A aplicação do IPTU Verde é o tema do debate a ser promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), na próxima terça-feira (16).

A aplicação do IPTU Verde é o tema do debate a ser promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), na próxima terça-feira (16), às 9h, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon), na Rua Minas Gerais, 436, Pituba. O encontro é destinado a entidades do setor imobiliário, ONGs de proteção ambiental, conselhos e estudantes de engenharia, além de pessoas interessadas no tema.

A intenção é esclarecer todas as dúvidas sobre o IPTU Verde, cuja lei de criação foi sancionada este ano e prevê desconto de 5% a 10% no imposto para imóveis construídos seguindo o padrão de construção ambiental. De acordo com o secretário da Secis, André Fraga, na ocasião será apresentada a minuta do decreto, que logo ficará disponível também na Internet para que haja contribuição da sociedade para regulamentação da normativa. O debate contará também com a participação de representantes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e da Secretaria de Fazenda (Sefaz).

O IPTU Verde é uma forma que a Prefeitura encontrou para estimular a preservação ambiental, com o uso de recursos renováveis. Entre as ações que garantem o desconto no Imposto está o aproveitamento de água da chuva, de luz natural, o uso de energia solar e lâmpadas de LED, o plantio de árvores, o telhado verde, entre outras.