A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) realizou vistorias em 15 bairros da capital baiana, entre os dias sexta-feira e domingo últimos para coibir a poluição sonora na cidade. A ação integra a Operação Silere e foi realizada em conjunto com as polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Transalvador (Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador). No total, foram contabilizados 18 autos de infração, cinco notificações e 42 equipamentos sonoros apreendidos.

A Sucom vistoriou estabelecimentos comerciais e veículos automotores nos bairros do Itaigara, Caminho das Árvores, Imbuí, Fazenda Grande do Retiro, Federação, Acupe de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Rio Vermelho, Sussuarana Nova, Novo Horizonte, Sussuarana Velha, Tancredo Neves, Mata Escura, Sete de Abril e Jardim Nova Esperança.

Mais ações - No mesmo período, fiscais da Sucom fizeram vistorias nos bairros de Pernambués, Federação, Imbuí, Boca do Rio e Pituaçu em ação conjunta com as 1°, 39° e 41° Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) e a Guarda Municipal. Durante as operações, 15 equipamentos foram apreendidos, dez autos de infração foram expedidos e três notificações emitidas.

Legislação - A legislação vigente estabelece que no período compreendido entre 22h e 7h, o volume máximo permitido é de 60 dB (sessenta decibéis) e, entre 7h e 22h, de 70 dB (setenta decibéis). Denúncias de poluição sonora devem ser direcionadas à Sucom, pelo telefone 2201-6660. O serviço funciona 24 horas, todos os dias.