Mais de R$ 30 milhões. Esse é o volume de investimentos em contenção de encostas executadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), em 27 pontos da cidade.

Mais de R$ 30 milhões. Esse é o volume de investimentos em contenção de encostas executadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), em 27 pontos da cidade, com destaque para a Ladeira do Cacau e Avenida Lafayete Coutinho (Contorno). Na Ladeira do Cacau, que demanda investimentos da ordem de R$ 6 milhões, será solucionado um complexo problema de instabilidade da encosta, que provocou a interdição da via há cerca de três anos. Na Avenida Contorno, foram feitas intervenções também para o controle das águas e, agora, em dias de fortes chuvas, a estabilidade do terreno não ficará mais comprometida.

Entre as regiões beneficiadas desde o início da gestão com essas obras estão Barbalho, Calçada, Santo Agostinho, Itaigara, Alto de Coutos, São Tomé de Paripe, São Caetano, Fazenda Grande, Marechal Rondon, Estrada da Rainha, Liberdade, Cabula, Sussuarana, Cidade Nova, São Marcos, Vale dos Lagos, Santa Mônica, Praça da Sé (ao lado do 18º Batalhão), Calabar, Engenho Velho de Brotas e Estrada Velha do Aeroporto, onde, ao final do ano passado, um deslizamento de terra provocou a interdição da Avenida Aliomar Baleeiro, na altura do Convento Dom Amado.

São executadas diversas técnicas de engenharia, como solo grampeado, alvenaria de pedra, revestimento vegetal – para permitir a manutenção da cobertura verde onde for possível –, aliadas a ações de drenagem e pavimentação. Alguns pontos necessitam ainda de construção de escadarias, a exemplo da Rua Nova Camurujipe (São Caetano), Beco do Jiló (Cidade Nova), Rua Major Cunha Matos (Liberdade), Rua Laurindo Telles (Sussuarana) e Avenida Donana (Sussuarana).