Equipamento vai funcionar ao lado do Farol da Barra com 44 vagas em dois andares.

O prefeito ACM Neto inaugura neste sábado (03), às 10h, a Estação Bike Farol da Barra, um espaço que irá proporcionar aos ciclistas local seguro e conveniente para guardarem suas bicicletas. Gratuito, o local contará ainda com funcionários responsáveis pelo atendimento e manuseio das bikes. Conceito pioneiro no Brasil, o bicicletário vai funcionar em um módulo de contêiner marítimo e é composto por 44 vagas distribuídas em dois andares. O equipamento será instalado ao lado do Farol da Barra.

O serviço será oferecido sete dias por semana, das 6h às 0h, gratuitamente. Para o cadastro, será necessária apresentação de documento com foto, número do CPF e estar com a bicicleta presente para registro. É possível cada usuário guardar até três bicicletas simultaneamente. Os bicicletários são desenvolvidos e operados pela Compartibike, empresa especializada em soluções sustentáveis de mobilidade urbana e atua no mercado desde 2010. O próximo equipamento será instalado na Ribeira, perto do terminal marítimo e do fim de linha dos ônibus do bairro.

A inauguração faz parte das comemorações pelo aniversário de dois anos do Movimento Salvador Vai de Bike. Outras ações estão planejadas para este final de semana, a exemplo da ampliação das ciclofaixas de lazer que cortam a cidade, da entrega de novas bicicletas públicas para empréstimos, uma feira com temática ciclística, circuito de minibike para crianças, oficina de mecânica, bate-papo e parabéns com direito a bolo, entre outras novidades.

Na inauguração do novo bicicletário na Barra, por exemplo, todos os ciclistas que estiverem no local serão convidados para provar um bolo comemorativo. Ao lado do novo equipamento, será montado também um circuito de minibike, que ficará aberto das 9h ás 17h para a diversão das crianças. No local, ainda haverá o sorteio de uma bicicleta novinha, totalmente estilizada por grafiteiros da cidade, com arte feita na hora. Além disso, muitos brindes serão sorteados, inclusive 20 bilhetes que poderão ser utilizados durante um passeio na Feira da Cidade, que terá como temática a "magrela", em homenagem aos dois anos do Movimento Salvador Vai de Bike.

Feira - A Feira terá início às 11h, ainda no sábado (03), no canteiro central da Avenida Centenário (Chame-Chame), onde cerca de 100 tendas garantirão lazer e diversão ao público. Durante as 12 horas de exposições, haverá grafitagem em bikes, oficina básica de mecânica para bicicletas, bate-papo com ciclistas e sorteio de brindes. Além disso, quem for ao local contará com uma variedade gastronômica com preços acessíveis e muito artesanato. Na ocasião, também haverá duelo de DJs, o que animará ainda mais os visitantes.

Diversos grupos de ciclistas estão se mobilizando para participar dos eventos, entre eles o Pedal da Vila, que sairá da Rua Raul Leite - em Vila Laura, às 8h30 do sábado (03), passando pela Rótula do Abacaxi, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Avenida Tancredo Neves, Avenida Magalhães Neto, Avenida Manoel Dias e seguindo a Avenida Otávio Mangabeira até a Barra.

Domingo - No domingo (04), a Barra continuará com o circuito de minibike a todo vapor e a Feira da Cidade mantém sua programação, porém com atrações musicais de peso, a exemplo do chorinho do grupo Janela Brasileira, que fará uma bela apresentação durante o horário de almoço. Ainda domingo, a Avenida Magalhães Neto receberá uma tenda móvel com 20 bicicletas para empréstimos. A Prefeitura vai ampliar a distância da ciclofaixa de lazer que começa no Parque da Cidade, que se estenderá até a Magalhães Neto, chegando à Otávio Mangabeira (orla) e depois passando por toda Avenida Paulo VI. A outra ampliação será na ciclofaixa de lazer que liga o Pelourinho ao Largo da Vitória.

As tendas da Barra, Pelourinho e Parque da Cidade receberão bicicletas diferenciadas, todas na cor azul. Para o empréstimo das "azulzinhas" será necessário pagar uma taxa de R$1 para utilização por duas horas. É possível renovar o tempo de uso dessas bikes após 15 minutos de sua entrega. Caso a renovação não seja realizada, o usuário pagará R$ 5 por hora utilizada a mais. O cadastro será feito nas próprias tendas. Lembrando que as tendas funcionarão das 7h às 17h.