O prefeito ACM Neto entregou à comunidade da Mata Escura, na manhã dessa quarta-feira (06), mais um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) totalmente reformado e com capacidade para atender até mil famílias por ano. A reinauguração ocorreu às 9h e contou com a presença do vice-prefeito Bruno Reis, do chefe de Gabinete, João Roma, e da titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Combate à Pobreza (Semps), Tia Eron, além de outros secretários e de lideranças comunitárias.

A reforma da unidade, que tem papel fundamental para a promoção da assistência social no bairro, envolveu a substituição da parte elétrica, como fiação, quadro de disjuntores, luminárias, tomadas e interruptores, em atendimento às normas atuais de eletricidade. Os alambrados que cercam o imóvel e as janelas também foram trocadas. O Cras foi pintado e tornou-se mais acessível, pois agora conta com rampa, banheiro adaptado e piso tátil.

Durante a inauguração, o prefeito ACM Neto ressaltou que 76% dos recursos da administração municipal estão sendo aplicados nas áreas mais pobres da cidade. “Esse Cras facilita muito o dia a dia das pessoas, porque é um processo de descentralização administrativa. Com isso, trazemos serviços para dentro da comunidade, sem que seja necessário que as pessoas se desloquem para o Centro para ter acesso a eles. Esperamos que esse espaço seja de aproximação entre as políticas sociais da prefeitura e a comunidade”, afirmou.

A secretária Tia Eron lembrou que o bairro da Mata Escura foi um dos primeiros a receber um Núcleo de Assistência Social há, aproximadamente, 20 anos, e ressaltou a importância da unidade. “Esse evento representa a reinauguração de um vínculo social que foi criado com a comunidade há algum tempo. Aqui nós temos quase 32 mil pessoas. É um público prioritário porque está abaixo da linha da pobreza, portanto o Cras vem atender às principais necessidades dessas pessoas”, disse.

Este já é o décimo Cras inaugurado pelo prefeito desde o início da gestão. Equipado com três salas e rede informatizada, a unidade da Mata Escura está localizado no final de linha do bairro, na Rua C – Loteamento Jardim Pampulha, S/N. A unidade vai funcionar de 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e vai abranger os bairros de Jardim Santo Inácio, Jardim Cajazeiras e Sussuarana.

Serviços - As unidades do Cras de Salvador atendem famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, e que são discriminadas por questões como a de gênero, idade, etnia e deficiência. Cada unidade referencia até 5.000 famílias em vulnerabilidade, podendo atender até cerca de 1.000 famílias por ano.

Por meio de programas como o de Proteção e Atendimento Integral à Família e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Cras orienta os cidadãos sobre benefícios assistenciais aos quais têm direito, como o Cadastro Único, para participar dos programas sociais do governo federal, e o Primeiro Passo, programa da Prefeitura de Salvador que disponibiliza R$ 50 para famílias que não têm condições de matricular seus filhos em creches e escolas de Educação Infantil.

Além da orientação, o Cras realiza encaminhamentos para escolas e creches, Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e unidades de saúde, por exemplo. A unidade também faz mediação entre a população carente e instituições sociais para a doação de roupas e alimentos para quem necessita e encaminha o público para programas promovidos pela Semps.