A praça Ana Lúcia Magalhães, no final de linha da Pituba, uma das mais frequentadas de Salvador, será requalificada numa parceria da prefeitura com a empresa varejista Cencosud. O secretário chefe da Casa Civil, Luiz Carreira e o secretário de Cidade Sustentável, André Fraga, fizeram neste final de semana vistoria nas obras, que inclui a reforma e recuperação da ciclopista, da pista de caminhada e do módulo policial, além de paisagismo, iluminação e pavimentação. A reforma deverá ser concluída em setembro.

Frequentada por crianças, adolescentes, jovens e idosos do bairro e de outras partes da cidade, a praça Ana Lúcia Magalhães oferece nos seus 25 mil m2 espaço livre para a prática de esportes, como também ciclopista e pista de cooper, com  536 metros, e área de ginástica com aparelhos. Nos finais de semana são frequentes as apresentações de grupos e coletivos de arte. A reforma integra o programa Verde Perto, da Secis, que tem entre seus objetivos revitalizar espaços públicos a partir de parcerias privadas e com os cidadãos.

“Como as reformas envolvem a ação de órgãos de diversas secretarias, o trabalho de recuperação da praça é coordenado pela Casa Civil”, explica o secretário Luiz Carreira, que destaca a importância da manutenção e preservação do equipamento. “Além da reforma, será dada prioridade à manutenção, limpeza e segurança, com a ocupação do módulo policial, que agora passará a ser utilizado pela prefeitura como equipamento de apoio da Guarda Municipal.”

Também participaram da vistoria o superintendente de Conservação e Obras Públicas, José Hamilton;  a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tânia Scofield; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador, Marcílio Bastos; o coronel Peterson Portinho, da Guarda Municipal; além de técnicos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop)  e da Limpurb.