Os ambulantes que trabalham na região da Avenida Sete de Setembro já participam de uma ação de mobilização para aperfeiçoamento do trabalho realizado na localidade. As palestras são realizadas na rua, próximas ao local de trabalho dos ambulantes, e integram o projeto Avenida Sete Território Empreendedor.

Os ambulantes que trabalham na região da Avenida Sete de Setembro já participam de uma ação de mobilização para aperfeiçoamento do trabalho realizado na localidade. As palestras são realizadas na rua, próximas ao local de trabalho dos ambulantes, e integram o projeto Avenida Sete Território Empreendedor, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) em parceria com o Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL).

Segundo a analista de projeto de territórios empreendedores do Sebrae, Idimara Dantas, o projeto vai proporcionar todo o acompanhamento na parte de empreendedorismo. “É de extrema importância que eles se formalizem, até porque muitos não têm conhecimento. Precisam saber vender, controlar o dinheiro e ter ideia de negócios”, afirma Idimara. Neste primeiro momento serão explicados os documentos necessários e, de imediato, cada ambulante já pode fazer a inscrição, caso tenha interesse, com os agentes do CEM.

Cerca de 800 ambulantes atuam na Avenida Sete e no entorno. O coordenador do Setor de Proteção de Estética da Cidade (Setec), Roberto Guerreiro, acredita que a iniciativa vai valorizar mais o trabalho do comerciante de rua, por isso a necessidade de que todos sejam cadastrados. “O projeto é maravilhoso é a coordenação está empolgada com o trabalho realizado, pois sabemos que tem condições de dar certo e temos desejo de que funcione, assim trabalharemos em prol dos resultados”, afirmou o coordenador.

De acordo com Arismário Nunes Barreto, permissionário há mais de 20 anos e uma das lideranças dos ambulantes na região, a ação é interessante para os vendedores. “Eu acho que é bom pra tentar melhorar a situação dos ambulantes e das ruas porque ocupavam os passeios, além de que muitos aqui estão com nome irregular na praça, não tem como pegar empréstimo e com o Sebrae vai melhorar a situação”. Para ele, já melhorou muita coisa, mas é necessária a conclusão de todo o processo na região para colocação de todos os ambulantes nos pontos e evitar problemas com a fiscalização.

Projeto - De forma mais ampla, o projeto Avenida Sete Território Empreendedor tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e articular a sociedade civil organizada, governo, entidades empresariais e educacionais com vistas ao fortalecimento de ações conjuntas para promover a requalificação urbana e o desenvolvimento sócio-econômico da região. O projeto tem sete eixos de atuação: Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Acesso a Serviços Financeiros, Infraestrutura, Cultura da Paz, Comunicação e Marketing e Ordem.

Como um dos principais parceiros do projeto, o Sebrae colabora no incentivo ao empreendedorismo, com ações voltadas ao layout das barracas dos ambulantes, criação de catálogo de turismo e formalização de ambulantes. Além disso, presta consultoria para apoio à constituição de condomínios nas áreas do comércio informal e na promoção de cursos voltados para gestão e divulgação de negócios.

A Semop fica encarregada da execução das ações destinadas à manutenção da ordem pública; reordenamento do comércio informal; requalificação da iluminação pública; prevenção à violência e proteção do patrimônio público; e articulação com órgãos competentes visando à preservação do bem-estar e segurança dos cidadãos. A ação engloba também a reforma do Mercado das Flores, Dois de Julho e do espaço urbano no entorno; ações voltadas para defesa do consumidor; serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e proteção à estética da cidade.

O projeto conta ainda com a parceria estratégica de instituições como a Fundação Mário Leal Ferreira, Fundação Gregório de Mattos, Conder, Coelba e as secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), de Desenvolvimento, Cultura e Turismo (Sedes), de Urbanismo e Transporte (Semut), da Reparação e Cidade Sustentável. E ainda da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Unifacs, Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, Universidade da Paz, Parque Social, Associação dos Moradores do Largo Dois de Julho e das associações que reúnem os ambulantes de Salvador.