Intervenção beneficiará 600 mil pessoas na região com investimento de R$40 milhões. O prefeito ACM Neto autorizou nesta sexta-feira (26) o início imediato da obra, em evento realizado na Casa do Trabalhador.

A nova via que ligará os bairros de Cajazeiras, Águas Claras e Valéria à BR-324 vai beneficiar cerca de 600 mil pessoas que vivem nessa que é uma das áreas mais populosas da cidade. O prefeito ACM Neto autorizou nesta sexta-feira (26) o início imediato da obra, em evento realizado na Casa do Trabalhador, em Fazenda Grande II, com a presença de várias autoridades, como o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Câmara. Isso vai melhorar consideravelmente a mobilidade na região, que cresceu de forma desordenada a partir de 1990. Com 7,8 km de extensão, a nova avenida se estenderá das imediações do viaduto de Valéria à Via Coletora 1A (Águas Claras) e à Rua Juscelino Kubitschek (Cajazeiras XI).

Os investimentos serão de R$40,4 milhões, exclusivos dos cofres municipais. “Estávamos em estágio avançado de entendimento com o Desenbahia para uma linha de crédito que pudesse financiar essa obra. Infelizmente, sem uma explicação consistente, o Desenbahia negou o empréstimo. Só que hoje Salvador anda com as próprias pernas. Hoje o município tem capacidade de executar as obras com recursos próprios, graças ao equilíbrio das contas do município. Os recursos integrais já estão assegurados no Orçamento”, afirmou ACM Neto.

A avenida terá duas faixas em cada pista, três rotatórias de acesso e uma interseção, além de dez baias para ônibus, passeio de dois metros e moderno sistema de iluminação. Serão construídos dois viadutos na entrada e saída de Valéria sobre a BR-324. Com uma engenharia diferenciada, em função da existência de uma pedreira e desníveis na região, além de solo mole, a obra envolverá também serviços de micro e macrodrenagem. A obra terá duração de 18 meses e começará pela Pedreira, em Valéria.

Com a nova via expressa, outras intervenções vão melhorar ainda mais a mobilidade em Cajazeiras e bairros próximos e já estão sendo estudadas, conforme antecipou o secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, que apresentou o projeto da avenida. Uma das alternativas é a implantação de uma nova via fazendo a ligação entre a Estrada Velha do Aeroporto e a futura Avenida 29 de Março. Com a desativação da pedreira em Valéria, prevista para 2016, a Rua José Roberto Otoni, já requalificada, será interligada à Rua Juscelino Kubitschek.

Projeto – O prefeito explicou que o antigo projeto foi completamente refeito pela atual gestão, passando a ter a qualidade necessária que a obra demanda. “Essa é uma obra complexa, que tem que ser bem feita. Por esse motivo, quando assumimos, resolvemos refazer completamente o projeto, que não dava para ser aproveitado porque uma das nossas premissas é fazer as obras com qualidade porque se trata de recursos públicos. Estamos realizando um sonho de todos os moradores de Cajazeiras e Valéria. O principal resultado vai ser desafogar o trânsito nessa região e melhorar a qualidade de vida das pessoas”.