Terminou hoje (16) a demolição dos quiosques na orla de Itapuã, no trecho que compreende da Sereia até o Quiosque da Janaína. De acordo com o coordenador de Fiscalização e Ordenamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Braz Pires, o segundo dia da operação também aconteceu de forma tranquila, totalizando a derrubada dos 16 quiosques.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, as obras estão em ritmo acelerado e desde que o tempo chuvoso não atrapalhe o andamento o prazo de entrega do equipamento está mantido para dezembro deste ano. A ação de hoje foi realizada com 11 agentes da Semop e com o apoio de uma equipe da Guarda Municipal. O trabalho foi realizado das 8h às 13h30h.

Ainda de acordo com Paulo Fontana, os serviços de requalificação de passeios, alvenaria e ciclovia no trecho que compreende o Habib’s até a Sereia já estão em andamento. O secretário afirmou que as obras vão tornar o bairro ainda mais atraente, inclusive para públicos específicos, como skatistas, que irão contar com uma pista para a prática da modalidade esportiva.

O projeto de revitalização da região conta com itens como casa para os pescadores, mirante, cruzeiro e anfiteatro. Na área que compreende a igreja está previsto a colocação de pavimento intertravado e uma ligação direta entre as laterais da paróquia em único nível.

Relocação de comerciantes – Os 16 permissionários que atuam na região estão sendo remanejados, de forma acordada, para outros espaços públicos. Comerciantes de menor porte, como baianas de acarajé, vendedores de mingau e água de coco, por exemplo, já podem ocupar outros espaços públicos na região. Nos próximos dias, uma nova reunião com os comerciantes de maior e menor porte irá ocorrer para discutir novamente o projeto de requalificação. A Prefeitura vai recorrer na Justiça para tentar derrubar liminares conseguidas pelos empreendimentos que impedem a conclusão das demolições.