Dentre as seis cidades-sede do torneio olímpico de futebol, Salvador é a única a permitir a atuação controlada do comércio informal no entorno da arena esportiva que abrigará, durante o mês de agosto, as partidas da modalidade. A liberação é fruto de um acordo entre a organização do evento, patrocinadores e integrantes dos comitês regionais responsáveis pela festa do esporte na capital. A informação é da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

O coordenador de Licenciamento e Fiscalização para os Jogos Olímpicos em Salvador, Valmir Gama, da Semop, explica os motivos da exceção aberta a Salvador. "Por ser uma característica cultural da cidade, até mesmo por conta da tradição de festas populares, o comércio informal, em especial de comidas típicas como o acarajé, não poderia ficar de fora da festa. Por isso mesmo, o poder público chegou a um acordo com os patrocinadores e com a organização da Rio 2016, e optou-se por preservar as tradições e peculiaridades dos costumes soteropolitanos, como ocorre no Carnaval e em outros festejos de rua, permitindo assim o comércio informal na zona de segurança do entorno da Arena Fonte Nova".

No total, foram credenciados 200 ambulantes, que atuam unicamente com a venda de bebidas (água, refrigerante e cerveja) da marca patrocinadora do evento, e sete baianas de acarajé. Os ambulantes não tiveram custo algum para se cadastrar junto à Semop, e obtiveram acesso ao kit especial cedido pelos patrocinadores do evento, do qual consta um isopor para acondicionamento de bebidas – apenas em recipientes plásticos ou metálicos -, sombreiro, colete numerado, boné e um crachá de identificação.

"Conseguimos sensibilizar os organizadores dos jogos em Salvador com relação à possibilidade de licenciar esses trabalhadores no entorno do Dique do Tororó, em dias de jogos. Isso foi uma conquista para o comércio informal e mostra como a atual gestão da Prefeitura valoriza o trabalho do ambulante em todos os eventos. Essa é uma nova referência em termos de inclusão social, onde conseguimos mostrar a todos que podemos trabalhar em harmonia com o comércio informal mesmo em festividades que exigem um nível de segurança mais rigoroso e uma organização diferenciada", ressalta a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf.

Os jogos de futebol - feminino e masculino - tiveram seu pontapé inicial na quinta-feira (4), e vão ocorrer também hoje (7) e nos dias 9, 10, 12 e 13 de agosto, na Arena Fonte Nova. Segundo a Semop, os vendedores devem instalar os equipamentos sempre às 8h do dia de cada jogo, e retirá-los a partir das 22h do mesmo dia.