Os ambulantes que trabalham no entorno do Jardim Zoológico, em Ondina, vão passar por ordenamento a partir deste sábado (19). Com a ação, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) pretende organizar a região e os comerciantes informais na área. De início, serão disponibilizados 40 cadastros, desde venda de brinquedos a alimentos, exceto churrasquinho. Todos os ambulantes receberão coletes padronizados, com numeração e indicação do local de trabalho.

De acordo com Valdomiro Dias, chefe de fiscalização da Semop, até o momento 32 permissionários se cadastraram para explorar a área. Para se inscrever, é necessário comparecer ao órgão na Barroquinha com RG, CPF, comprovante de residência, certidão negativa de débito e atestado de saúde em caso de venda de alimentos. Também é necessário o pagamento de taxas à Semop e à Secretaria da Fazenda (Sefaz) e assim dar entrada ao processo.

Ainda segundo Dias, após o início do ordenamento, será cobrada a padronização e, caso o permissionário estiver sem o colete de identificação, será solicitada a licença para confirmação. Cada permissão tem validade de um ano e os ambulantes que não se cadastrarem serão notificados. Se após 72 horas o material estiver no local sem o licenciamento, os produtos serão levados pelo setor de apreensão da Semop.