O prefeito ACM Neto participou na manhã desta sexta-feira (26) da abertura do seminário "Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador”. O evento, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca) em parceria com as secretarias municipais da Educação (SMED) e da Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), é uma das etapas preparatórias para a conferência municipal sobre o tema, que será em março de 2015.

Os secretários municipais da Educação, Jorge Khoury, e da Promoção Social e Combate à Pobreza, Henrique Trindade, a coordenadora do escritório da Unicef em Salvador, Helena Oliveira, além do presidente do Cmdca, Rodrigo da Silva, também participaram da solenidade de abertura. A programação do evento, que reuniu 400 pessoas, foi iniciada com a apresentação da Companhia de Dança e Percussão Opaxoró, da APAE.

O prefeito ACM Neto destacou a importância do evento e da mobilização do poder público e da sociedade civil para realização da conferência municipal. “Fiz questão de estar presente para dizer que darei total apoio para realização da conferência. Nós da gestão municipal priorizamos as políticas públicas voltadas para os jovens e adolescentes, mas temos a humildade de reconhecer que sozinhos não podemos realizar tudo que planejamos. Por isso, peço empenho de todos nestas etapas preparatórias para que tenhamos uma conferência coroada de êxito”, disse.

Neto também citou ações da Prefeitura que beneficiam diretamente as crianças e os adolescentes como a criação de 30 mil novas vagas para educação infantil, a construção dos Centros Municipais de Educação Integral (CEIs) e dos novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a reestruturação da rede física escolar, dos CRAS, dos CREAS e dos Conselhos Tutelares, a reformulação da Fundação Cidade-Mãe e os projetos do Parque Social. “Temos várias prioridades, mas se pudesse escolher uma, seria as crianças e os adolescentes porque eles não são o futuro, eles são o presente”, destacou.

O objetivo do seminário é avaliar e propor políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente. A ideia é estabelecer novas diretrizes com o objetivo de fortalecer o sistema de garantia de direitos, bem como sensibilizar, mobilizar, articular e instrumentalizar a sociedade soteropolitana para participar do processo de construção e realização da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em março de 2015. Realizada a cada três anos, a conferência é um evento sociopolítico promovido nos âmbitos municipal, estadual e federal.

A proposta é abrir espaço para que representantes da sociedade civil organizada possam pensar, de forma articulada com seguimentos do governo, a formulação, a execução e o controle das políticas públicas direcionadas às crianças e adolescentes.