O Programa Gabinete da Prefeitura em Ação chega ao Subúrbio Ferroviário neste sábado (19), oferecendo gratuitamente uma gama de serviços públicos para moradores da região. O evento acontecerá das 8h às 12h, na Escola Municipal Francisca de Sande, localizada na Rua Muniz Travasso, em Alto de Coutos. O Gabinete da Prefeitura em Ação já ocorreu em Pau da Lima, Calabetão, Pirajá, Lobato e Santa Cruz, beneficiando cerca de 5 mil pessoas.

No Subúrbio, a população terá acesso a consultas e cadastros nos programas Primeiro Passo, Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, além de atendimento com a Coelba, que fará distribuição de lâmpadas LED. Na ocasião, as pessoas também poderão solicitar Cartão do SUS, fazer consultas de vagas de emprego através do SIMM, receber orientação ou fazer denúncias com o Balcão de Justiça, Codecon, Codesal ou Ouvidoria municipal. O evento contará ainda com corte de cabelo e agendamento para o recadastramento biométrico eleitoral.

Na área de saúde, serão ofertadas ações como saúde bucal (limpeza e aplicação de flúor), aferição de pressão arterial e verificação de glicemia, vacinação antirrábica para animais, e contra Febre Amarela. Quem for ao local poderá fazer consultas médicas na hora com ortopedistas, clínico geral, cardiologista, exame preventivo para as mulheres, eletrocardiograma e dentista.

Na ocasião, os pais poderão levar os filhos para participarem de atividades recreativas através do Ruas de Lazer. Serão disponibilizados cama elástica, jogos de tabuleiro, campeonato de futebol, vôlei, basquete e gincanas. "Esses serviços serão oferecidos sobretudo para aqueles moradores que têm maior dificuldade de ir até esses atendimentos", explica o prefeito-bairro do Subúrbio, Sósthenes Macedo.

Nas edições anteriores, os serviços mais procurados pelos cidadãos são cadastros nos programas sociais Primeiro Passo, Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida. O diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Júnior Magalhães, também reforça a ideia do projeto. "Hoje, as Prefeituras-Bairro atendem a quase dez mil pessoas por dia e, por acharmos pouco, buscamos levar cada vez mais serviços para perto do soteropolitano”, destaca.

Balanço - A unidade administrativa do Subúrbio/Ilhas realiza cerca de mil atendimentos diários. As principais demandas dos cidadãos são por cadastro no Bolsa Família, recadastramento biométrico eleitoral, emissão do cartão do SUS, encaminhamento para consultas médicas, procura de vagas de emprego no SIMM e recebimento de lâmpadas LED.