É comum encontrar, todos os dias, uma turma jovem presente nas salas de empresas, organizações, repartições públicas e afins, com olhares atentos, muita vontade de aprender e, futuramente, conseguir uma vaga no mercado de trabalho como profissional. Devido à importância conquistada nas últimas décadas – inclusive com legislação própria – a função ganhou uma data para celebração. E justamente na manhã desta sexta-feira (18), Dia do Estagiário, os cerca de 700 estagiários e menores-aprendizes que atuam na Prefeitura tiveram uma programação especial realizada no Centro Cultural da Câmara, com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário municipal de Gestão (Semge), Tiago Dantas.

Após participar de uma ação em alusão à data nas redes sociais da Prefeitura, Flávia Emanuele Santos, que desempenha atividades na Coordenadoria Administrativa do Gabinete do Prefeito, representou todos os jovens ao receber um abraço de agradecimento de ACM Neto. Aos 19 anos, assim como os demais colegas, ela sonha em ser uma profissional de sucesso - está estudando, inclusive, para a seleção que a administração municipal está promovendo, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Tudo isso para ajudar a família – com a crise que assola o país, atualmente, o valor da bolsa é o que garante o sustento da casa.

“Para muitos jovens, este é o primeiro contato profissional em toda a vida. Para a Prefeitura, o trabalho dessa turma faz toda a diferença, pois os jovens realmente ‘vestem a camisa’. É através dos programas de estágio e de menor aprendiz que começamos a descobrir os talentos que cada um possui”, pontuou o prefeito.

ACM Neto ainda relatou que é comum receber no Gabinete pedidos de secretários e gestores para contratação de estagiários que se destacaram na função. “Posso dizer que a Prefeitura, na medida do possível, está de portas abertas para vocês. Então, estamos aqui para trazer uma palavra de agradecimento pelo compromisso e estímulo para que possam se dedicar cada vez mais, ao fazerem parte desta equipe montada na administração municipal e que está ajudando a transformar a primeira capital do Brasil”, considerou o prefeito aos homenageados.

Assim como os jovens, o secretário Tiago Dantas também salientou a experiência como estagiário na Prefeitura – ele atuou na antiga Empresa de Turismo de Salvador (Emtursa), atual Empresa Salvador Turismo (Saltur), no início da carreira profissional. “Realmente, o estágio é a principal porta de acesso ao mercado de trabalho. No meu caso, essa atuação inicial no serviço público fez que com que tivesse um conhecimento maior sobre como funciona a estrutura e me ajudou para que estivesse aqui hoje”, completou.