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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) emitiu, na última terça-feira (20), o primeiro alvará de construção em formato BIM (Building Information Model – Modelagem da Informação da Construção) para um empreendimento na capital baiana. O projeto foi analisado e aprovado, por meio do sistema, que permite o licenciamento de empreendimentos residenciais de torre única, de forma mais rápida, eficiente e sem a utilização de papel.

De acordo com o secretário da Sedur, João Xavier, a tecnologia traz mais agilidade no processo de licenciamento e beneficia a instalação de empreendimentos no município. “Salvador é a primeira cidade do Brasil a analisar e licenciar empreendimentos utilizando exclusivamente a tecnologia. Com o projeto em modelo BIM, se toda a documentação for apresentada em conformidade, o tempo de análise e concessão de alvará para esse tipo de construção é de apenas 45 dias, o que contribui para o desenvolvimento econômico da capital baiana”, afirma.

Para o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-Ba), Cláudio Cunha, a adoção do BIM é um grande avanço para o mercado imobiliário e eleva Salvador a um patamar inédito no Brasil. “Os projetos analisados em BIM reduzem a burocracia, diminuem os custos, garantem a segurança jurídica e velocidade no licenciamento do empreendimento. Vamos incentivar os escritórios de arquitetura e engenharia a investir na tecnologia”, conclui.

Benefícios – Atualmente, a plataforma, disponível no Portal Simplifica (www.simplifica.salvador.ba.gov.br), contempla o licenciamento de empreendimentos R3–01 (residenciais torre única) e futuramente serão beneficiadas as construções de habitação de interesse social, as multiresidenciais e as não residenciais. A ferramenta permite a criação de projetos em 3D e automatiza a análise dos parâmetros urbanísticos.

Além disso, oferece mais segurança, precisão técnica para a execução do projeto e otimização do trabalho interno do órgão. O analista fica responsável apenas pelo trabalho que exige análise humana, já que o sistema é capaz de verificar os itens objetivos de forma automática. A avaliação dos setores é realizada de forma simultânea.

 

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Nesta quinta-feira (22), a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) inicia as inscrições para mais uma edição do projeto Horta em Casa. A iniciativa é gratuita e o processo é feito através do site da Secis, no endereço www.sustentabilidade.salvador.ba.gov.br.

Os interessados em participar do processo devem preencher o formulário disponível no site e anexar as cópias do documento de identidade (frente e verso) e do comprovante de residência. Serão selecionadas as primeiras 100 pessoas inscritas e é necessário que a documentação esteja correta.

O projeto é válido apenas para residentes de Salvador, com idade mínima de 18 anos. A lista completa com os selecionados será publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e também estará disponível no site da Secis. Os selecionados serão contemplados com um kit horta, para iniciar o plantio em casa.

“A cada mês, mais pessoas têm buscado a participação nesse projeto. Nosso intuito é promover, entre outras coisas, a reconexão das pessoas ao trabalho com à terra e o plantio de seus próprios alimentos. É um incentivo à adoção de hábitos de vida mais saudáveis e sustentáveis”, destacou a titular da Secis, Marcelle Moraes.

Os classificados receberão ainda a capacitação para a montagem da horta. O treinamento ocorrerá tanto de forma presencial quanto on-line. Serão abordadas as técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa.

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Os moradores da Rua Marechal Rondon, no IAPI, viram o sonho de ter um espaço de convivência e lazer ser realizado após a construção, pela Prefeitura, da Praça Dulcelina Barbosa da Rocha. O equipamento foi entregue em cerimônia ocorrida na noite da terça-feira (20), com as presenças do prefeito Bruno Reis e dos titulares da Secretaria de Manutenção (Seman) e Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro.

A praça possui uma área de 455 m² e contou com um investimento de R$153,7 mil. No local foram instaladas academias de ginástica e saúde com infraestrutura completa, parque infantil com Casa do Tarzan, balanço, escorregador e amarelinha e ainda mobiliários pré-moldados no padrão da Desal. O espaço conta ainda com iluminação em led e gramado natural, proporcionando maior acolhimento no espaço tanto durante o dia quanto à noite.

Na ocasião o prefeito lembrou como as intervenções que a Prefeitura vem realizando em diversos setores da cidade têm colaborado para construir uma Salvador melhor para o povo. "Como é bom poder devolver a cidade ao cidadão. Esta área, que antes era abandonada e não tinha utilidade para os cidadãos, passa a ser o ponto de encontro da comunidade. Aqui a galera vai conviver e interagir. As crianças vão largar os celulares e a televisão para vir aqui brincar", afirmou.

A praça homenageia a moradora que residiu por 60 anos no bairro e era bastante querida pela comunidade. Bruno Reis destacou o quanto a escuta da Prefeitura é essencial para preservar a história das localidades. "Sempre que vamos inaugurar um local procuramos conversar com os moradores para homenagear e reconhecer a história daquele lugar. Afinal de contas, foi Dona Dulcelina que ajudou a construir este bairro e esta cidade ", pontuou.

Residente no local há 48 anos, Madalena Barbosa comemorou a entrega da praça e afirmou que o espaço vai mudar a forma como os moradores se relacionam com o espaço. "Eu sempre falava que o bairro precisava de uma praça como esta para os moradores, porque vários lugares tinham e a gente nunca teve. Nós fomos presenteados com este espaço, que está lindo e faz a alegria de tantas crianças", destacou.

O gestor do executivo municipal também aproveitou a oportunidade para autorizar a instalação de grama sintética no campo da Rocinha do IAPI, que está passando por intervenções do município.

Balanço – A praça Praça Dulcelina Barbosa da Rocha é a de número 212 entregue pela Prefeitura construída ou requalificada desde o início da atual gestão municipal. De acordo com a Desal, responsável pela execução de obras em praças da capital, outros 132 espaços estão passando por obras em diversos pontos da cidade.

Tanto esta praça como todas as demais espalhadas por Salvador terão, em breve, wi-fi gratuito. A Prefeitura está investindo em 800 km de infovia para que a internet seja ofertada gratuitamente para os cidadãos em prédios e áreas públicas da capital.

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A Prefeitura de Salvador convocou 82 profissionais de saúde aprovados no processo seletivo simplificado para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os nomes dos selecionados foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (20). 

No total, foram convocados 29 técnicos de enfermagem e 53 auxiliares de saúde bucal. Os profissionais serão incorporados de imediato no quadro da rede de Atenção Básica. 

“Não temos notícia de outro município no país que tenha realizado um processo tão amplo de contratação de novos profissionais. Esse é o esforço de uma gestão que tem a saúde como prioridade. Nosso intuito é assegurar que tanto as unidades que estão em funcionamento quanto os novos postos que serão inaugurados ofereçam os serviços para população com equipes completas e qualificadas”, destaca o titular da Saúde, Decio Martins. 

Os convocados deverão se apresentar na sede da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), na Rua Horácio César, 64, bairro Dois de Julho, no prazo de 30 dias corridos da data da publicação, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para assinatura dos contratos, os candidatos deverão apresentar carteira de identidade, CPF, PIS/Pasep, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de votação na última eleição e comprovante de residência, dentre outros documentos. A lista pode ser conferida no site www.dom.salvador.ba.gov.br 

“A rede municipal de Saúde segue sendo ampliada e fortalecida com a convocação de 82 novos profissionais, assegurando que a população tenha um tratamento de excelência cada vez maior. Estamos empenhados para que o processo de contratação aconteça de forma rápida, assegurando que esses profissionais estejam atuando nas comunidades o quanto antes", afirma o titular da Semge, Thiago Dantas. 

Novo concurso público – Com o objetivo de ampliar as equipes de saúde que atuam na rede de Atenção Básica em Salvador, a Prefeitura lançará um novo concurso público para contratação de profissionais da área da saúde. O edital com as especificações do certame deverá ser publicado nos próximos dias no DOM. Das 226 vagas a serem oferecidas, 66 são para médicos, 30 para odontólogos clínicos e 130 para outras funções como enfermeiros, técnicos e assistentes sociais.

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Uma missão do Banco Mundial, liderada por Pablo Acosta, diretor de Desenvolvimento Humano da instituição, está em Salvador a partir desta terça-feira (20) para avaliação e conclusão da primeira etapa do projeto Salvador Social e encaminhamento do Salvador Social II, projetos desenvolvidos pela Prefeitura. A previsão é de mais US$125 milhões em investimentos nos próximos quatro anos, nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social da capital baiana. 

A agenda foi iniciada pela manhã na sede da Casa Civil, na Avenida ACM. “A missão chega para finalizar as tratativas da primeira etapa do projeto, que alcançou e superou as metas estabelecidas. Trata-se de um projeto essencial para impulsionar a evolução dos índices sociais da nossa cidade, prioridade da atual gestão e que dá continuidade ao trabalho iniciado na gestão passada”, declarou o secretário da pasta, Luiz Carreira. 

No período da tarde, os dirigentes do Banco Mundial visitaram os Centros de Referência de Assistência Social Itapuã e Nordeste de Amaralina, administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). As unidades estão na lista dos 18 Cras que foram requalificados através da primeira etapa do projeto. 

Nesta quarta-feira (21), a agenda segue com reuniões com as secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Smed). Na quinta-feira (22), a Sempre apresentará o status das atividades apoiadas pelo projeto dos componentes, etapas 1 e 2, na sede da pasta, no Comércio. Já na sexta-feira (23), além do alinhamento final e próximos passos do projeto, a programação também envolve a realização da Feira Social Guerreira Zeferina. 

Salvador Social – Coordenado pela Casa Civil, com o apoio da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), as ações do Salvador Social são desenvolvidas pelas secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Saúde (SMS) e Educação (Smed). Os objetivos da missão, composta por dez técnicos do banco, são apoiar na implementação do projeto; verificar os resultados alcançados; e discutir os arranjos da gestão financeira, contábil e de desembolso. 

Iniciativa de impacto social da gestão municipal que visa modernizar e melhorar a qualidade e o acesso aos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social da história da cidade, o Salvador Social é um investimento de US$250 milhões, financiados pelo Banco Mundial. O projeto está integrado ao Plano Estratégico de Salvador, com a implementação de ações estratégicas do município para aprimorar a prestação de serviços sociais, com ênfase em melhorias na eficiência do sistema de Saúde, na qualidade da Educação e na efetividade da Proteção Social. 

O Salvador Social conta com dois componentes. O primeiro fornecerá apoio à implementação das principais ações estratégicas do município nos três setores sociais. Já o segundo componente prestará assistência técnica às secretarias municipais responsáveis pelo cumprimento das metas acordadas e à Casa Civil, na coordenação e liderança da política e gestão transversais da administração municipal.

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17:30h. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento. 

Técnico em Informática 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, CNH B, imprescindível conhecimento em Redes e sistemas em geral.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Encanador

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: CNH B, possuir carro, desejável ser morador de Pirajá e região

Salário R$2.104,77 + benefícios

9 Vagas 

Cabo de turma

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Encarregado de açougue 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário R$3.831,38 + benefícios

1 Vaga 

Agente Vendas

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A, possuir moto, vivência com vendas,  desejável ser morador de Pirajá e região

Salário R$1.446,44 + benefícios

9 Vagas 

Ajudante Prático de Obra 

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: ser morador de Pirajá e região

Salário R$1.310, 22 + benefícios

9 Vagas 

Açougueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Assistente Administrativo Operacional

Superior incompleto em Administração ou Segurança Privada (cursando a patir do 2º semestre a noite), 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A/B, Vasto Conhecimento com as áreas Administrativa e Departamento de Pessoal, com Excel, ter trabalhado na área de Segurança Patrimonial 

Salário R$1.500,00 + benefícios

1 Vaga 

Supervisor de vendas externo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter atuado no ramo de telefonia, possuir CNH B e veículo próprio.

Salário R$3.100,00 + benefícios

2 Vagas 

Auxiliar de Higienização Hospitalar

Ensino fundamental incompleto, 6 meses de experiência, imprescindível experiência na área de higenização hospitalar

Salário R$1.280,29 + benefícios

80 Vagas 

Auxiliar de Compras

Ensino superior completo em Administração, Gestão de Negócios e afins, 6 meses de experiência, imprescindível conhecimento com pacote office

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Doceira ( VAGA EXCLUSIVA PARA O PROGRAMA SIMM MULHER )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: vivência na produção de salgados

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Preparador de veículos 

Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência, dispobilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Vendedor de veículos 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível boa dicção, conhecimento em Informática e ter trabalhado com vendas de veículos.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Auxiliar de Limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência e para o PROGRAMA SIMM MULHER)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar de Manutenção em Geral (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Porteiro ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar de Expedição ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Recepcionista de Hospital ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento em informática.

Salário R$1.449,00 + benefícios

3 Vagas 

Porteiro ( VAGA EXCLUSIVA PARA O PROGRAMA SIMM MULHER - PCD)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento em informática.

Salário R$1.313,09 + benefícios

3 Vagas 

Operador de telemarketing receptivo  ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, ter boa dicção e conhecimento em informática.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Maqueiro ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, sem meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar logístico ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3  meses de experiência,ter fácil acesso a região de Pirajá.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Auxiliar de limpeza ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de experiência.

Salário R$1.313,09 + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar administrativo ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, conhecimento em Informática

Salário R$1.257,0 + benefícios

1 Vaga 

Recepcionista de Hospital ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento em informática.

Salário R$1.449,00 + benefícios

3 Vagas 

Porteiro ( VAGA EXCLUSIVA PARA O PROGRAMA SIMM MULHER - PCD)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento em informática.

Salário R$1.313,09 + benefícios

3 Vagas 

Operador de telemarketing receptivo  ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, ter boa dicção e conhecimento em informática.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Maqueiro ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar logístico ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3  meses de experiência,ter fácil acesso a região de Pirajá.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas 

Auxiliar de limpeza ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de experiência.

Salário R$1.313,09 + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar administrativo ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, conhecimento em Informática

Salário R$1.257,0 + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar de limpeza ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 3 meses de experiência .

Salário R$1.313,09 + benefícios

1 Vaga 

Atendente de telemarketing ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível conhecimento em informática e boa dicção.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

 

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O Parque Social está com inscrições abertas até o dia 3 de outubro para o programa de incubação do Impacto Salvador (InPacto). A iniciativa é gratuita e direcionada a ideias, projetos ou negócios, em fase inicial de desenvolvimento, inovadores e de impacto social positivo, formal ou informal. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site http://inscricoes.inpacto.salvador.ba.gov.br .

Quem preferir, também pode fazer a inscrição presencial na sede do InPacto, situado no Centro Municipal de Inovação de Impacto (Colabore), no Parque da Cidade, conforme agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou através do link https://linktr.ee/in.pacto.

Podem participar do processo seletivo pessoas físicas (individual, em grupos, formal ou informal), e pessoas jurídicas (microempreendedor individual ou micro e pequena empresa). Todos devem possuir idade igual ou superior a 18 anos.

De acordo com a gestora do programa, Taíse Santos, o InPacto acredita que o empreendedorismo social é um excelente caminho para contribuir com as transformações da sociedade. “Essa é uma política pública que objetiva apoiar o desenvolvimento de negócios em fase inicial, ou que já estejam atuando, possibilitando o acesso a capacitação e suporte operacional, técnico e gerencial”.

As propostas selecionadas irão receber, de forma gratuita, qualificação, suporte operacional, técnico, gerencial e estratégico para o desenvolvimento de negócios, além de acesso à estrutura física do InPacto, com estações de trabalho, salas de reunião, espaço multiuso e ambientes virtuais, para capacitações e oficinas.

Modalidades – A seleção do edital do programa será para as modalidades de pré-incubação e incubação. No caso da pré-incubação, o público-alvo são ideias, projetos ou negócios em fase inicial de desenvolvimento, inovadores e de impacto social positivo, formal ou informal. A duração é de seis meses e suporte e qualificação de 86 horas, envolvendo palestra, consultoria, capacitação, mentoria e assessoria.

Já para os inscritos para incubação, o público-alvo são empreendimentos em início de operação, inovadores e de impacto social positivo, já formalizados como Microempreendedor Individual (Mei), ou Micro e Pequena Empresa (MPE). Neste caso, a qualificação tem duração de um ano, com suporte e qualificação de 171 horas, envolvendo palestra, consultoria, capacitação, mentoria e assessoria.

Para participar dos programas, o empreendedor deve conferir o edital e submeter sua proposta, por meio do preenchimento de formulário de inscrição online, disponível no site, ou presencialmente na sede

Origem – O InPacto é fruto de uma parceria estabelecida entre o Parque Social – Empreendedorismo e Desenvolvimento Social e a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). O propósito é fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade, bem como capacitar empreendedores em estágio inicial de negócio.

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Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) vai realizar uma ação com programação para crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A ação acontece nesta quarta-feira (21), na sede da Salvamar, em Patamares, das 9h às 12h. 

A programação contará com um café da manhã, uma palestra sobre prevenção e afogamento, além de atividades recreativas. Cerca de 20 crianças acompanhadas dos respectivos responsáveis e/ou cuidadores multidisciplinares participarão das atividades.   

“Além de incidentes que acontecem nas praias, temos inúmeros relatos de casos domésticos em relação a afogamentos. Por isso é importante levar o conhecimento sobre a prevenção e, além disso, promover a inclusão social e levar para essas crianças e adolescentes um momento de lazer, porque nem todos tem a capacidade e possibilidade de estar em um ambiente como este”, disse o coordenador e chefe de planejamento da Salvamar, Kailane Dantas.

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Os novos ônibus que irão operar o BRT de Salvador chegaram na tarde desta segunda-feira (19) à cidade. Ao todo, dez veículos vão iniciar a operação do novo modal, que será entregue ainda este mês de setembro.

Com a chegada dos novos ônibus, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) realizou diversos testes na estação Parque da Cidade, na tarde desta segunda. Foram testadas a abertura e fechamento das portas automáticas das estações, atracarem do veículo para embarque e desembarque e distanciamento de parada dos ônibus na estação. Nos próximos dias será realizado um treinamento com os motoristas que irão operar os veículos.

“Este é um momento importante para a mobilidade de nossa cidade. O BRT está sendo pensado em todos os detalhes para trazer o que há de melhor quando se trata de transporte público, oferecendo um equipamento moderno, seguro e eficiente aos usuários de Salvador”, destacou o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Müller.

Operação – A operação do BRT será iniciada de forma assistida, com horário reduzido, fora dos horários de pico. Nesta primeira etapa, a ação ocorrerá no trecho entre o Shopping da Bahia e a Pituba, beneficiando diretamente as regiões da Avenida ACM, Itaigara e Juracy Magalhães.

O BRT irá ampliar a oferta de transporte público oferecendo agilidade e segurança aos usuários, retirando o excesso de veículos que circulam pelo trecho e melhorando o tráfego de toda a área e proximidades. O usuário poderá integrar com outros modais, seja ônibus convencionais, Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec) – mais conhecidos como amarelinhos – ou mesmo com o metrô, pagando o valor de uma tarifa.

Por contar com uma faixa exclusiva, segregada do tráfego regular, com a nova linha do BRT o passageiro que está no Shopping da Bahia poderá chegar à praça Nossa Senhora da Luz em aproximadamente 15 minutos. Isso representa uma redução significativa do tempo de viagem do passageiro nesse trecho que, atualmente, pode durar em média 45 minutos para percorrer todo o trajeto.

Os ônibus do BRT contam com piso baixo, que oferece maior conforto e segurança ao usuário no embarque e desembarque, ar condicionado e direção automática que proporciona uma condução mais suave e segura.

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