O ex-governador Paulo Souto vai substituir Mauro Ricardo na Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). O anúncio foi feito hoje (03) pelo prefeito ACM Neto, em coletiva no Palácio Thomé de Souza.

O ex-governador Paulo Souto vai substituir Mauro Ricardo na Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). O anúncio foi feito hoje (03) pelo prefeito ACM Neto, em coletiva no Palácio Thomé de Souza, com a presença de todos os secretários e dirigentes de órgãos públicos municipais. A transição na Sefaz começa nesta quinta-feira (04). Até 31 de dezembro, Mauro Ricardo, que vai assumir a Secretaria da Fazenda do estado do Paraná, continua à frente da pasta, tendo Paulo Souto permanentemente ao lado. A transmissão de cargo será em primeiro dia de janeiro.

Durante a coletiva, foram apresentadas as principais realizações de Mauro Ricardo no comando da Sefaz, com destaque para o ajuste fiscal que tornou Salvador uma cidade viável e que pode "andar com as próprias pernas", como frisaram o secretário e o prefeito. No final de 2012 e início de 2013, a capital baiana tinha uma dívida R$3,6 bilhões e um déficit de R$993 milhões. Hoje, a Prefeitura tem R$1 bilhão em caixa e a dívida foi reduzida em 53,3%.

"Estamos encerrando o ano com R$500 milhões em superávit. Ou seja, vamos poder entrar 2015 com o pé no acelerador, fazendo investimentos em obras e melhorando os serviços públicos de Salvador. Isso é algo espetacular", afirmou Mauro Ricardo. Ele lembrou ainda que, nos dois primeiros anos de gestão de ACM Neto, Salvador se tornou uma "cidade ficha limpa", zerando as pendências junto ao governo federal. Além disso, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) está em vias de aprovar as finanças da Prefeitura relativas ao ano de 2013. Nos últimos três anos, as contas foram rejeitadas.

"Também adotamos medidas como auditorias, renegociamos contratos contratos, recalculamos precatórios, fizemos o caixa único e reduzimos as despesas da Prefeitura para podermos gastar melhor com a população. No período entre 2012 e 2014, houve um crescimento de 33,1% na receita, que vai chegar a 61,6% em 2015. Até 2015, teremos recursos adicionais da ordem de R$4,2 bilhões", disse Mauro Ricardo, que considerou "difícil" a decisão de deixar a Prefeitura, onde, afirmou, desempenhou um dos trabalhos mais desafiadores ao londo de seus 33 anos de vida pública.

Reforma administrativa - ACM Neto afirmou que na manhã da próxima sexta-feira (05) vai anunciar à imprensa a reforma administrativa da Prefeitura. Ele antecipou que modificações na estrutura irão ocorrer. Neto elogiou Mauro Ricardo, e disse que Salvador mais uma vez está na contramão de outros entes federados. "Enquanto a presidente Dilma Rousseff e o governador eleito da Bahia, Rui Costa, anunciam ajustes fiscais, vamos ampliar os gastos de forma qualificada e eficiente. Nós já fizemos nosso ajuste e Salvador nunca encerrou um ano com R$1 bilhão em caixa", ressaltou.

O prefeito afirmou que tem orgulho de ter Paulo Souto na equipe. "É um dos homens públicos mais experientes do Brasil. E mostra que tem espírito público ao aceitar o nosso convite", declarou ACM Neto. Paulo Souto, por sua vez, lembrou que conheceu de perto a situação difícil que Salvador se encontrava no período da transição de governo, em 2012, após as eleições. "Essa equipe de Mauro Ricardo fez algo próximo ao milagre para que Salvador chegasse no final de 2014 na situação em que se encontra atualmente".