Diversos órgãos municipais vão atuar na festa, para dar mais conforto aos foliões no pré-Carnaval a ser realizado na Barra neste domingo (8)

Para a realização do Furdunço, o pré-Carnaval organizado através da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e que anima a Barra neste domingo (8), a partir das 14h, a Prefeitura do Salvador montou um esquema especial de serviços com diversos órgãos para dar mais conforto a soteropolitanos e turistas que vão curtir a festa. A Guarda Municipal, por exemplo, vai estar presente para dar apoio às ações municipais e atuar na proteção ao patrimônio público e prevenção à violência.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará um módulo de atendimento com cinco leitos e os casos de urgência e emergência serão encaminhados pelo Samu-192 para a rede hospitalar. A Ouvidoria Geral do Município (OGM) vai atuar com técnicos atuando nas imediações da festa, para registrar manifestações dos participantes com relação ao evento.

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) estará com efetivo de oito salva-vidas para reforço da atuação de auxílio aos banhistas em toda a orla da Barra, área de responsabilidade do Corpo de Bombeiros. A Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) estará em esquema de plantão com equipe no local para verificar as questões de publicidade, poluição sonora, atividade comercial irregular e aspectos de segurança.

A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) instalará 100 sanitários químicos, distribuídos em sete pontos estratégicos: Largo do Porto da Barra, Hospital Espanhol, Farol da Barra, Rua Alfredo Magalhães, Avenida Centenário, Rua Carlos Chiacchio e Avenida Oceânica (Ondina). A operação de limpeza contará com 229 profissionais e 125 equipamentos para coleta, varrição, catação e lavagem das vias.

Trânsito - A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará interdições no tráfego de veículos entre a Barra e a Ondina, no período das 4h às 23h, para proporcionar mobilidade no entorno do circuito, além de viabilizar áreas de estacionamento para os veículos dos foliões. A partir das 4h, o estacionamento será proibido na Avenida Oceânica (entre a Avenida Adhemar de Barros e o Farol da Barra), Avenida Centenário e ruas Afonso Celso e Barão de Sergy.

O estacionamento e tráfego de veículos, também a partir das 4h, será proibido nas vias transversais da Avenida Oceânica, trecho compreendido entre o Largo do Farol e a Rua José Sátiro de Oliveira. A partir das 8h, será proibido na Av. Sete de Setembro, entre a Rua Barão de Itapuã e o Largo do Farol, e na Avenida Oceânica, entre o Largo do Farol e a Avenida Adhemar de Barros.

Barreiras fixas e móveis - A partir das 4h, a Transalvador vai instalar barreiras fixas nas seguintes vias: Avenida Oceânica, ruas Alfredo Magalhães, Professor Lemos Brito, Marquês de Caravelas, Francisco Otaviano, Professor Fernando Luz, Leoni Ramos, Doutor Artur Neiva, Carlos Chiacchio, parte baixa da Rua José Sátiro de Oliveira, Largo do Camarão (Rua Professor Sabino Silva), Rua N (antigo Salvador Praia Hotel), Rua Baependi e Avenida Adhemar de Barros, na via marginal que dá acesso ao posto de combustível.

A partir das 8h, as barreiras móveis serão instaladas entre a Barra e Graça, no Porto da Barra, Avenida Princesa Izabel, Avenida Sete de Setembro, ruas Barão de Itapuã, Praguer Fróes, Cezar Zama e Marquês de Caravelas, Alameda Antunes, Avenida Princesa Izabel, ruas Miguel Burnier, Afonso Celso e Airosa Galvão, último retorno da Avenida Centenário, ruas Professor Sabino Silva e José Sátiro de Oliveira (atrás do Vitória Center) e Avenida Adhemar de Barros.

No período da festa, a Rua Barão de Itapuã terá inversão de sentido, a partir das 8h. Neste mesmo horário, as seguintes vias terão sentido duplo de tráfego: Avenida Sete de Setembro, entre as ruas Afonso Celso e Barão de Itapuã e Rua Cezar Zama, entre as ruas Barão de Itapuã e Praguer Fróes. A Transalvador reitera ainda que será assegurado o acesso aos residentes e/ou domiciliados às vias interditadas, mediante comprovação de endereço, através da conta de telefone, água ou energia elétrica.