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As obras do primeiro Hospital Veterinário Municipal de Salvador, que está sendo construído pela Prefeitura em Canabrava, já ultrapassaram 50% de conclusão. O investimento é de aproximadamente R$6 milhões para construção do equipamento, que terá dois pavimentos (térreo e primeiro andar) numa área de aproximadamente 1,4 mil m². 

Até o momento foi finalizada toda a estrutura de concreto armado do prédio principal, anexos e rampas de acesso. A partir de agora tem início a etapa de alvenaria e cobertura do segundo pavimento. A obra tem expectativa de conclusão para o final de março de 2023. 

O objetivo é de que a unidade possa unir os atendimentos públicos a animais domésticos na capital baiana. A escolha por Canabrava ocorreu devido à localização estratégica, próxima ao estádio Manoel Barradas, e com acesso fácil de diversas vias da cidade. 

A unidade terá supervisão da Diretoria de Proteção Animal (Dipa), que recentemente passou a ser integrada à Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). O equipamento prestará atendimento ambulatorial, internamento, raio X e vacina, além de exames de imagem, centro cirúrgico, entre outros procedimentos. Os tutores poderão recorrer a diversas especialidades que serão ofertadas aos pets, a exemplos de ortopedia, oftalmologia e trato reprodutivo. 

“Esse sonho está cada vez mais perto de ser realizado. Nossos soteropolitanos terão acesso a pronto-atendimento e cirurgias para quando o animalzinho sofrer algum acidente ou precisar de uma intervenção de urgência, sem pagar um centavo por isso. Será oferecido um serviço com todo carinho e amor e de forma gratuita. É uma grande conquista para os defensores da causa animal", celebra a secretária da Secis, Marcelle Moraes.

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A Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman) está trabalhando em esquema de plantão, durante 24 horas, no espaço de 2,6 mil m² da Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, para garantir a segurança e conforto de baianos e turistas, que vão curtir os cinco dias do Festival Virada Salvador 2022. O órgão está em fase final dos serviços, que envolvem desde o isolamento da área até a recuperação do piso e limpeza da rede de escoamento pluvial. 

“Uma das tarefas é vistoriar as valas ao redor do parque, onde é feita a contenção para evitar acidentes”, afirmou o titular da Seman, Luciano Sandes, enfatizando o caráter preventivo da operação. A secretaria isolou com tapumes todo o perímetro da festa, além de revisar os dispositivos e a rede de microdrenagem, promovendo a limpeza, jateamento e troca de grelhas. 

Os agentes também fecharam com tapumes 800 metros de área, onde serão ativados os fogos da virada, instalados em local fora da arena. Os pavimentos de paralelepípedos, piso intertravado e concreto do local foram revisados e cerca de dois mil metros quadrados de passeios em pedra portuguesa foram recuperados. 

Foi realizada ainda a poda preventiva dos coqueiros no entorno da Arena, e uma Operação Tapa Buracos especial nas vias de acesso, com uso de 180 toneladas de asfalto.

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A capital baiana terá R$164,7 milhões para investir nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social em 2023 através do Projeto Salvador Social II, financiado pelo Banco Mundial. Dentre os projetos contemplados estão o fortalecimento do Sistema de Monitoramento e Avaliação da Educação, a ampliação dos atendimentos domicialres por equipes de saúde e adequação dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Coordenado pela Casa Civil, com o apoio da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), as ações do Salvador Social são desenvolvidas pelas secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Saúde (SMS) e Educação (Smed). “Trata-se de um projeto essencial e em proporções nunca antes alcançadas para impulsionar a evolução dos índices sociais da nossa cidade, prioridade da gestão Bruno Reis”, avalia o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira.

Qualidade dos serviços – Iniciativa de impacto social da gestão municipal para modernizar e melhorar a qualidade e o acesso aos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social, o Salvador Social é um investimento de 250 milhões de dólares, financiado pelo Banco Mundial. O projeto está integrado ao Plano Estratégico de Salvador, com a implementação de ações estratégicas do município para aprimorar a prestação de serviços sociais.

O Salvador Social conta com dois componentes, sendo que o primeiro fornecerá apoio à implementação das principais ações estratégicas do município nos três setores sociais. Já o segundo componente prestará assistência técnica às secretarias municipais responsáveis pelo cumprimento das metas acordadas e à Casa Civil, na coordenação e liderança da política e gestão transversais da administração municipal.

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) vistoriou 298 estabelecimentos comerciais de Salvador, durante a Operação Natal 2022. A iniciativa, realizada entre a segunda (19) e a sexta-feira (23), identificou apenas dois estabelecimentos irregulares, que foram notificados por ausência de preço nos produtos.

Para o diretor-geral da Codecon, Humberto Viana, o baixo número de notificações é resultado das ações educativas feitas pelo órgão. “Durante o ano, foram realizadas diversas palestras, capacitações e até notificações educativas. Esse resultado representa a capacidade de adequação dos lojistas soteropolitanos às normas de consumo. Com menos infrações, consumidores e fornecedores ganham”, considerou.

A ação teve como objetivo proteger os consumidores soteropolitanos de possíveis abusos na hora de procurar o presente ideal. O foco deste ano foram as lojas situadas em comércio de rua, a exemplo da Avenida Sete, mas as lojas situadas nos shoppings também passaram por vistoria.

A lojista Diane Oliveira, de 36 anos, trabalha há mais de cinco anos no comércio na Avenida Sete e conta como a fiscalização é importante. “Uma loja sem preço nos produtos deixa o cliente perdido, principalmente quando está cheia. Por isso, procuramos deixar tudo organizado nesta época e com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) disponível, caso o cliente precise”.

Na loja de eletrônicos, o atendente Daniel Silva contou que a fiscalização é fundamental para o trabalho dele. “Deixa o lojista ciente dos deveres e os clientes em alerta sobre seus direitos também, mostrando a forma mais fácil de resolver um problema, caso venha a acontecer. Essa iniciativa da Codecon é nota dez”.

Dicas para o consumidor - A chefe de fiscalização da Codecon, Rose Estrela, dá algumas dicas para os consumidores ficarem sempre atentos. “É sempre bom verificar a política de troca de produtos do estabelecimento, pois os estabelecimentos físicos não são obrigados a realizar a troca do produto se não houver defeito. Por isso, é ideal perguntar ao lojista quais são as condições de troca do local. Além disso, procure exigir a nota fiscal, pois é um documento fundamental para garantir o seu direito e comprovar as condições da mercadoria”.

Outra dica importante é sobre o arrependimento de compras on-line. “Sempre que a contratação dos serviços ou compra de produtos ocorrer via internet, telefone, catálogo ou a domicílio, o consumidor tem o prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto para se arrepender. Os custos da devolução são do vendedor”.

Balanço – Em 2021, dos 235 estabelecimentos vistoriados, 30 estavam irregulares. As notificações foram emitidas por ausência do CDC, ausência de preço, ausência de validade, alvará de funcionamento inacessível e recusa de emissão de nota fiscal. Os estabelecimentos notificados têm um prazo de 20 dias para apresentar defesa. Em caso de infração grave ou reincidência, um auto de infração é emitido e a multa pode chegar a R$9 milhões.

Denúncia – Para denunciar possíveis irregularidades, os canais oficiais são os aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, site (www. codecon. salvador. ba. gov. br), portal do Fala Salvador (falasalvador. ba. gov. br) ou central telefônica 156. O consumidor também pode reclamar ou denunciar presencialmente na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. As orientações podem ser obtidas no número (71) 3202-6270 ou através das redes sociais do órgão, nas páginas @codeconsalvador (Instagram) e Codecon Salvador (Facebook).

 

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Em razão das férias escolares, quando a demanda de usuários é reduzida de forma expressiva, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) irá suspender, de forma temporária, o atendimento de duas linhas na região de Narandiba. As linhas 1125-01 – Narandiba/Doron/Hospital da Bahia x Rio Vermelho e 1127 – Narandiba/Doron x São Joaquim/Ribeira deixarão de operar durante a partir desta segunda-feira (26) até a primeira semana de fevereiro, retornando junto com as aulas, e os usuários devem ficar atentos às mudanças no atendimento.

Quem utiliza a 1125-01 e tiver como destino o Saboeiro ou a estação de metrô na Avenida Paralela, deve utilizar as linhas 0933 – Doron / Rio das Pedras x Praça da Sé ou 1125 – Narandiba / Doron x Barra R1. Na Estação Imbuí, o usuário pode integrar com o metrô para a Estação Rodoviária e de lá integrar para seu destino.

Para a Avenida Magalhães Neto, o usuário deve integrar, no ponto do Centro Empresarial Iguatemi, com as linhas 0125 – Parque São Cristóvão x Terminal da França ou com a 1158-01 – Terminal Acesso Norte x Estação Imbuí / Stiep. Já quem tem como destino a Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, ou o Rio Vermelho deve integrar no ponto em frente à Estação Detran, sentido Iguatemi, com as linhas 1231 – Sussuarana x Barra R2 ou com a 1341 – Estação Pirajá x Barra R2.

Já quem costuma utilizar a linha 1127 e tem como destino a Avenida San Martin ou Ribeira, pode utilizar as linhas 1125 ou a 0933 para integrar com o metrô até o Terminal Acesso Norte, onde deverá utilizar a linha 1145 – Terminal Acesso Norte x Ribeira. Quem tem a Ribeira como destino também pode utilizar as linhas 0218 – Ribeira x Pituba ou 0219 – Ribeira x Rodoviária, ambas partindo da estação Rodoviária.

Já aqueles que desejam ir para o bairro de Pernambués devem utilizar, no Terminal Acesso Norte, a linha 1103 – Alto do Coqueirinho / Pernambués x Terminal Acesso Norte. Agentes da Semob e prepostos das concessionárias estarão na região para orientar os usuários sobre as mudanças.

 

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O verão chegou com tudo em Salvador e a Coordenação de Salvamento Marítimo (Salvamar) ampliou o efetivo nas praias da cidade, com os novos agentes aprovados no último concurso, promovido pela Prefeitura. Eles vão atuar na faixa de areia que compreende do Jardim de Alah até Ipitanga, área que conta com a cobertura do órgão. 

Aos 29 anos, o salva-vidas André Conceição contou que a expectativa é bastante alta para começar a atuar. “Passei por um treinamento para estar totalmente preparado para o verão, quando os turistas e cidadãos estão mais presentes nas praias. Pretendo servir da melhor forma, atendendo às demandas da população".

Também iniciando na função, Cleiton Santiago, de 34 anos, diz que a expectativa é a melhor possível. “Depois do treinamento de quase dois meses, tanto de praia como de piscina, e também primeiros socorros, estou pronto para realizar um trabalho de excelência, capacitado e treinado para os salvamentos”. 

Para o coordenador da Salvamar, Kailane Dantas, a chegada dos 15 novos servidores é essencial para a cidade. “A gente consegue trazer para os cidadãos uma segurança melhor nas praias. Todos passaram dois meses em preparação, trabalhando todos os finais de semana, para que estivessem aptos para atuar junto com os demais agentes”.

Cuidados nas praias – Dantas faz questão de destacar a necessidade de o banhista respeitar as normas da Salvamar para uso da praia. Primeiramente, ao chegar ao local, é recomendável procurar um posto com salva-vidas, para informações sobre o melhor lugar para o banho, locais mais perigosos e onde estão as correntes de retorno. “A maioria dos afogamentos pode ser evitada. É importante que os banhistas evitem as áreas sinalizadas com a bandeira vermelha”, destaca.

O coordenador também salienta outro cuidado importante, que é com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar.

Outro alerta é com as crianças, que facilmente se distraem e afastam-se dos adultos. Neste final de semana, três pequenos se perderam dos responsáveis e foram localizados pela Salvamar. “É essencial não descuidar das crianças, pois o mínimo de distração pode ser fatal. Por isso, é importante manter o olhar fixo neles, sempre por perto, para evitar que se percam e, mais que isso, uma possível ida deles sozinhos ao mar”, destaca.

Aprovação – Militar da reserva, o mineiro José Sérgio Bandeira, de 62 anos, está visitando a cidade e aprovou a presença dos salva-vidas nas praias. “É muito melhor a praia com essa segurança a mais. Estava aqui olhando meu filho, mas quando vi os agentes, me senti mais seguro. Eles brincam no mar e eu fico mais tranquilo”.

A militar reformada da Aeronáutica Nancy Santana, de 63 anos, é moradora de Salvador e também achou positiva a chegada dos novos agentes e a presença deles nas praias. “Em locais de mar aberto, eu prefiro praias com salva-vidas. Certamente dá muito mais segurança porque, por mais experiente que a gente seja, com preparo físico, não dá para comparar a capacidade de um agente de salvamento, ainda mais em locais com muitas crianças, porque, mesmo que não seja filho da gente, a gente se preocupa”.

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em 35 postos, ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contatos – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

 

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17:30h. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.
Para as vagas que exigem experiência deve ser comprovado em carteira de trabalho.

Serralheiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Auxiliar administrativo
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindíveél informática avançada.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Soldador maçariqueiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário R$2.000,00 + benefícios
3 Vagas

Auxiliar de manutenção predial
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Encarregado de mercearia
Ensino superior completo em Administração ou Logística, 6 meses de experiência, imprescindível disponibilidade para fechamento de loja
Salário R$2.700,00 + benefícios
2 Vagas

Costureira
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.
Salário R$1.313,09 + benefícios
1 Vaga

Vendedor interno
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: curso de informática , vivência em vendas por telefone, TER EXPERIÊNCIA NO RAMO DE CONTROLE DE PRAGAS
(DESINSETIZAÇÃO)
Salário a combinar + benefícios
5 Vagas

Patisseiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário R$1.474,80 + benefícios
1 Vaga

Açougueiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja e ter fácil acesso aos bairros: Ondina, Pituba e Paralela
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Repositor de Hortifrut
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja e ter fácil acesso ao LAURO DE FREITAS
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Eletricista
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A/B e curso técnico eletricista ou eletrônica básica
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Varredor de Rua (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência como: varredor de rua ou auxiliar de limpeza
Salário R$1.212,00 + benefícios
3 Vagas

Empacotador (vagas exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Lauro de Freitas, Imbui e Brotas
Salário a combinar + benefícios
5 Vagas

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter boa dicção e conhecimento em Informática, desejável conhecimento na área hospitalar
Salário R$1.415,00 + benefícios
1 Vaga

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Com a chegada das festas de final de ano e para garantir uma melhor segurança de soteropolitanos, baianos e turistas, a Guarda Civil Municipal (GCM) lançou, nesta sexta-feira (23), a Operação Verão Azul. A iniciativa visa ampliar as ações de patrulhamento, apoio nas fiscalizações municipais e monitoramento dos espaços públicos. O lançamento da operação ocorreu no Farol da Barra e contou com a presença de viaturas, motos, agentes e alunos em fase final do curso de formação da GCM.

Para o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima, essa é uma das ações mais importantes realizadas pela instituição, uma vez que a Guarda contribui para reforçar a segurança dos ambientes e espaços públicos da cidade de Salvador. “Com a chegada do verão, a capital baiana passa a ser bastante frequentada e, por isso, a Guarda lança essa operação reforçando as equipes nos principais locais de fluxo de pessoas nesse período, com foco na região da Barra e do Centro Histórico”, frisou.

Cerca de 70 agentes atuarão de forma direta na operação, com a inserção de quatro viaturas e quatro bicicletas. Além disso, a Banda da Guarda Municipal também irá compor a operação com apresentação às sextas-feiras, a partir das 17h, no Farol da Barra, fazendo um momento cultural para os presentes.

O inspetor Geral da GCM, Marcelo Silva, acrescentou que os agentes estão preparados para atuarem da melhor forma possível, a fim de garantir a segurança dos soteropolitanos. “Preparamos nosso efetivo para que, a partir deste mês de dezembro, todos estejam capacitados para prestar um melhor serviço para a população. A GCM está à disposição da cidade para nossos munícipes e visitantes”.

Vendedor ambulante há mais de 12 anos da região da Barra, Pedro Lima disse que a presença dos agentes vai contribuir para melhorar a sensação de segurança na região. “Gostei bastante dessa operação, com certeza a população se sentirá mais segura para circular e aproveitar o seu passeio. E eu, mais seguro para poder trabalhar”, disse.

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O início das obras do terminal de eletrocarga do BRT de Salvador foi anunciado pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, na manhã desta sexta-feira (23), no Centro de Controle Operacional (CCO) BRT Salvador, na Avenida Barros Reis. Na ocasião, também foi realizada a entrega dos 22 novos ônibus que vão operar no modal.

O investimento para a instalação do terminal de eletrocarga será de R$3,9 milhões e a previsão é de que seja entregue em maio de 2023. O chefe do Executivo municipal ressaltou que a meta de atual gestão é garantir que 30% da frota seja composta por ônibus elétricos.

"Com inovação, inteligência e investimento de recursos públicos, aos poucos, vamos superando os principais desafios do transporte público. Hoje estamos com o BRT em funcionamento, que englobará 44 novos ônibus elétricos, e iniciando a implantação deste eletroterminal. Dessa forma, Salvador avança para ser a capital do Brasil com desempenho em eletromobilidade, que nos ajuda a enfrentar todo desequilíbrio do sistema, principalmente o fato de que a tarifa já não remunera as despesas. Então, é necessário agir com inovação para superar os desafios da melhor forma possível", declarou Bruno Reis.

O gestor também afirmou que o BRT na capital baiana é muito mais do que uma obra de mobilidade. “O sistema tem melhorado o deslocamento das pessoas na região intensa de tráfego da cidade. Os alagamentos que existiam não acontecem mais em períodos de chuva. Nossa previsão é que em outubro do ano que vem, todas as obras do BRT estejam finalizadas para haver um funcionamento pleno, trazendo mais qualidade de vida aos cidadãos".

Desafios – Bruno Reis lembrou ainda que o transporte público era o maior desafio que a cidade teria que enfrentar ao longo dos quatro anos de gestão. "Isso é um problema para todas as grandes cidades do Brasil. Chegamos a executar diretamente um terço da operação e conhecemos com profundidade as demandas do setor. Este ano vamos nos aproximar dos R$90 milhões em recursos para o transporte. Em um cenário onde o combustível aumentou quase 131 % ao ano e o número de passageiros caiu com a chegada da pandemia, a receita do sistema também sofreu uma queda. Mesmo assim, Salvador realizou, em 2021, a maior compra de ônibus dentre as principais cidades do país. Foram 170 unidades com ar condicionado”.

Terminal – O terminal de eletrocarga ficará estrategicamente localizado ao lado da estação Rodoviária, uma das estações de maior demanda, para uso exclusivo dos ônibus elétricos do modal. Será a maior estrutura do tipo no Brasil, tendo capacidade de carregar até 20 ônibus simultaneamente. Já os 22 novos ônibus adquiridos (18 são a diesel e quatro são elétricos) entrarão em operação após a entrega da estação Pituba, que está em fase final de obras e deverá ser inaugurada em janeiro de 2023.

“Com a construção desse eletroterminal, o município de Salvador reforça o compromisso com os desafios para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, pois os transportes representam quase 70% das emissões da cidade. Neste sentido, incentivamos o processo de eletrificação de frota de transporte coletivo construindo este que será o maior eletroterminal de recarga de ônibus elétricos do Brasil”, afirmou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

Balanço – Até a manhã desta sexta-feira, o sistema havia realizado cerca de 28 mil viagens, percorrendo 152 quilômetros, transportando 726 mil passageiros em velocidade média de 26 km/h.

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