A Prefeitura recebeu ontem (06) dez mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, através de uma parceria entre a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira para Papel e Artefatos de Papel e Papelão no Estado da Bahia (Sindpacel). As entidades formalizaram o processo de doação à Secretaria de Cidade Sustentável (Secis) em evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O encontro também foi palco do lançamento do Relatório Ibá 2015 e do anuário ABAF – Bahia Florestal 2015 –, que mostram um panorama completo da cadeia produtiva de base florestal na Bahia e no Brasil.

Para o secretario da Secis, André Fraga, a doação dessas mudas promove melhorias substanciais para a qualidade de vida da população. “Esse trabalho precisa ser compartilhado por todos, iniciativa privada, pública e os cidadãos”, afirmou Fraga. As mudas serão plantadas pela Escola de Jardinagem Itinerante, que envolve as comunidades de bairros pouco arborizados, e no programa de arborização da cidade. Segundo o diretor executivo da Abaf, Wilson Andrade, a iniciativa de doação dessas mudas visa beneficiar o ar urbano e o visual da cidade. “Nosso projeto é atuar e ajudar no reflorestamento da cidade. Soubemos do projeto da Prefeitura e ficamos contentes em contribuir com uma ação que integra poder público, privado e comunidades. Nós fazemos a doação, a Prefeitura planta e a comunidade cuida”, completou Andrade.

O presidente da Sindpacel, Jorge Cajazeira, salienta que a necessidade de promover maior arborização amplia as possibilidades de lazer, áreas de sombra e até a educação ambiental da população. “Áreas verdes tornam as cidades mais humanas. Pela nossa perspectiva, é uma contribuição para fazer uma cidade mais alegre, possibilitando à Prefeitura de Salvador ocupar áreas públicas com árvores típicas”.

Com isso, a Secis dará continuidade às ações de plantio de mudas. De 2013 para cá, já foram plantadas 35 mil mudas, e a meta é alcançar 100 mil até o final de 2016. Praças públicas requalificadas, avenidas de vale e canteiros ganharam novo perfil com o plantio dessas mudas, a exemplo da ACM, Juracy Magalhães, Canela, Ogunjá, Garibaldi, entre outras. Bairros como Pau da Lima, Cajazeiras, Sete de Abril, Fazenda Coutos e Plataforma também foram beneficiados.