Até dezembro de 2014, a intenção da Prefeitura do Salvador é entregar, no total, quatro mil unidades habitacionais, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa, promovida pelo governo federal e coordenada na capital baiana pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), já entregou 340 unidades do Residencial 1 Bosque das Bromélias, no Jardim das Margaridas. No ano passado, cerca de três mil famílias foram beneficiadas com a entrega de imóveis pelo município.

As próximas unidades previstas para serem entregues são os residenciais Vivenda do Mar, no Subúrbio; Coração de Maria e Ceasa I e II, na ligação CIA-Aeroporto; e Fazenda Grande 15H, 15O, 15M e 15L, na região de Cajazeiras. Para 2015, devem ser entregues as unidades dos Residenciais Ceasa III, IV e V que beneficiarão, dentre outras, as 287 famílias que vivem no entorno da comunidade de São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário.

De acordo com a coordenadora de Habitação da Sindec, Elaine Menezes, as inscrições permanecem abertas e devem ser feitas através do site www.casavida.salvador.ba.gov.br, onde também estão reunidas demais informações sobre o Minha Casa, Minha Vida. O programa é voltado, prioritariamente, para famílias residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; chefiadas por mulheres e/ou que tenha algum familiar idoso ou portador de deficiência.

Também fazem parte da prioridade famílias vinculadas a movimentos de luta pelo direito à moradia, com assento no Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação ou no Conselho Municipal de Salvador e atuação comprovada na Bahia há mais de dois anos; famílias que vivem em ocupação ou situação de conflito fundiário há mais de dois anos; e famílias em Aluguel Social ou situação de remanejamento em razão de obras públicas, ou servidor público.

Atualização do cadastro – Com quase 150 mil inscrições realizadas pelo site, Elaine chama a atenção dos candidatos para a atualização do cadastro. Segundo a coordenadora de Habitação, há certa dificuldade em entrar em contato com os sorteados, devido a mudanças no endereço ou no número do telefone, por exemplo, e que não são informados à Sindec. “Quando divulgamos a lista com o resultado, além do aviso pelo site e pela imprensa, também entramos em contato com o sorteado pelo número de telefone informado no cadastro. Em muitos casos, o número está incorreto ou já não pertence mais ao cidadão e, com isso, acaba atrasando o andamento do processo para entrega das chaves”, salientou.

Aqueles que necessitam fazer mudanças em algum dado informado na ficha de inscrição podem entrar em contato com a Coordenadoria de Habitação através do telefone (71) 3173-8738 ou comparecer à sede da Sindec na Avenida Vale dos Barris, 125, das 8h20 às 11h30 e das 13h às 16h.