A Unidade de Permanência Breve voltada para adolescentes sob medida de proteção e em situação de risco, também denominada Casa de Passagem, está oficialmente aberta. O prefeito ACM Neto, o secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Henrique Trindade, a presidente da Fundação Cidade-Mãe (FCM), Risalva Telles, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rodrigo Alves, participaram nesta quinta-feira (05) da reinauguração do espaço, localizado na Avenida Mário Leal Ferreira, próximo à Codesal.

A estrutura abrigará exclusivamente adolescentes do sexo masculino e tem capacidade para atender até 20 jovens com idades entre 13 e 17 anos, todos encaminhados pelo Conselho Tutelar ou 1ª Vara da Infância e Juventude. Os jovens permanecem nesses locais pelo prazo de 45 dias, ou até que a reinserção na família seja possível. A nova unidade de acolhimento conta com uma estrutura composta por recepção, onde é realizada a triagem dos adolescentes, quartos, sanitários, biblioteca, sala de TV, quadra de esportes, espaço de informática, sala de jogos e jardim interativo - local reservado para as aulas de jardinagem.

Neto afirmou durante o evento que a abertura da unidade deixa para trás uma história de abandono do espaço, que funcionava como Central de Medidas Socioeducativas e chegou a ser fechado pelos graves problemas estruturais. “Não podemos, de maneira alguma, ter sentimento de derrota. Uma casa como essa é importante para trazer impactos imediatos para atender jovens em situação de vulnerabilidade e que acabam sendo presa fácil para a violência. Sabemos que é fundamental investir em educação, e é por isso que o poder público tem de ter um olhar especial para que esses jovens possam contribuir para uma cidade melhor”, destacou.