Atendimento itinerante visa auxiliar creches e instituições de educação infantil para que consigam resolver pendências relativas à regularização.

A partir deste mês de setembro, o Núcleo Multidisciplinar de Assessoria Jurídica e Contábil promove atividade itinerante nas comunidades, para reforçar a atuação junto às entidades educacionais que possuem algum tipo de irregularidade com o Município. A ação, que é realizada pela Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), prevê a resolução de pendências relativas à prestação de contas de creches já conveniadas, além da celebração de convênio com novas instituições.

O Núcleo, que esteve na última terça-feira (24) no Conjunto Joanes Leste e na Ribeira, também dá apoio à estruturação documental, pedagógica, jurídica e contábil das creches. Uma das pessoas atendidas foi a educadora Maria de Lourdes Conceição, responsável pela Escola Comunitária Luiza Mahin, localizada no Uruguai. “Estou com um problema no IPTU e consegui informações aqui de como resolver”, disse.

No próximo dia 1º, o Núcleo atenderá às regiões da Liberdade e Pirajá. No dia 8 serão beneficiadas as instituições do Centro e Orla, no dia 22 o atendimento será feito em Itapuã e Cajazeiras e, por fim, no dia 29 o atendimento será feito nas regionais do Cabula e São Caetano.

A ação, que conseguiu aumentar o número de unidades credenciadas de 28 para mais de 80, em um ano e meio de gestão, pretende licenciar 100 entidades ainda em 2014. Para o ano que vem, com a ajuda do Núcleo, a Smed prevê que 200 instituições façam parte do convênio com a Prefeitura e, assim, mais crianças poderão ser atendidas gratuitamente.