Os moradores da localidade conhecida como Pirajá Velha eram só felicidade pelo início das obras de construção de mais uma unidade municipal de saúde, a ser instalada na Rua Alto do Mar, s/n, região do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria. Na manhã desta sexta-feira (18), o prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, assinaram a ordem de serviço para a implantação imediata da Unidade de Saúde da Família (USF) Deputado Luiz Braga, em homenagem à trajetória do político baiano falecido em 2015 e pai do presidente da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), Alberto Braga.

A estrutura tem investimento definido em R$ 1,2 milhão e contará com três equipes com foco em Saúde da Família e Saúde Bucal. Com capacidade para atender a 12 mil pessoas da localidade, a USF ofertará serviço humanizado e qualificado aos grupos de risco formados por crianças, adolescentes, adultos e idosos.

“Esta é uma reivindicação antiga da comunidade que a Prefeitura está atendendo agora. Esse investimento ajuda a elevar o índice de cobertura da Atenção Básica na região, que era uma das piores da cidade, mas foi uma das que mais cresceu nos últimos quatro anos”, pontuou o prefeito. Até o fim deste ano, a cobertura vai superar o índice de 60% da população. Em toda a cidade, em 2013, a Atenção Básica atingia apenas 18% dos cidadãos.

O secretário Rodrigues Alves salientou que esta USF seria implantada originalmente pelo governo estadual, com recursos do Banco Mundial (Bird). No entanto, após três anos sem resposta, a administração municipal decidiu assumir a implantação da estrutura. “Agradecemos inclusive à comunidade, que ajudou a Prefeitura a encontrar este terreno, em um lugar central de uma área tão desassistida como esta. Em quatro anos, Salvador teve a maior ampliação da Atenção Básica no país. Nesse período, mais de 90% dos postos foram reformados ou ampliados na cidade e foram contratados mais de 3.800 funcionários”, completou.

Serviços – A partir de abril de 2018, quando a estrutura deverá estar concluída, a população passará a contar com acolhimento e atendimento médico, de enfermagem e odontológico, voltado para programas prioritários de prevenção e tratamento de hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase. Serão disponibilizados ainda procedimentos de promoção e proteção à saúde como administração de vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de consultas e exames, dispensação de medicamentos, dentre outros serviços.