O secretário Municipal de Urbanismo, Sílvio Pinheiro, recebeu, nesta sexta-feira (6), moradores, representantes da Associação de Moradores e Amigos da Barra (AMA Barra), de empresários do setor hoteleiro e comercial, dentre outros, para ouvir as demandas a respeito do bairro. Nesta semana, o prefeito ACM Neto designou a Sucom como órgão que centralizará todas as demandas referentes ao local.

A secretaria já iniciou um estudo para verificar as principais necessidades do bairro, seis meses após a inauguração das obras de requalificação. Agentes da Sucom deram início, nesta quinta-feira (5), às inspeções que serão realizadas até a finalização do relatório. A intenção da Prefeitura é, após o estudo, elaborar um relatório que contemple também as opiniões dos moradores, comerciantes e empresários para fazer ajustes de acordo com a necessidade da maioria.

As principais solicitações dos representantes da Barra são a abertura do tráfego nas avenidas Oceânica e Sete de Setembro, região do Porto, e na Rua Marquês de Leão, com interdição somente aos domingos, e liberação de estacionamentos em algumas vias. Além disso, eles pediram uma agenda permanente de reuniões a fim de alinhar interesses. Um próximo encontro com o secretário da Sucom foi marcado para o dia 20 de março.

Silvio Pinheiro afirmou que todas as demandas serão analisadas e relatadas ao prefeito, para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Alguns pedidos, de acordo com Pinheiro, são mais simples, e, por isso, serão implementadas o mais rápido possível, a exemplo da melhoria da limpeza, iluminação pública, ordenamento urbano e serviços de manutenção e estrutural.

Outras demandas, no entanto, requerem um estudo mais consistente, como a liberação do tráfego nas regiões onde o fluxo de veículos passou a ser proibido e a liberação de estacionamentos, o que também envolve a reorganização dos pontos de ônibus que circulam na região.

"Convidamos os moradores e empresários porque nossa gestão tem como um dos seus princípios o amplo diálogo com a população. Nosso interesse é ouvir as pessoas que frequentam o lugar, moradores e empresários para elaborar uma proposta que considere os desejos da maioria”, afirmou Pinheiro, que, na próxima reunião, informará quais pleitos serão atendidos.