A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realiza nesta semana a operação “Cidade Dez Sucata Zero” com a intenção de diminuir os veículos abandonados e sucatas em toda a extensão da Suburbana. A iniciativa, que começou na segunda-feira (11), notificando 142 proprietários, seguiu na manhã desta terça-feira (12), com o recolhimento de dez carros. A ação, que conta com o apoio da Transalvador e da Guarda Municipal, vai seguir até quinta-feira (14), e tem previsão de retirada de mais quarenta veículos abandonados em áreas públicas.

Os automóveis abandonados foram recolhidos e encaminhadas pela equipe da Semop para o Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), sediado na Avenida San Martin. Os cidadãos que tiveram seus veículos apreendidos podem realizar a retirada na Segub mediante apresentação de documento de identidade com foto e documentos do veículo. O prazo para reivindicar o bem é de até 60 dias, pagando multa no valor entre R$ 700 a R$ 1 mil. Caso contrário, o veículo será leiloado. A população pode denunciar o abandono de sucata em vias públicas através do telefone 156 ou pelo portal Fala Salvador disponível no endereço www.falasalvador.ba.gov.br.

De acordo com Roberto Guerreiro, chefe do setor de proteção da estética da cidade (Sepec), além da preocupação com a limpeza e estética das vias, a operação tem voltado seus esforços ao combate ao aedes aegypti, já que veículos abandonados podem abrigar focos de proliferação do mosquito, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika virus. Durante todo o ano, cerca de 1,1 mil carros foram retirados das vias públicas, com ações realizadas periodicamente. A previsão do núcleo é que sejam retiradas até o final do ano, cerca de 1,6 mil sucatas em toda a cidade.