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Uma celebração especial marca os 135 anos de funcionamento do Abrigo Dom Pedro II, situado em Piatã, nesta sexta-feira (29). Na ocasião, será servido aos 50 idosos abrigados na instituição um almoço especial, que traz no cardápio filé de carne e de frango à parmegiana, saladas diversas e arroz temperado, além de uma sobremesa surpresa.

Administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o abrigo atende aos idosos oriundos de situação de vulnerabilidade social, que são contemplados com moradia, médicos, enfermeiros, cuidadores, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas, assistentes sociais e atividades de lazer, como musicoterapia, aulas de canto e artesanato.

“Todas as atividades são preparadas com muito carinho, para que nosso abrigo ofereça o melhor acolhimento para os nossos integrantes da melhor idade aqui instalados, através do serviço da nossa equipe multidisciplinar, prestado com toda a dedicação”, destacou o titular da Sempre, Daniel Ribeiro.

História – O Abrigo D. Pedro II foi inaugurado em 1887, com a denominação de Asilo de Mendicidade Santa Isabel, uma homenagem à família da Princesa Isabel, em um casarão localizado na Avenida Luiz Tarquínio, em Roma. Em junho de 2018, a estrutura foi transferida para um imóvel mais moderno e acessível, que funciona na Rua Juiz Orlando de Melo, 319.

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Somente no primeiro semestre deste ano, a Diretoria de Iluminação e Serviços Públicos (Dsip), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), já gastou R$750 mil para reposição de material furtado ou manutenção de equipamentos danificados por vândalos na capital baiana. O registro mais recente aconteceu na quarta-feira (27), no terminal de carga do Aeroporto de Salvador, onde criminosos promoveram o furto de luminárias e cabos, além da destruição de postes.

De acordo com o setor, os furtos e vandalismos ocorrem constantemente na região. De janeiro até este mês de julho, houve a necessidade de reposição de 1,2 mil metros de cabo, seis postes, seis novos braços de iluminação e seis luminárias de LED.

No início de 2022, a Dsip já havia recuperado todo o circuito de iluminação do Aeroporto, com o lançamento de cabos de alumínio, para minimizar os furtos, além de implantação de postes e substituição de todas as luminárias por LED. Anteriormente, entre sábado (24) e quarta-feira (27), vândalos furtaram 400 metros de cabo de cobre, além de três postes com duas luminárias em LED na região do Dique do Tororó.

Danos ao cidadão – Além do gasto para repor peças e restabelecer o fornecimento do serviço de iluminação, os trechos escuros causam diversos transtornos aos cidadãos, inclusive a insegurança. Com furtos e depredações que vêm ocorrendo na cidade, a Prefeitura realiza um esforço ainda maior para repor os elementos e garantir o bem estar da população. Em 2020, o gasto municipal com furto e depredação da iluminação pública foi de R$626 mil. Já em 2021, o valor foi ainda maior: R$813,7 mil.

De acordo com o gerente de monitoramento e manutenção da Dsip, Leonardo Pimentel, há diversos malefícios desta prática para a cidade. “É um grande prejuízo gerado as grandes vias e espaços, como no caso do Dique do Tororó, que acaba ficando sem a iluminação pública devida. Além disso, a exposição da rede elétrica energizada gera um aumento do risco de choque elétrico, colocando as pessoas em risco”, explicou.

Pimentel estima mais de 600 ocorrências do gênero apenas este ano, especialmente em vias de grande circulação, a exemplo da região do Acesso Norte e das avenidas Antônio Carlos Magalhães (ACM) e Luís Viana Filho (Paralela).

Para evitar atos de vandalismo, a diretoria utiliza diversos métodos antifurto, reforçando os eletrodutos com envelopamento em concreto e a caixa de passagem, buscando dificultar o acesso à fiação. Os cabos e eletrodutos são enterrados e concretados a uma profundidade maior, dificultando o furto. Além disso, tem levado o caso às autoridades de segurança pública, no sentido de tentar estratégias para coibir o crime.

Como denunciar – Todo cidadão que perceber atos de vandalismo na cidade, sejam ligados a iluminação pública ou as demais áreas da cidade, pode denunciar a ação através do telefone 156. O contato também pode ser feito via internet através do portal Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br).

De acordo com o Artigo 163 do Código Penal, o ato de vandalismo é crime (destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia), com pena de detenção de um a seis meses, ou multa.

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento). O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento. 

Auxiliar de produção de salgados

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter trabalhado com forno.

Salário R$1.235,00 + benefícios

3 Vagas

Salgadeiro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter trabalhado com produção de salgados fritos, de forno e pãozinho delícia.

Salário R$1.235,00 + benefícios

2 Vagas 

Monitor de alunos (vaga temporária de 90 dias)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Ascensorista (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário R$1.313,00 + benefícios

3 Vaga 

Camareira (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas 

Steward / lavador de prato (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Auxiliar de limpeza  (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Garçom (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas 

Auxiliar de bar (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas 

Vigilante (vaga temporária de 20 dias)

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter curso atualizado e disponibilidade para trabalhar em sistema de escala

Salário R$1.268,74 + benefícios

20 Vagas 

Atendente de Cafeteria

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, experiência com preparo de café será um diferencial, requisito imprescindível: ter disponibilidade para trabalhar na loja do Aeroporto

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Auxiliar de Limpeza Pesada

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade para trabalhar a noite e vaga zoneada para os bairros próximos a Avenida Tancredo Neves

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Garçom

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade para trabalhar a noite e vaga zoneada para os bairros próximos a Pituba

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Recepcionista Caixa de Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter conhecimento de informática, experiência com todas as áreas: recepção, caixa e controle de estoque em Restaurante

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Garçom

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

6 Vagas 

Ajudante de Bar e Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas 

Cozinheiro de Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Auxiliar de Limpeza

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível conhecimento em Excel.

Salário R$2.064,81 + benefícios

1 Vaga 

Técnico em Enfermagem ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem  experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar de farmácia (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, conhecimento em informática.

Salário R$1.683,00 + benefícios

4 Vagas

Operador de Telemarketing Ativo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: boa dicção e escrita, ter conhecimento de informática

Salário R$1212,00

1 Vaga 

Ajudante de Bar e Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade total de horário

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas 

Topógrafo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário R$2.324,79 + benefícios

2 Vagas 

Técnico de Audio e Iluminação

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade para residir em Imbassaí (condomínio de funcionários) ou ser morador da região de Mata de São João.

Salário R$2.164,60 + benefícios

1 Vaga

Consultor comercial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH B, possuir veículo e disponibilidade para viajar.

Salário R$1.680,00 + benefícios

2 Vagas 

Auxiliar de logística (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, conhecimento em Informática.

Salário R$1.219,40 + benefícios

1 Vaga 

Padeiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário R$1.212,00 + benefícios

1 Vaga 

Assistente de Vendas

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento de Informática

Salário R$1.400,00 + benefícios

1 Vaga 

Torneiro mecânico

Ensino fundamental, 6 meses de experiência.

Salário R$2.800,00 + benefícios
1 Vaga

Agente de crédito

Ensino médio completo, 3 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Gerente de vendas

Ensino superior completo em Administração ou Gestão Comercial, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH B, possuir veículo e disponibilidade para viajar.

Salário R$3.000,00 + benefícios

1 Vaga 

Pintor de Veículo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Forneiro (padaria)

Ensino médio incompleto, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Simões Filho.

Salário R$1.577,00 + benefícios

1 Vaga

Encanador

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, ter CNH A ou B desejável ser morador de Pirajá e região

Salário R$2.104,77 + benefícios

3 Vagas 

Agente Comercial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter CNH A desejável ser morador de Pirajá e região

Salário R$1.446,44 + benefícios

2 Vagas

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A estratégia de vacinação contra a Covid-19 em Salvador segue normalmente nesta sexta-feira (29), das 8h às 16h. A ação envolve a aplicação da 4ª dose para pessoas com 35 anos ou mais. Para ter acesso à dose de reforço, esse público deve ter um intervalo de quatro meses do recebimento da 3ª dose, ou seja, até 31 de março de 2022. 

A imunização também engloba os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, de acordo com a nova determinação prevista pela Nota Técnica Nº 177/2022- Ministério da Saúde, as pessoas que tomaram a segunda dose do imunizante da Johnson & Johnson no intervalo de quatro meses estarão aptas para receber a 3ª dose do imunizante. A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen como segundo reforço (3ª dose). 

A estratégia contempla ainda o “Liberou Geral” para aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses a indivíduos com 12 anos ou mais, mesmo não sendo residente em Salvador ou tomado as doses anteriores aqui. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia. 

Os cidadãos dos demais grupos que não estão incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br . Segue ainda a vacinação para crianças de 3 a 11 anos em instituições de ensino da capital baiana. 

DOCUMENTOS: 

Pessoas com 18 anos ou mais – “Liberou Geral”: Ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado e apresentar o cartão de vacina físico ou digital (ConectSUS) atualizado, além de original e cópia do documento de identificação com foto e do comprovante de residência. 

Pessoas com 18 anos ou mais residentes em Salvador: Apresentar o cartão de vacina e um documento de identidade com foto. 

Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. 

Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS. 

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia. 

APRAZAMENTOS DESTA SEXTA (29) 

*2ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 17 ANOS – QUE TOMARAM A 1ª DOSE ATÉ O DIA 2/7/2022 

*2ª DOSE – PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS QUE TOMARAM A 1ª DOSE ATÉ O DIA 4/6/2022 

*2ª DOSE – CORONAVAC: APRAZADOS ATÉ 29/7/2022 – LIBEROU GERAL 

*2ª DOSE – JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A 1ª DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 28/5/2022 

*2ª DOSE – OXFORD: APRAZADOS ATÉ 24/8/2022 

*2ª DOSE – PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 24/8/2022 – LIBEROU GERAL 

*2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 24/8/2022 

*3ª DOSE: ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 30/3/2022 

*3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 30/3/2022 – LIBEROU GERAL 

*3ª DOSE – PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 2/6/2022 

*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 24/2/2022 

*4ª DOSE: PESSOAS COM 40 ANOS OU MAIS/TRABALHADORES DA SAÚDE/IMUNOSSUPRIMIDOS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ 31/3/2022  

POSTOS: 

PFIZER PEDIÁTRICA: 1ª DOSE DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS E 2ª DOSE DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS) 

Postos fixos: UBS Péricles Cardoso (Barbalho), UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Capelinha, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel, UBS Castelo Branco, USF Cajazeiras IV, UBS José Mariane (Itapuã), USF Estradas das Barreiras, Multicentro Liberdade, USF Parque de Pituaçu, UBS Manoel Victorino (Brotas), UBS Sérgio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana. 

OBS: De acordo com a Nota Técnica Nº 2/2022-SECOVID/GAB/SECOVID/MS que trata sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos:  Crianças com 11 anos que iniciaram o esquema vacinal com a vacina Pfizer pediátrica, mas que, entre a primeira e a segunda dose, completaram 12 anos, deverão completar o esquema com o imunizante da Pfizer pediátrica. 

CORONAVAC PEDIÁTRICA – 1ª DOSE DE CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS E 2ª DOSE DE CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS) 

Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina) USF Alto das Pombas, USF Parque de Pituaçu, UBS Cosme de Farias, UBS Manoel Victorino (Brotas), USF Estradas das Barreiras, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Cajazeiras IV, UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Gamboa, UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Joanes Centro Oeste, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Vila Verde, UBS José Mariane (Itapuã), USF Nova Esperança, UBS Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo), Multicentro Liberdade, USF Nova Brasília, UBS Sete de Abril, UBS Castelo Branco, USF São Marcos, USF Luiz Braga (Pirajá), UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Sergio Arouca (Paripe), USF São Tomé de Paripe, USF Colinas de Periperi, USF Alto da Terezinha, USF Beira Mangue, USF Alto de Coutos I, USF São João do Cabrito, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana. 

VACINAÇÃO ADULTO – 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES 

Drive-thru exclusivo para 3ª dose de adolescentes de 12 a 17 anos; 4ª dose de adultos de 35 anos ou mais; 4ª dose de trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Shopping Bela Vista (9h às 16h), 5º Centro de Saúde (Barris) e Vila Militar (Dendezeiros). 

Pontos fixos exclusivos para 3ª e 4ª doses: Home Center Ferreira Costa e Estação Mussurunga (8h às 16h); Estação da Lapa e Shopping Bela Vista (9h às 16h). 

Postos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), UBS Santa Cruz (8h às 14h30), USF Menino Joel, USF Federação, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Imbuí, USF Curralinho, USF Pituaçu, USF Mário Andréa (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF São Gonçalo, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Cajazeiras X, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Jardim das Mangabeiras, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Joanes Centro Oeste, USF Alto do Coqueirinho, USF Km 17, UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Parque São Cristóvão, USF Jardim Campo Verde, USF Coração de Maria, USF Aristides Maltez, USF Ceasa I e II, USF Itapuã, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Nova Esperança, USF Santa Mônica, USF San Martim I, USF IAPI, USF San Martim III, UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF Cambonas, USF Vila Nova de Pituaçu, USF São Marcos, UBS Castelo Branco, USF Dom Avelar, USF Recanto da Lagoa II, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF Pirajá, USF San Martin II, USF Alto do Cabrito, USF Alto do Peru, USF Boa Vista São Caetano, USF Vista Alegre, USF Itacaranha, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II, USF Alto do Cruzeiro, USF Nova Constituinte, USF Congo, USF Fazenda Coutos III, UBS Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

 

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O Colégio Estadual Severino Vieira, localizado em Nazaré, foi palco, nesta quinta-feira (28), de um evento de educação ambiental em celebração ao Dia Mundial da Conservação da Natureza. A atividade foi voltada para 200 estudantes do 5º ao 7º ano e promovida pela Guarda Civil Municipal (GCM), através do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa) e do Grupamento de Operações com Cães (GOC), bem como pela Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), em parceria com a Fundação Aleixo Belov. 

Agente de salvamento aquático da Salvamar, Jou Oliveira falou da atuação do órgão na atividade. “Demos uma aula sobre prevenção de afogamentos e os primeiros socorros demandados por quem sofre esse tipo de acidente. A receptividade foi muito positiva”, avaliou. 

O comandante do Gepa, Robson Pires, explicou que semanalmente o grupamento realiza uma ação de educação ambiental em uma escola pública ou privada da capital baiana, como forma de conscientização de crianças e jovens. “Fazemos uma demonstração com animais silvestres empalhados e uma palestra de 40 minutos a respeito de como proceder quando se encontra um animal na rua. Também falamos da importância de não prender nem matar os animais da nossa fauna municipal”, detalhou. 

Assistente do setor educativo do Museu do Mar Aleixo Belov, Riza Barbosa fez uma palestra intitulada “Desmistificando os Tubarões”, discorrendo sobre as características desse tipo de peixe, que não deve ser visto como um vilão, segundo argumentou. 

Neff Freixo, 12 anos, estudante do sétimo ano do Severino Vieira, aprovou a experiência. “Eu achei muito legal descobrir que a pele das cobras é macia. Nunca tinha tocado. Antes, eu pensava que era dura. Também gostei muito de aprender sobre os animais silvestres de Salvador. É importante a gente ter conhecimento sobre a natureza e parar de prender os animais”, afirmou.

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Os resíduos recolhidos nos “Papa Plásticos” situados nas praias de Boa Viagem e Stella Maris serão destinados à Casa So+ma, projeto da startup de impacto socioambiental desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Salvador. Instaladas pela Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), as estruturas têm como principal objetivo despertar a consciência ambiental da população de Salvador de forma lúdica, com o recolhimento de material reciclável. 

A titular da Secis, Marcelle Moraes, convocou a população para participar mais ativamente do projeto. “O Papa Plástico tem a função de chamar atenção de forma lúdica para um problema grave. A ideia é que, ao preencher esse lixo em forma de peixe, as pessoas se conscientizem dos danos que causam à vida marinha. Muitos animais se alimentam de resíduos tóxicos para o organismo e acabam morrendo, porque as pessoas se esquecem da obrigação de descartar o lixo de forma correta”, explicou.  

A gestora afirmou ainda que já está em fase de estudo de viabilidade a instalação do 3º equipamento em Salvador. A iniciativa também funciona em praias de outras cidades do país, como Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), Maceió (AL), Imbé (RS) e Areia Branca (RN), e em diversas praias do México, como a do Papagayo, Miramar e Bahía Kino. 

Casa So+ma – Para estimular a coleta seletiva junto à população, a Casa So+ma possui um programa de vantagens, através do qual os participantes trocam resíduos recicláveis por pontos, que por sua vez dão direito a cursos, exames, alimentação básica, desconto em supermercados, entre outros benefícios. Os cidadãos podem se cadastrar no programa através do aplicativo So+ma Vantagens, disponível no Google Play ou App Store, ou pelo site https://somosasoma.com.br . 

Quem preferir, pode comparecer aos pontos de coleta que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos sábados, das 9h às 12h, nos bairros de Mussurunga, Cajazeiras, Periperi, Stella Maris, Comércio, Ribeira, Itapuã, Rio Vermelho, Pituba e Imbuí, e na região do Shopping da Bahia.

 

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Pedagogos, assistentes sociais e orientadores educacionais da Fundação Cidade Mãe (FCM) iniciaram nesta semana o curso de formação em Libras, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), por meio da Diretoria de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência (DPCD). A capacitação dura em torno de seis meses e acontece na sede do órgão, no Engenho Velho de Brotas, todas as terças-feiras, das 9h às 11h. 

O curso capacita os profissionais no uso da linguagem de sinais, para que crianças e adolescentes com perda auditiva possam ser beneficiadas pelos projetos da FCM. Cerca de 40 colaboradores do órgão participam da atividade e, durante a formação, os cursistas aprendem na prática como lidar com as principais necessidades envolvendo deficientes auditivos. 

“Essa iniciativa busca promover a acessibilidade e assim proporcionar autonomia às pessoas com deficiência. Assim contribuímos para a superação de algumas barreiras e espaços acessíveis, para que as pessoas usufruam dos serviços públicos com maior segurança e em igualdade de oportunidades”, destacou o titular da Sempre, Daniel Ribeiro. 

A pedagogia utiliza como base um método desenvolvido por um professor com perda auditiva, o que faz toda diferença na aprendizagem da língua. A capacitação é ministrada pelo instrutor de libras Divanildo Pereira. No primeiro momento, é feita uma triagem, a fim de reconhecer as necessidades, demandas e expectativas dos colaboradores, no sentido de planejar o curso de acordo com a realidade dos profissionais. 

Planejamento estratégico – A coordenadora de Gestão de Projetos da DPCD, Luana Rodrigues, afirmou que o curso faz parte do planejamento estratégico, que tem como metas e objetivos capacitar o maior número de servidores do município, oferecendo preparo e condições de comunicação básica para atender o cidadão com deficiência auditiva, em unidades de atendimento e acolhimento de Salvador. 

“Existe a necessidade de implementar o programa na FCM porque há vários projetos de atendimento a crianças e adolescentes, que necessitam de inclusão. A qualificação e preparação para recepcionar com perda auditiva é essencial para cumprir o objetivo do acolhimento integral. Durante o curso, formamos profissionais que não terão dificuldades em aplicar projetos e trabalhar com crianças soteropolitanas. A ideia é alinhar a linguagem de Libras com o dia a dia do profissional. O curso torna o servidor um colaborador bilíngue e fluente, capaz de se comunicar e incluir”, disse Luana. 

A presidente da FCM, Isabela Argolo, afirmou que para acolher e desenvolver um trabalho de inclusão é indispensável a formação em Libras. “É um grande momento para a Fundação Cidade Mãe. Uma instituição, que trabalha com crianças e adolescentes, precisa estar preparada e munida de todas as ferramentas necessárias para promover a inclusão”, afirmou. 

Atendimento pleno – Educador da FCM, Alan Santos, destacou a importância da capacitação para o desenvolvimento do trabalho exercido. “É missão da fundação promover a inserção deste público, seja no meio artístico, profissional ou cultural, acolhendo diversas crianças e adolescentes, sejam elas com deficiência ou não. O meu objetivo é aprender para poder lidar, futuramente, com os nossos assistidos, mas também com o público. Quero realmente me especializar para que eu possa atender de forma plena". 

Colaboradora da fundação há 14 anos, Josilda dos Santos afirmou que o curso é uma forma de ampliar o público assistido pelo órgão, tornando-o acessível para mais pessoas. “Precisamos estar qualificados para receber todas as pessoas necessitadas dos serviços que prestamos. Já tivemos a experiência de uma mãe que foi matricular o filho e não sabíamos como nos comunicar. Agora formados, teremos outra postura. É um divisor de águas para o desenvolvimento do nosso trabalho, tenho ótimas expectativas”, concluiu.

 

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A Guarda Civil Municipal (GCM) promoveu, na manhã desta quinta-feira (28), uma palestra em homenagem ao Julho das Pretas. O evento reuniu guardas em formação, que ouviram palestras sobre racismo, proferidas pelos agentes Ângela Oliveira e Thiago Santos. A atividade foi mediada por profissionais do Núcleo Psicossocial (Nups) da GCM, composto por psicólogos e assistentes sociais. 

"A intenção é mostrar a importância de saber lidar com o outro, reconhecendo as situações de racismo. É sempre bom reforçar essa abordagem, no cuidado com os colegas e com a população”, destacou Ângela, que também é psicóloga. 

A guarda municipal Cleidiane Oliveira assistiu à palestra e elogiou a iniciativa. "Com certeza vai contribuir de forma positiva para o meu trabalho. Tudo que é trazido sobre a questão, principalmente algo que trata da nossa identidade, é fundamental. A palestra traz uma conscientização mais ampla sobre o porquê de cada comportamento e como combater práticas discriminatórias. Precisamos ser antirracistas", defendeu. 

Colaborador da Gerência de Desenvolvimento Humano (GEDHU), Roberto Santos afirmou que o evento é fundamental para o trabalho do guarda municipal. “Como agentes de segurança pública, devemos pensar no combate às opressões, como o machismo e o racismo. A conscientização nos ajuda a ter uma abordagem com base no direito de respeitar o cidadão, na sua diversidade”.

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizou mais uma edição do Lojista Legal esta semana. Desta vez, 26 lojistas do Shopping Bela Vista participaram da edição, que aconteceu no segundo piso do local, na última terça-feira (27). O objetivo é educar e garantir excelência na prestação de produtos e serviços pelos lojistas, com ênfase em aspectos como conceitos básicos do Código do Consumidor e os seus direitos.   

A certificação é dividida em três partes. Na primeira, os lojistas se inscrevem e participam da capacitação; na segunda, devem implementar em seu estabelecimento ou empreendimento todos os critérios aprendidos durante a capacitação; e, na terceira fase, o fornecedor recebe uma visita dos agentes de certificação, em um prazo de 15 dias após a certificação, para identificar se os critérios foram implementados. Caso o estabelecimento esteja apto, recebe o Selo de Qualidade Codecon: Lojista Legal, que possui validade de um ano. 

“Esse encontro visa aproximar o fornecedor do órgão administrativo e mostrar que nosso intuito não é somente de cobrar, mas, também, de educar os comerciantes, para que eles possam prestar um serviço melhor, de maneira correta e que mitiguem as possíveis infrações que venham ser cometidas”, disse o coordenador operacional da Codecon, Gabriel Sena. 

Aprendizado – Subgerente de um estabelecimento de vestuário, Ana Cláudia Santos, de 36 anos, parabenizou a iniciativa. “Foi muito interessante. Conseguimos aprender sobre muitas coisas. E, o principal, tirar todas as dúvidas possíveis”, disse. 

Para a subgerente de uma loja de móveis, Carine Reis, de 35 anos, o encontro foi bastante construtivo. “Saio daqui com a sensação de ter conseguido tirar todas as minhas dúvidas. Agora é implementar em nosso estabelecimento tudo o que foi passado aqui na formação”. 

Contato – Em caso de irregularidade, o consumidor pode fazer a denúncia através do Fala Salvador, no site www.falasalvador.ba.gov.br  ou pelo número 156, pelo aplicativo Codecon Mobile ou acessar as redes sociais do órgão. Além disso, o consumidor pode agendar, através do portal, ou pelo telefone (71) 3202-6270, atendimento presencial na Central de Atendimento ao Consumidor, localizada na Rua Chile, no Centro. A central funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

 

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