0
0
0
s2sdefault

Operação municipal para o evento funcionou dentro do previsto e Arena Fonte Nova confirma tradição em sediar gols, com dez marcados em rodada dupla

O primeiro dia de realização dos Jogos Olímpicos em Salvador, nesta quinta-feira (4), na Arena Fonte Nova, foi marcado pela tranquilidade, de acordo com o Comitê Gestor Municipal para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O esquema montado pela Prefeitura nas áreas de proteção às marcas, atendimento ao público, assistência social e mobilidade, dentre outros serviços, funcionou dentro do previsto para a competição esportiva mundial, mesmo com a chuva que começou a cair na cidade desde a tarde de ontem. Na rodada dupla que abriu os eventos na capital baiana, as seleções da Alemanha e México empataram em 2x2 e a Coreia venceu o Fiji por 6x0.

De acordo com o gestor do Escritório Salvador Cidade-Global (ESCG), Jorge Khoury, também titular do Comitê Gestor Municipal, a estreia dos jogos em Salvador foi muito boa. “As operações municipais transcorreram dentro do planejamento previsto.

Consideramos esse resultado como a evolução de uma equipe que se aprimora a cada megaevento que a cidade recebe. Somado a isso, tivemos um jogo entre duas grandes seleções – Alemanha (atual campeã mundial de futebol da Fifa) e México (atual campeão olímpico de futebol), que proporcionou um grande espetáculo ao público. A Arena Fonte Nova manteve sua tradição em sediar gols, sendo dez marcados em rodada dupla apenas no primeiro dia de competição”, lembrou Khoury.

Trânsito - A Superintendência de Trânsito (Transalvador) realizou o monitoramento do trânsito da cidade durante todo o evento por meio do Núcleo de Operação Assistida (NOA), que ajustou a operação à medida que contratempos eram registrados. De acordo com o órgão, nas vias muito próximas às barreiras do Dique do Tororó, a retenção inicial do fluxo se desfez em cerca de uma hora. Isso porque as barreiras começaram a ser montadas três horas antes da primeira partida, às 14h, e vias adjacentes à Arena serviram como rotas alternativas aos bloqueios, ficando sobrecarregadas.

O NOA registrou lentidão no tráfego das avenidas Vasco da Gama no sentido Rio Vermelho; Garibaldi; Oceânica, entre Ondina e o Rio Vermelho; Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela); Joana Angélica e Adhemar de Barros, além do Campo Grande e Vitória. Fatores externos à operação da Transalvador causaram impacto no trânsito durante a tarde. A chuva torrencial que caiu na cidade e um ônibus quebrado na via exclusiva da Avenida ACM comprometeram significativamente a velocidade do fluxo na região do Shopping da Bahia (Iguatemi). O congestionamento alcançou, na Avenida ACM, a Ligação Iguatemi-Paralela (LIP) e as imediações do Corpo de Bombeiros e do Hiperposto. Uma equipe foi acionada e removeu obstáculos de concreto em cerca de 30 minutos, promovendo um desvio para a liberação do fluxo.

Na Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), no Comércio, o fluxo foi comprometido no sentido Calçada em decorrência de ônibus quebrado em frente ao Mercado Modelo. Dois bloqueios necessários à passagem das comitivas de seleções, realizados por equipes de segurança na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), sentido Centro, em horário de pico, geraram retenção importante na via e adjacências. Cada bloqueio durou cerca de 25 minutos, após as 17h, comprometendo a fluidez nas avenidas Paralela (após a concessionária Grande Bahia sentido Centro), Octávio Mangabeira (orla), Tancredo Neves, Magalhães Neto, ACM (nas regiões do Shopping da Bahia e do Hospital Tereza de Lisieux), e bairros do Caminho das Árvores, Costa Azul e Stiep.

Não houve acidente relacionado ao evento. As barreiras começaram a ser removidas às 22h25, serviço finalizado às 22h33, quando os torcedores já haviam deixado a Arena Fonte Nova. Ao todo, 17 notificações foram emitidas e sete veículos foram removidos por estacionamento irregular durante os jogos.

Demais serviços - De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), foram realizadas quatro vistorias e emitidos um auto de infração por publicidade irregular e seis notificações, além da remoção de três faixas e sete materiais publicitários irregulares, seis apreensões de isopor e sombreiro irregulares e dez orientações diversas. Já a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) promoveu ações com limpeza, varrição, lavagem e manutenção de duas passarelas situadas na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), além da troca de alguns pisos dos equipamentos, podas de árvores e limpeza da rede de microdrenagem em todo o perímetro olímpico.
A Guarda Civil Municipal (CGM), que atuou em apoio às secretarias municipais de Ordem Pública (Semop) e Urbanismo (Sucom), à Transalvador e nas ações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), contabilizou 27 atendimentos. A maioria foi referente aos serviços de apoio ao trânsito e ordenamento do comércio informal.

A Ouvidoria Geral do Município (OGM), por meio do Disque Jogos Olímpicos 156, contabilizou apenas cinco registros, sendo quatro deles referente a informações sobre mobilidade. Já a equipe volante no entorno da arena registrou 80 ocorrências, sendo 40 pedidos de informação sobre acessos aos portões de entrada, 30 de informações sobre mobilidade (pontos de táxi e de ônibus) e outros 10 de informações gerais, a exemplo da localização de sanitários químicos.

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) realizou ações de abordagem social, com o objetivo de evitar situações de trabalho infanto-juvenil e risco social e pessoal no entorno da Arena Fonte Nova. Durante as atividades, foram registrados cinco cadastros, sendo quatro situações de vulnerabilidade social e uma situação de trabalho infanto-juvenil. Foram realizados quatro encaminhamentos, sendo um para o Centro Especializado de Referência da Assistência Social (Cras) e três para o Centro Especializado de Referência da Assistência Social (Creas).

As atividades foram desenvolvidas por vinte técnicos, distribuídos em cinco equipes, no entorno da Arena Fonte Nova, a partir de duas horas antes até duas horas depois da realização das partidas. Todas as ações foram monitoradas por coordenadores da Semps no Plantão Integrado de Proteção Integral às Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos/BA, que funciona na sede Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), no Matatu de Brotas.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...