A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), está participando do “Setembro Amarelo”, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O objetivo é alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além de suas formas de prevenção. Os Fortes de Santa Maria e São Diogo, que ficam na Barra, seguem iluminados de amarelo até o dia 30 de setembro, a partir das 19h. Os equipamentos abrigam, respectivamente, exposições permanentes de fotografias, tendo foco na obra do francês Pierre Verger, e do artista plástico argentino Carybé.

"Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o suicídio, hoje, no Brasil, já faz mais vítimas que a Aids e mata mais do que alguns tipos de câncer. E, por isso mesmo, decidimos envolver os equipamentos culturais e atrativos turísticos como propagadores da campanha desta conscientização. Uma forma lúdica e expressiva de despertar a atenção das pessoas sobre as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte", afirma o titular da Secult, Cláudio Tinoco.

O Elevador Lacerda, que faz o transporte de passageiros entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Municipal, na Cidade Alta, também está participando da campanha de Prevenção ao Suicídio, e vai permanecer iluminado com a cor amarela até o último dia do mês de setembro. Esta ação é gerenciada pela Diretoria de Iluminação, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).