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A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou nesta sexta-feira (29), o sexto e o sétimo casos confirmados da “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos, em Salvador. Os pacientes, ambos do sexo masculino, têm 30 e 31 anos, respectivamente, são residentes na capital baiana, e tiveram o início dos sintomas no dia 14 e 20 de julho. 

Ambos não necessitaram de hospitalização e seguem em isolamento, com boa evolução em domicílio. Um dos infectados está em isolamento domiciliar no estado de São Paulo. O primeiro caso da Monkeypox na capital baiana ocorreu no último dia 13 e, assim como os registros seguintes, não necessitou de internamento domiciliar. 

Transmissão e sintomas – A varíola do macaco pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. Há também o risco de contaminação pela utilização de materiais contaminados, como toalhas, roupas de cama e utensílios domésticos contaminados e/ou contato com animais infectados pelo vírus. 

Os principais sintomas observados nos indivíduos infectados são febre, dor de cabeça, dores nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, lesões na pele, que começam no rosto e se espalham pelo corpo, atingindo principalmente as mãos e os pés. 

O vírus tem um período de incubação que pode variar de cinco a treze dias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sintomas duram de 16 a 21 dias. 

Ao apresentar os sintomas da doença, a orientação da SMS é que o paciente busque uma unidade de urgência e emergência. Atualmente, a rede municipal dispõe de 16 postos de urgência que funcionam ininterruptamente, nos sete dias da semana, inclusive feriados, em regime 24 horas. 

Locais de atendimento – UPA Santo Antônio (Roma), UPA San Martin, UPA Barris, UPA Paripe, UPA Periperi, UPA Valéria, UPA Brotas, UPA Parque São Cristóvão, UPA Pirajá/Santo Inácio, UPA Itapuã, PA Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), PA Alfredo Bureau (Marback), PA Edson Teixeira (Pernambués), PA Rodrigo Argolo (Tancredo Neves), PA São Marcos e PA Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo).

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O Parque Social sediou, nesta sexta-feira (29), mais uma programação do Julho das Pretas que, ao longo deste mês, vem promovendo atividades comemorativas ao Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latino-Americana e Dia Nacional de Tereza de Benguela. A atividade ocorreu na sede da entidade, no Parque da Cidade, no Itaigara. 

Um público de 50 pessoas, majoritariamente de mulheres negras – estudantes, empreendedoras e moradoras do Nordeste de Amaralina –, participou da roda de conversa “Agente de transformação nos negócios". As palestras foram ministradas pela jornalista Vilma Neres, pela empreendedora Salma Coutinho e pela arquiteta Bamidele Fasolyn. 

“A importância dessa atividade é dar visibilidade para mulheres empreendedoras, que possam se tornar referência e inspiração para as que estão assistindo. Mostrar que as mulheres negras podem, sim, liderar negócios e chegar lá”, disse Bamidele. 

Em seguida, foi a vez da roda de conversa “A importância do autocuidado”, mediada pela psicóloga Carolina Fonseca. Finalizando o encontro, foram ofertadas às participantes sessões de consultoria de beleza, em trança e maquiagem, realizadas pela trancista Joice Marília e pela esteticista Jacy Assis. 

Empoderamento – A administradora Sandra Barbosa participou das atividades e comentou o impacto social produzido pelo evento. “A proposta é maravilhosa. Estatisticamente, as mulheres são a maioria que empreende e chefia famílias, e precisamos desse empoderamento. Muitas de nós são donas de um negócio e nem sabem que são empreendedoras. Daí a importância do contato com mulheres que deram certo”, ressaltou.  

A presidente do Parque Social, Sandra Paranhos, observou que, entre os 300 jovens participantes das capacitações da entidade, 209 são adolescentes negros. “Consideramos fundamental trazer essa discussão. É uma oportunidade de conectar nossa expertise em empreendedorismo social ao empoderamento da diversidade”, concluiu.

 

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento). O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento. 

Gerente de Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Ensino superior completo , 6 meses de experiência, desejável ter trabalhado na área de saúde.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Encanador 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência. 

Salário R$1.400,00 + benefícios

1 Vaga 

Técnico de eletrônica

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável ter trabalhado na área de saúde.

Salário R$1.800,00 + benefícios

1 Vaga 

Supervisor de limpeza (VAGA EXCLUSIVA DO PROGRAMA SIMM MULHER)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário R$1.680,88 + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar de Limpeza Pesada

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Moleiro 

Ensino fundamental incompleto, 6 meses de experiência. 

Salário R$1.500,00 + benefícios

3 Vagas 

Cozinheiro de Restaurante 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino medio incompleto, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Vigia (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio incompleto, 3 meses experiência, disponibilidade para trabalhar em sistema de escala 12x36.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar Pessoal

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Excel intermediário, experiência com Sistema de Departamento de Pessoal e Conhecimento atualizado com E-social 

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Garçom

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade para trabalhar a tarde/noite, fácil acesso ao Shopping Paralela

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Vendedor Interno

Ensino medio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: habilidade para manusear aplicativo e residir no municipio de Luis Eduardo Magalhães

Salário a combinar + benefícios

10 Vagas 

Supervisor de Vendas

Ensino medio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A/B, carro, pacote office, habilidade para manusear aplicativo e residir no municipio de Luis Eduardo Magalhães

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar de produção de salgados

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter trabalhado com forno.

Salário R$1.235,00 + benefícios

3 Vagas 

Salgadeiro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter trabalhado com produção de salgados fritos, de forno e pãozinho delícia.

Salário R$1.235,00 + benefícios

2 Vagas 

Monitor de alunos (vaga temporária de 90 dias)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Ascensorista (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário R$1.313,00 + benefícios

3 Vagas 

Camareira (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas 

Steward / lavador de prato (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Garçom (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas 

Auxiliar de bar (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas 

Vigilante (vaga temporária de 20 dias)

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter curso atualizado e disponibilidade para trabalhar em sistema de escala

Salário R$1.268,74 + benefícios

20 Vagas 

Atendente de Cafeteria

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, experiência com preparo de café será um diferencial, requisito imprescindível: ter disponibilidade para trabalhar na loja do Aeroporto

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Garçom

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade para trabalhar a noite e vaga zoneada para os bairros próximos a Pituba

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Garçom

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas 

Ajudante de Bar e Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios ]

3 Vagas 

Cozinheiro de Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível conhecimento em Excel.

Salário R$2.064,81 + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar de farmácia (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, conhecimento em informática.

Salário R$1.683,00 + benefícios

4 Vagas 

Ajudante de Bar e Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade total de horário

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Topógrafo 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário R$2.324,79 + benefícios

2 Vagas 

Técnico de Audio e Iluminação 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade para residir em Imbassaí (condomínio de funcionários) ou ser morador da região de Mata de São João.

Salário R$2.164,60 + benefícios

1 Vaga 

Consultor comercial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH B, possuir veículo e disponibilidade para viajar.

Salário R$1.680,00 + benefícios

2 Vagas 

Auxiliar de logística (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, conhecimento em Informática.

Salário R$1.219,40 + benefícios

1 Vaga 

Torneiro mecânico 

Ensino fundamental, 6 meses de experiência.

Salário R$2.800,00 + benefícios

1 Vaga 

Pintor de Veículo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

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Salvador segue líder na geração de emprego dentre as capitais da Região Nordeste, de acordo com a mais recente pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada esta semana. Em junho, a cidade registrou 3.821 postos de trabalho com carteira assinada.

No acumulado do ano, o saldo também é positivo, evidenciando a geração de 22.752 empregos formais. No mesmo período do ano passado, foram computados 15.227 empregos. 

A construção civil mais uma vez foi o setor que mais contribuiu para o resultado neste primeiro semestre, contabilizando 7.411 vagas de emprego. Em seguida, estão educação (4.304) e saúde (3.586). Os três setores somam 67% dos empregos criados neste primeiro semestre. 

Já no ranking nacional, Salvador posiciona-se em sétimo lugar na criação de postos de trabalho. “Os dados do Caged são bem positivos, pois demonstram que Salvador está tendo a capacidade de retomada da economia de forma gradual, com tendência ao crescimento”, pontuou a secretária municipal de Economia, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes. 

A gestora acrescenta que a Prefeitura vem atuando com determinação, no sentido de promover ações que permitam a abertura de vagas de empregos no mercado de trabalho e, também, o fortalecimento do empreendedorismo para aquecer a economia da cidade.

   

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Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o programa Casa Legal – que regulariza a situação de pessoas que têm casa em áreas do Município – iniciou o cadastramento dos imóveis que fazem parte da poligonal beneficiada no Arraial do Retiro. Na noite desta quinta-feira (28), a equipe técnica realizou evento para mobilização e apresentação dos novos critérios à comunidade para obtenção do registro de propriedade. 

Na localidade, o programa está atuando na selagem para cadastramento dos imóveis em 48 logradouros. “A ação vai abranger 14 mil unidades imobiliárias na cidade. Sabemos que o maior sonho do ser humano é ter a casa própria, por isso o Casa Legal visa garantir a emissão do título de propriedade para que as famílias possam ter sua segurança jurídica assegurada", afirmou o secretário Julio Santos. 

O registro de propriedade definitivo é um dos diversos benefícios que os moradores da localidade terão acesso ao realizar o cadastro. Elisabete Alves, 46 anos, é nascida e criada no bairro e falou sobre a inciativa. “Eu fiquei muito feliz, a reunião de hoje foi muito esclarecedora e eu estou ansiosa pela visita dos cadastradores para ser dona de verdade da minha casa.”, comemorou. 

Funcionamento – Com a nova formatação da regularização fundiária, determinada pela Lei Federal 13.465/2017, o morador recebe o título de propriedade definitivo, com tudo registrado no cartório, sem precisar pagar nada. O programa promove o acesso legal à posse do uso da terra, por meio do registro de propriedade, assegurando o direito à moradia e o exercício da cidadania aos seus ocupantes. 

Uma das mudanças no programa é que agora a Prefeitura vai até o beneficiado. O agente do Casa Legal, devidamente identificado, atua na comunidade com a selagem, o cadastramento e a triagem dos documentos. Desta forma, a família tem mais segurança e comodidade. Durante a ação, a equipe identifica o imóvel com um selo e realiza o registro dos documentos. 

Para ser beneficiado, é necessário que a unidade imobiliária seja integrante de núcleo urbano informal consolidado e, comprovadamente, existente em 22 de dezembro de 2016. Além disso, o beneficiário não pode ser concessionário, foreiro, ou proprietário de imóvel urbano ou rural. 

Também não pode ser beneficiado pelo Casa Legal o cidadão contemplado com legitimação de posse ou fundiária, de imóvel urbano com a mesma finalidade, ainda que situado em núcleo urbano distinto. Ainda dentro dos critérios, a renda familiar deve ser de até cinco salários mínimos. A lista com a documentação necessária e a relação de ruas e bairros onde o programa está atuando estão disponíveis no site www.seinfra.salvador.ba.gov.br.

 

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Os secretários e dirigentes da Prefeitura de Salvador participaram, nesta sexta-feira (29), de um evento para discutir condutas vedadas aos agentes públicos nas eleições de 2022. Realizado no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, o encontro também foi palco do lançamento da cartilha virtual com as principais orientações sobre o tema. O manual já pode ser consultado no site da Procuradoria-Geral do Município (PGM), no site www.pgms.salvador.ba.gov.br.

A atividade contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e do ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcisio Vieira, além da titular da PGM, Luciana Rodrigues, e do subprocurador do órgão, Eduardo de Carvalho. A iniciativa foi um momento especial para os gestores trocarem informações, tirarem dúvidas e aprenderem questões da legislação eleitoral.

O prefeito destacou que, nos últimos pleitos, a Prefeitura tem tido o cuidado em divulgar, junto aos gestores, as regras de como proceder em período de campanha Ele lembrou que no dia 1º deste mês foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) o decreto nº 35.643, composto por dez artigos. “Toda a eleição temos a preocupação de baixar decreto orientando nossas equipes de como proceder, além de distribuir cartilha. Devemos nos preparar ainda mais para o desafio dos próximos meses. Nosso propósito é fazer uma eleição limpa e que ela possa ocorrer com toda tranquilidade”, frisou Bruno Reis.

Além de responder questões feitas pelos dirigentes municipais, o ex-ministro do TSE e jurista Tarcisio Vieira explicou as nuances da lei eleitoral e dispositivos legais que devem ser observados antes e durante as eleições. “Às vezes são cometidas, conscientemente ou não, infrações à legislação. Por isso, existe hoje o consenso de que a atuação preventiva do controle de legalidade é a mais eficiente.”

Vieira lembrou, ainda, que as potencialidades lesivas decorrentes de más condutas eleitorais vão desde aplicação de multas, nos casos mais leves, até cassações e perda de registro de candidatura, nos mais graves.

A procuradora Luciana Rodrigues, por sua vez, reforçou que reunir os titulares e demais gestores da linha de frente dos órgãos públicos municipais foi uma oportunidade especial para esclarecer dúvidas conjuntas e atuais da jurisprudência do TSE. “Há diversas condutas que devemos observar para não prejudicar o gestor e o candidato no qual ele está apoiando. A cartilha que disponibilizamos elenca regras como evitar uso das repartições públicas para fins eleitorais, carros oficiais em evento políticos, entre outras orientações”.

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A Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Fazenda (Sefaz), revisou os critérios de classificação de risco de diversas atividades econômicas, com objetivo de facilitar a abertura de empresas na cidade. Publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta-feira (29), o decreto amplia de 149 para 405 o número de tipos de negócios considerados de “baixo risco A”. 

Com a medida, mais empresas poderão ser abertas automaticamente pela administração municipal, dispensando a análise manual de viabilidade. A avaliação automática beneficiará diversos segmentos, como escritórios de advocacia, agências de publicidade, comércios varejistas, entre outros. 

"A alteração dos critérios de classificação de risco das atividades econômicas busca reduzir a burocracia e acelerar o processo de abertura de empresas, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade", destaca o titular da Sedur, João Xavier. 

Com a ação, o cidadão que desejar abrir uma empresa deverá fazer o pedido no site da Junta Comercial da Bahia (Juceb), através do Sistema de Registro Integrado (Regin), que enviará simultaneamente os dados de viabilidade do nome, descrição do objeto social e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) fiscal à Juceb e, em seguida, encaminhará a viabilidade de localização para a Sedur – que, no caso da classificação “baixo risco A”, acontecerá de maneira automática. 

Para a secretária da Fazenda, Giovanna Victer, a ação corrobora para o crescimento da cidade.  “A ação faz parte de um projeto ampliado de crescimento e desenvolvimento da cidade, que possibilitará maiores investimentos e o crescimento da economia do município”, afirma. 

A lista com a relação das atividades econômicas que serão beneficiadas com a revisão da classificação de riscos pode ser consultada através dos sites www.dom.salvador.ba.gov.br ou www.sedur.salvador.ba.gov.br .

 

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A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) criou um novo atendimento de transporte para a região do Itaigara, Pituba e Rio Vermelho, que funcionará a partir deste sábado (30). A nova linha E-126 -Lucaia x Pituba foi criada para reduzir o tempo de espera destes usuários durante as obras do BRT que estão sendo realizadas na região, dando maior agilidade para o trajeto.

A nova linha será circular e sairá da praça Nelson Fonseca, na Rua do Canal, passando pela Avenida Juracy Magalhães Júnior, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Rua Rio Grande do Sul, Avenida Manoel Dias, Rua Visconde de Itaboraí, Rua Oswaldo Cruz, Largo da Mariquita, Rua do Canal, e retornando para a Praça Nelson Fonseca. A linha fará 40 viagens de segunda a sábado, com saídas a cada 20 minutos.

Com a criação do novo atendimento, as 16 linhas que passam pela Avenida Juracy Magalhães, sentido Avenida Garibaldi, e têm como destino o Itaigara também terão seu itinerário encurtado. Por conta das intervenções do trecho 2 do BRT que vêm acontecendo na região da Lucaia, estas linhas têm utilizado o primeiro retorno da Avenida Vasco da Gama, aumentando seu trajeto em aproximadamente 3km.

A partir deste sábado, estas linhas passarão a retornar logo após a Embasa, deixando de acessar a Vasco da Gama. Com isso, os ônibus também deixam de parar na entrada da Rua do Canal, parando mais à frente, no ponto do Vale das Pedrinhas, e seguindo daí seu itinerário normal.

Os agentes da Semob e prepostos da empresa responsável pela linha estarão pela região para orientar os usuários sobre o novo atendimento. Confira as linhas que terão o itinerário modificado.  

Linha

Código

Nome

427

IAPI x Itaigara

427-01

518

Sussuarana/CAB x Engenho Velho de Brotas

1052

Estação Mussurunga x Barra 2

1129

Cabula VI x Pituba

1220

Mata Escura x Pituba

1320

Pau da Lima x Nordeste

1341

Estação Pirajá x Barra 2

0218

Ribeira x Pituba

1614

Mirantes de Periperi x Itaigara

1614-01

Itacaranha x Itaigara

1614-03

Colinas de Periperi x Itaigara

1614-04

Mirantes de Periperi x Itaigara

1643

Fazenda Coutos x Pituba

1645

Alto Terezinha/Rio Sena x Pituba

1645-01

 

Via Exclusiva – A partir desta sexta-feira (29), o trecho da via exclusiva de ônibus na Avenida Vasco da Gama, situado entre o final da Rua Lucaia e o Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, será bloqueado de forma definitiva, em ambos os sentidos. A intervenção se dá em razão do avanço das obras do trecho 2 do BRT, que estão em andamento na região da Lucaia.

Com o bloqueio, as linhas de ônibus deverão trafegar fora da via exclusiva, realizando o embarque e desembarque de passageiros normalmente nos pontos já regulamentados do trecho. As linhas que utilizam a via exclusiva poderão acessa-la novamente logo após o Complexo da vigilância sanitária. Os prepostos das concessionárias estarão pela região para orientar os usuários sobre as mudanças.

Confira as linhas que serão afetadas com a intervenção:

Linha

Código

Nome

0120

Barbalho/Garcia x Salvador Shopping

0334

São Caetano x Barra

0715

Lapa x Santa Cruz

0718

Vale das Pedrinhas x Lapa/Barroquinha

0728

Nordeste x Ribeira

0805

Lapa x Pituba

1005

Lapa x Itapuã/Praia do Flamengo

1007

Lapa x Terminal Aeroporto/Jardim das Margaridas

1211

Tancredo Neves x Barra

1239

Mata Escura x Barra

1388

Estação Pirajá x Barra 3

1633

Mirante de Periperi x Ondina

 

 

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As ações para prevenir os efeitos das chuvas alcançaram mais uma área de risco da capital baiana, após a aplicação de uma geomanta no Caminho 4, na 5ª Etapa (Creche), em Castelo Branco. A estrutura foi entregue nesta sexta-feira (29), com as presenças do prefeito Bruno Reis e do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo.

O prefeito destacou que o programa de proteção está avançando em Salvador e deve atingir 400 localidades até o fim deste ano. "Já protegemos 238 áreas com geomantas, temos mais 14 em execução e diversas outras em fase de vistoria. Além disso, outras áreas de risco seguem protegidas com solo grampeado e cortina atirantada".

Com 2 mil m² de área, a proteção deu mais tranquilidade e segurança aos moradores que vivem próximo à encosta, permitindo impermeabilização do talude para evitar que futuros deslizamentos de terra ocorram. A obra teve investimento de R$392 mil e beneficia 252 famílias. Somente na regional de Cajazeiras, na qual Castelo Branco faz parte, mais de dez geomantas já foram instaladas – a última delas havia sido entregue em maio passado, no próprio bairro, na 3ª Etapa.

A aplicação de geomanta ocorre desde 2016 na capital baiana e tem sido uma das estratégias de enfrentamento aos desastres naturais. Por meio dessa iniciativa, mais de 230 áreas de risco já foram protegidas com a proteção, que é formada por composto PVC e geotêxtil com cobertura de argamassa jateada.

A auxiliar administrativa Cleonildes Oliveira, de 39 anos, moradora há duas décadas no local, explica que antes da geomanta, a sensação de medo era constante. "Era uma situação muito difícil. Noites de terror quando chovia, ninguém dormia, com medo da encosta desabar. Neste período, inclusive, a questão do aluguel social foi muito importante, e nas horas mais críticas não ficamos muito tempo aqui. Agora, com a geomanta, teremos noites de paz, sono e tranquilidade ".

Monitoramento – A Codesal monitora 18 mil m² de áreas de risco e, conforme o diagnóstico realizado pelas equipes em campo, as localidades que mais necessitam da aplicação da tecnologia têm sido alcançadas.

As geomantas são extremamente seguras e sempre passam por manutenção cotidiana, mas nem toda a situação comporta o uso da técnica. Os engenheiros fazem a análise e apontam a possibilidade da instalação da estrutura a partir da análise de inclinação do talude, entre outros critérios.

Outras alternativas são as construções de contenções definitivas de solo grampeado ou cortina atirantada. Cerca de 120 localidades da capital baiana receberam essas intervenções, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

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