Uma missa realizada na manhã desta terça-feira (29), na capela do Abrigo D. Pedro II, iniciou a programação comemorativa pelos 127 anos da instituição, localizada na Avenida Dendezeiros (Cidade Baixa). Os 74 idosos residentes, familiares e amigos participaram da festividade, que também contou com a participação dos funcionários do Abrigo e do titular da Secretaria Municipal de Combate à Pobreza (Semps), Henrique Trindade.

Logo após a celebração religiosa, o grupo de idosos integrante das oficinas de terapia ocupacional realizou uma apresentação teatral que emocionou os convidados, ao exaltar as características de cada região do país através da música e da dança. Em seguida, o Coral Passarinhos de Jesus, também formado por idosos do abrigo, apresentou canções da música popular brasileira. A programação seguiu com o almoço festivo e as homenagens aos aniversariantes do mês de julho.

História e atividades – Inaugurado em 1887 com a denominação de Asilo de Mendicidade Santa Isabel, em homenagem à família da Princesa Isabel, o Abrigo D. Pedro II é administrado pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Semps. Para atender bem aos idosos abrigados atualmente, a instituição mantém uma equipe multidisciplinar de profissionais formada por nutricionista, fisioterapeuta, médico clínico, equipe de enfermagem, terapeuta ocupacional e psicóloga. Além de acompanhamento médico, a equipe oferece também acompanhamento social e de lazer através de aulas de canto, dança, educação física, teatro, cinema e passeios.