Uma antiga reivindicação dos rodoviários começou a ser atendida pela Prefeitura nesta segunda-feira (10), com a inauguração do primeiro módulo-conforto para a categoria no fim de linha do Marback. A ação foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) através de contrapartida da construtora e incorporadora Sertenge. A cerimônia de entrega contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do secretário da Semob, Fábio Mota, autoridades, representantes dos rodoviários e a população.

Além deste, outros 30 módulos serão construídos até o fim da gestão, sendo que 15 deles terão obras iniciadas já no próximo sábado (15), nos finais de linha dos bairros de Boa Vista de São Caetano (Bacia A), Boca da Mata (Bacia B) e Pero Vaz (Bacia C). Já foi autorizado também a construção dos módulos nos finais de linha de Pernambués e Boca do Rio.

Cada um deles deve ser concluído num prazo de dois meses. Os módulos terão área de 5m², sanitários feminino e masculino, local de descanso e interação e recursos apropriados para alimentação dos rodoviários. Nos locais onde não houver espaço para construção do módulo-conforto, a Prefeitura verificará salas ou pontos comerciais que possam ser alugados para adaptação e infraestrutura semelhante para os trabalhadores.

O prefeito ACM Neto ressaltou que os rodoviários precisavam de uma melhor infraestrutura para atender bem aos mais de 1,3 milhão de passageiros transportados por mês na cidade. Ele ressaltou ainda que os módulos serão acompanhados de urbanização do entorno, a ser executada pela Prefeitura. “A intenção é de que não apenas os rodoviários, mas também moradores e comerciantes locais possam aproveitar o espaço, dando mais qualidade de vida a todos.”

“É uma iniciativa muito boa, pois a população de Salvador precisa de recursos como praça para o lazer. Fiquei muito feliz por ver que as crianças foram agraciadas com brinquedos aqui, seguindo o que meu avô acreditava, que é o lazer como parte da educação, assim como o nome dele ainda ser lembrado pelo trabalho político em favor das pessoas de baixa renda”, relatou o educador Guilherme Marback Neto, presente na cerimônia.

Demais melhorias - Já o secretário Fábio Mota destacou as demais mudanças na mobilidade da cidade desde a vigência do contrato de concessão do transporte público, como os mais de 900 ônibus novos que já estão em circulação na cidade, 370 mil downloads do CittaMobi (aplicativo de acompanhamento das linhas de ônibus no celular), renovação dos abrigos de ônibus e o Corujão Salvador, com transporte coletivo 24 horas para a população. “Com a chegada dos módulos-conforto, estamos inaugurando um momento novo de promoção da dignidade da categoria”, complementou.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários da Bahia (Sindirodoviários), Hélio Ferreira, afirmou que a iniciativa da Prefeitura é um avanço para a categoria. “Esse é um pleito antigo que está sendo atendido. Consideramos o módulo-conforto como um momento histórico na cidade".