A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) começou a inscrever no programa Minha Casa, Minha Vida as 53 famílias desabrigadas após um incêndio que dizimou dezenas de barracos na localidade da Baixa do Petróleo, no bairro da Massaranduba. Dezoito famílias - que tiveram todos os seus bens perdidos na fatalidade - já procuraram a sede da pasta para se cadastrar.

De acordo com informações da secretaria, a intenção é realocar essas pessoas no conjunto residencial Lagoa da Paixão, que já tem 55% das obras construídas, e fica localizado na Rua Morada da Lagoa, em Fazenda Coutos, no Subúrbio. Os demais desabrigados da Baixa do Petróleo estão sob responsabilidade do governo do estado.

Para acelerar o processo, equipes da Sindec estão realizando visitas periódicas à comunidade atingida, onde realizam ações educativas e uma triagem prévia das famílias, informando sobre a documentação necessária e demais procedimentos para realizar a inscrição no programa.

Gustavo Ferraz, diretor de Habitação da Sindec, avalia como indispensável a intervenção da Prefeitura junto a essas famílias. "É uma ação importante. Dessa forma, a comunidade pode perceber que há interesse do poder municipal em auxiliar as vítimas dessa tragédia a ganharem algo além de um bem físico: sua dignidade. Em breve eles voltarão também a ter um lar. É uma prioridade do prefeito".