baiana é um dos municípios-piloto da iniciativa, com indicação realizada devido ao engajamento da cidade no Cities4Forests, por já possuir um Inventário de Gases de Efeito Estufa atualizado, e pela liderança em relação ao combate às mudanças climáticas.

A aplicação da metodologia no Brasil foi conduzida ao longo de 2021 pela Especialista em Desenvolvimento Urbano do Programa de Cidades do WRI Brasil, Lara Schmitt Caccia, em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), responsável pelo planejamento e execução das ações ambientais e climáticas do município.

“Ao tomar conhecimento da oportunidade do estudo, Salvador prontamente se engajou e aceitou ser a cidade-piloto. A capital baiana investiu em importantes iniciativas como arborização urbana, gestão dos parques, inventário de emissões de gases de efeito estufa, Plano de Ação Climática e no Plano Municipal da Mata Atlântica. Firmamos ainda a meta e o compromisso de ser carbono zero até 2050”, afirmou a secretária da Secis, Marcelle Moraes.

 

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Trinta auditores e controladores do Tribunal de Contas do Município (TCM) e da Controladoria Geral do Município (CGM) passam por capacitação, promovida pelo projeto Salvador Social. O curso tem como objetivo promover conhecimento aos servidores para a qualificação dos processos e dos serviços públicos prestados, além de ser um elemento central para a evolução funcional nas carreiras públicas, incluindo as carreiras dos Tribunais de Contas. 

“O avanço de conhecimento na área de novas tecnologias e aplicação de sistemas de informação ao setor público, bem como os novos modelos de auditoria de resultados, demandam o desenvolvimento de competências para a gestão eficaz, transparente e compartilhada das políticas públicas. E isto é fundamental no acompanhamento de projetos com organismos multilaterais, como o Salvador Social”, explica o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira. 

O curso tem como espinha dorsal as auditorias de contas e operacional, além da Inovação no Setor Público. A Ciência da Administração é tomada como a base para a qualificação do setor público e é a partir dela que se desenha todo o conteúdo programático sobre o ciclo das políticas públicas, seu acompanhamento e a sua avaliação. 

Os servidores capacitados terão a função de multiplicadores dentro da Administração Pública e de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o período da Especialização. O curso integra o componente de fortalecimento institucional previsto no projeto Salvador Social, com recursos destinados a estes órgãos de fiscalização.  

Programa – Iniciativa de impacto social da gestão municipal para modernizar e melhorar a qualidade e o acesso aos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social da história da cidade, o Salvador Social é um investimento de 250 milhões de dólares, financiado pelo Banco Mundial. Está integrado ao Plano Estratégico de Salvador, com a implementação de ações estratégicas do município para aprimorar a prestação de serviços sociais, com ênfase em melhorias na eficiência do sistema de Saúde, na qualidade da Educação e na efetividade da Proteção Social. 

O projeto conta com dois componentes. O primeiro é fornecer apoio à implementação das principais ações estratégicas do município nos três setores sociais: Saúde, Educação e Promoção Social. O segundo visa prestar assistência técnica às secretarias municipais responsáveis pelo cumprimento das metas acordadas e à Casa Civil, na coordenação e liderança da política e gestão transversais da administração municipal. 

Coordenado pela Casa Civil, com o apoio das Unidades de Gerenciamento de Projeto (UGP), o Salvador Social é executado pelas secretarias da Saúde (SMS), da Educação (Smed), e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).

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Para capacitar jovens e adultos no trato com as finanças, a Fundação Cidade Mãe (FCM), em parceria com o Senai, realizará, a partir do dia 15 de agosto, um curso com o objetivo de formar assistentes financeiros. A capacitação vai oferecer 35 vagas, com aulas de segunda-feira a sexta-feira, no turno matutino, sempre das 8h às 11h30, totalizando 160 horas de formação. Podem se inscrever jovens com idade a partir de 15 anos, que possuam Ensino Fundamental II completo. 

As inscrições devem ser realizadas no Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) Cristo é Vida, localizado na Rua Antônio Carlos Pedreira, s/n, na Chapada do Rio Vermelho, logo atrás da Ceasa, até o preenchimento das vagas. Os interessados deverão apresentar RG e CPF (originais e cópias) do aluno e responsável legal, no caso de menores de idade, comprovante de escolaridade e de residência. 

A gerente de Proteção Básica da FCM, Eliane Braz, explica que a capacitação chega em um momento em que os soteropolitanos estão em busca da retomada econômica, após longo período de crise, devido à pandemia de Covid-19. 

“A qualificação profissional é um requisito básico para qualquer pessoa que tem interesse em construir uma carreira, ou busca uma vaga no mercado de trabalho, principalmente os mais jovens e menos experientes. A pandemia transformou a qualificação profissional em uma necessidade para todos, a partir das mudanças no contexto corporativo. A tendência é que novas competências sejam exigidas e que algumas modificações, forçadas pela pandemia, conquistem de vez o mercado", avaliou.

O curso vai atender adolescentes, jovens e seus familiares em situação de vulnerabilidade social, em Salvador, que almejam adquirir conhecimentos e habilidades financeiras. Certificada pelo Senai, a capacitação servirá como um instrumento, para que as empresas reconheçam que o profissional apresenta um diferencial, frente a outros concorrentes.

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Topógrafo
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário R$2.324,79 + benefícios
2 Vagas

Técnico de Audio e Iluminação
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade para residir em Imbassaí (condomínio de funcionários) ou ser morador da região de Mata de São João.
Salário R$2.164,60 + benefícios
1 Vaga

Consultor comercial
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH B, possuir veículo e disponibilidade para viajar.
Salário R$1.680,00 + benefícios
3 Vagas

Agente de portaria
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário R$1.212,00 + benefícios
2 Vagas

Auxiliar de Cozinha
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade para trabalhar na Pituba e noite/madrugada
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Servente de Limpeza
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Auxiliar de logística ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )
Ensino médio completo, 3 meses de experiência, conhecimento em Informática.
Salário R$1.219,40 + benefícios
1 Vaga

Padeiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário R$1.212,00 + benefícios
1 Vaga

Assistente de Vendas
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento de Informática e CNH B
Salário R$1.400,00 + benefícios
1 Vaga

Operador de Calandras em Tecidos
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Torneiro mecânico
Ensino fundamental, 6 meses de experiência.
Salário R$3.500,00 + benefícios
1 Vaga

Agente de crédito
Ensino médio completo, 3 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Gerente de vendas
Ensino superior completo em Administração ou Gestão Comercial, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH B, possuir veículo e disponibilidade para viajar.
Salário R$3.000,00 + benefícios
1 Vaga

Pintor de Veículo
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Forneiro ( padaria )
Ensino médio incompleto, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Simões Filho.
Salário R$1.577,00 + benefícios
1 Vaga

Encanador
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, ter CNH A ou B desejável ser morador de Pirajá e região
Salário R$2.104,77 + benefícios
3 Vagas

Agente Comercial
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter CNH A desejável ser morador de Pirajá e região
Salário R$1.446,44 + benefícios
2 Vagas

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